FCP logo

Em causa as restrições existentes no Reino Unido

O FC Porto vai defrontar o Liverpool no próximo dia 24 de novembro (20h), em jogo da 5.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Se pensa deslocar-se até ao Reino Unido para assistir ao encontro, deve ter em consideração as restrições existentes atualmente no país, em virtude da pandemia de COVID-19, que podem condicionar a sua viagem.

As restrições colocadas são diferentes para adeptos com ou sem vacinação completa.

O que se entende por vacinação completa no Reino Unido?

Segundo as normas do Reino Unido, uma pessoa tem a vacinação anti-COVID-19 completa quando tomou uma vacina de dose única aceite pela OMS (como por exemplo a da Janssen) ou as duas doses das vacinas de dose dupla há pelo menos 14 dias (Moderna, Pfizer BioNTech, Oxford AstraZeneca ou uma combinação de duas destas). Ou seja, quem, por ter estado infetado com COVID-19 tenha, apenas, tomado uma dose destas vacinas é considerado como tendo vacinação incompleta, pelo que se aplicarão as normas para estes casos.

Adeptos com vacinação completa

-Antes da viagem deve agendar um teste COVID-19 para realizar em solo britânico, até ao segundo dia de estadia (o dia de chegada é o dia 0). Este agendamento deve ser efetuado ainda que o tempo de permanência no país seja inferior, uma vez que é necessário para realizar a viagem. O teste agendado poderá ser antigénio (lateral flow test) ou PCR.

-Também antes da viagem deve preencher o formulário online nas 48 horas anteriores à chegada. Neste formulário ser-lhe-á pedido a referência do agendamento do teste COVID-19 referido no ponto anterior.

-Depois de chegar deve realizar o teste COVID-19 que agendou. Caso o resultado seja positivo, o procedimento vai depender do tipo de teste que realizou. Se tiver sido um teste Antigénio, deve realizar um teste PCR para confirmar o resultado e ficar em isolamento até obter a confirmação que, a ser novamente positiva, obriga a uma quarentena de 10 dias, sendo o dia em que realizou o teste Antigénio o dia 0. Caso o teste inicial tenha sido logo um teste PCR, então deverá iniciar de imediato a quarentena de 10 dias.

Adeptos sem vacinação completa

-Antes de viajar deve realizar um teste COVID-19 nos três dias imediatamente anteriores à viagem. Paralelamente deve, também, agendar testes PCR para os dias 2 e 8 da estadia, mesmo que o período de permanência seja inferior, e preencher o formulário online nas 48 horas anteriores à chegada.

-Depois de chegar tem de realizar uma quarentena de 10 dias e, nesse período, realizar os testes agendados para os dias 2 e 8. Caso o teste do dia 2 seja positivo, não é necessário realizar o do dia 8.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.