FCP logo

O novo ano começa em grande: Tour FC Porto, exposições temporárias, 34 anos da exclusiva Supertaça da UEFA, oficinas, música, contos e nova época da Rota do Dragão, com o historiador Joel Cleto e ainda mais especial!

A entrada em 2022 faz-se pela porta do Museu Futebol Clube do Porto durante todo o mês de janeiro, graças ao Tour FC Porto e à programação para todas as idades, sempre em destaque como sugestões de atividades e eventos a não perder na cidade do Porto. Assim, o início do ano ainda abrange a Campanha de Natal (dias 1 a 6) e a promoção Dia do Estudante - Especial Férias de Natal (dias 1 e 2), mais do que aconselhadas porque garantem vantagens na aquisição de bilhetes para as visitas ao Museu e ao Estádio do Dragão.

Como todos sabemos, o tempo passa a correr… Para muitos, até parece ter sido ontem que o FC Porto venceu a Supertaça da UEFA, no Estádio das Antas, frente ao AFC Ajax, mas a verdade é que, no dia 13 de janeiro, vão passar 34 anos desde o remate de Sousa para nova vitória na segunda mão da discussão pelo troféu. O jogo pode ser visto ou revisto no auditório do Museu, e o troféu é um dos exclusivos dos Dragões que valem bem a pena a aquisição do Tour FC Porto.

A propósito de memórias fantásticas e outras curiosidades sensacionais, o historiador Joel Cleto faz-se ao caminho do passado com o início de mais uma época da Rota do Dragão (dia 22). No ano do centenário do emblema do FC Porto tal como o conhecemos nos nossos dias, esta visita na cidade vai ser ainda mais inovadora em conteúdos e espaços a descobrir. Aconselha-se a compra de bilhete e a inscrição antecipadas!

Outras propostas culturais e de conhecimento da história portista são as exposições temporárias. Na Sala Multiusos, com fotografias de Diogo Silva, descobrem-se Os Invisíveis (dias 1 a 31, entrada livre) do Estádio do Dragão, subitamente revelados pela pandemia da covid-19 –atenção: também há uma visita orientada (dia 15) a este evento. Entretanto, no Espaço João Espregueira Mendes, a arte contemporânea de O Relato, de Fernando José Pereira (entrada livre), vai continuar a tocar o universo do FC Porto até ao dia 9, enquanto o Hall do Museu (área de circulação livre) recebe o Objeto do Mês, uma camisola de futebol muito especial do antigo defesa portista Bandeirinha.

As oficinas Incenso, Ouro, Mirra e Muita Imaginação (dia 2, criativa) e Cai Neve, Cai Neve! (dia 23, aberta) são destaques nas atividades para famílias. A Música com Dragõezinhos, O Espetáculo – O Inverno (dia 16), apresentado pelo Indy e a Trupe Sons em Cena, e as Histórias com Magia para Dragõezinhos – O Dragão Mágico (dia 22), com o anfitrião de sempre, Rui Ramos, são grandes sucessos do Museu com continuidade em 2022.

Já tradicional no primeiro mês do ano é a aula/conferência (Re)Visitar Pedroto (dia 24) no auditório do Museu, conduzida pelo Professor Doutor José Neto. O evento presta homenagem à memória e ao legado de José Maria Pedroto, antigo futebolista e treinador histórico dos Dragões, falecido em 7 de janeiro de 1985. Desta vez, a aula terá como tema “O FC Porto é uma medida do tempo” e é destinada a alunos das licenciaturas e mestrados em Desporto do Instituto Universitário da Maia (ISMAI).

Relacionado com

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.