FCP logo

Sorteio realizou-se esta segunda-feira na sede da UEFA, em Nyon (Suíça)

A Lazio é o adversário do FC Porto no Play-Off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, ditou o sorteio realizado esta segunda-feira na sede na UEFA, em Nyon (Suíça). A 1.ª mão está agendada para as 20h00 de 17 de fevereiro de 2022, no Estádio do Dragão, enquanto a 2.ª mão realiza-se às 17h45 de 24 de fevereiro, no Estádio Olímpico de Roma.

O FC Porto ficou em terceiro lugar no grupo B da Liga dos Campeões, atrás de Liverpool e Atlético de Madrid, numa luta que apenas foi decidida na última jornada da fase de grupos, enquanto a Lazio ficou no segundo posto do grupo E, apenas atrás do Galatasaray. Na liga italiana, o clube da capital transalpina está no oitavo lugar, com 25 pontos.

FC Porto e Lazio voltam a cruzar-se 19 anos depois de os Dragões terem afastado os italianos da então denominada Taça UEFA no caminho para a final de 2003, que venceram em Sevilha, local do derradeiro encontro que se repete na atual edição. Num dos jogos mais memoráveis realizado no Estádio das Antas, os portistas venceram os laziali por 4-1 com golos de Maniche, Derlei (2) e de Hélder Postiga.

A equipa treinada por Maurizio Sarri tem como principais referências Ciro Immobile, campeão da Europa pela seleção italiana que leva 13 golos na atual temporada, e Sergej Milinkovic-Savic, médio sérvio de 26 anos que tem estado em destaque com dois golos e uma assistência nos últimos três jogos.

Esta será uma eliminatória especial para Sérgio Conceição, que reencontrará um clube pelo qual foi campeão italiano, venceu a já extinta Taça das Taças, uma Supertaça Europeia, uma Supertaça de Itália e duas Taças de Itália. Bem mais recente é a experiência de Felipe Anderson, agora parte integrante do plantel da Lazio, que representou o FC Porto na época passada, por empréstimo do West Ham.

“Vão ser dois duelos muito interessantes contra uma boa equipa. Antevê-se uma eliminatória dura, parecida com as da Champions, mas a confiança está cá e pensamos que poderemos estar na próxima fase da competição. Temos a nossa história e qualidade, mas temos de pôr em prática a nossa capacidade. Sabemos que esta eliminatória está um pouco distante em termos temporais, mas estamos confiantes em passar à próxima fase. Vai ser um jogo extremamente emotivo para o nosso treinador, é uma pessoa focada e profissional como sabemos e irá preparar esse jogo melhor que ninguém como faz em todos os jogos. A parte emocional não deixará de estar presente antes do início do jogo, porque a Lazio faz parte da sua história, ele é uma pessoa querida em Roma pelos adeptos da Lazio, fez parte da história do clube, mas quando chegar o momento vai estar focado em passar a eliminatória. Fomos muito felizes naquele estádio e contra aquela equipa, queremos manter esta lógica e voltar a termos duas excelentes prestações para estarmos na próxima fase. É um local que nos diz muito pelo lado positivo e queremos que continue assim. Foi uma fase de grupos em que poderíamos estar na próxima fase, mas redirecionamos objetivos e estamos focados nesta competição em ir o mais longe possível”, afirmou Vítor Baía, Vice-Presidente do FC Porto, numa reação ao sorteio realizado hoje em Nyon.

Play-Off de acesso aos oitavos de final da final da Liga Europa

Sevilha-Dínamo de Zagreb
Atalanta-Olympiacos
Leipzig-Real Sociedad
Barcelona-Nápoles
Zenit-Bétis
Dortmund-Rangers
FC Porto-Lazio
Sheriff Tiraspol-SC Braga

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.