FCP logo

Sérgio Conceição foi homenageado com uma estátua no Museu FC Porto

Foi inaugurada hoje uma estátua de homenagem a Sérgio Conceição no espaço “Tanto Porto” do Museu FC Porto relativa à importância que o agora treinador dos Dragões tem na história do clube, como jogador e no seu papel atual. Sérgio Conceição entrou no FC Porto em 1991 como futebolista em idade de formação. O forte compromisso com o trabalho e um título de campeão nacional nessa fase ajudaram-no a alcançar o verdadeiro espírito do Dragão. Por isso, quando chegou à equipa principal, só podia continuar a vencer.  A paixão e a ambição de Sérgio Conceição explicam por que razão contribuiu para êxitos que pertencem à história do exclusivo Pentacampeonato do FC Porto, ou como também foi feliz e vencedor na histórica equipa de 2003/2004, entre outros momentos e conquistas inesquecíveis. A carreira como treinador permitiu-lhe regressar ao clube em 2017/2018 e ser logo campeão. Seguiram-se duas Supertaças, mais um campeonato conquistado e uma Taça de Portugal para um técnico que cumpre já a quinta época no clube, um recorde que o Presidente espera ver prolongado.

Jorge Nuno Pinto da Costa destacou Sérgio Conceição como “o grande obreiro das vitórias do FC Porto dentro do campo” e inclui-o num lote exclusivo dos treinadores com quem o dirigente mais se identifica: “Há três treinadores que me marcam:  Yustrich, Pedroto e agora Sérgio Conceição. É um prazer ter neste Museu vários treinadores com muitos títulos, mas estes três foram os com quem mais me identifiquei”. Por fim, o líder máximo do FC Porto frisou a vontade de ver o treinador azul e branco no banco portista durante muitos mais anos: “É obvio que o Sérgio está na 5.ª época no FC Porto e espero que ele, quando sair daqui a alguns anos, o recorde seja imbatível. Não haverá nenhum treinador a estar para aí 10 anos à frente do clube, assim como não há presidentes a ficar durante 40 anos porque as pessoas não são malucas agora”.

Sérgio Conceição agradeceu a todos os envolvidos nesta homenagem e assumiu que “é motivador para, neste local que vive do passado, colocarmos mais títulos, é isso que está no meu pensamento”. O técnico frisou que esta estátua não representa o término de um capítulo, mas sim “a partida para mais vitórias e mais títulos”. Por fim, o mister concluiu: “Quero continuar a ganhar e a escrever a história deste clube”.

Jorge Nuno Pinto da Costa
“Isto parte da importância do Museu e da importância do Sérgio Conceição como treinador e jogador. Ele chegou numa altura muito difícil do clube, conseguiu reconquistar títulos que há 4 anos não vencíamos, tem sido o grande obreiro das vitórias do FC Porto dentro do campo. Não há nenhum percalço que faça diminuir a sua ambição, encontra sempre soluções que nos levam a vitórias. Há três treinadores que me marcam:  Yustrich, Pedroto e agora Sérgio Conceição. É um prazer ter neste Museu vários treinadores com muitos títulos, mas estes três foram os com quem mais me identifiquei. O Museu fica mais enriquecido e o Sérgio fica com mais certezas da nossa vontade de o termos aqui no FC Porto. A confiança no técnico não é para andar a apregoar, tem que se mostrar dando cobertura ao que ele quer para dar vitórias ao clube. É obvio que o Sérgio está na 5.ª época no FC Porto e espero que ele, quando sair daqui a alguns anos, o recorde seja imbatível. Não haverá nenhum treinador a estar para aí 10 anos à frente do clube, assim como não há presidentes a ficar durante 40 anos porque as pessoas não são malucas agora.”

Sérgio Conceição
“É uma honra, quero agradecer ao Presidente, a este enorme clube que me deu a oportunidade de me formar enquanto jogador e agora como treinador. É um momento emocionante para mim porque me vem à cabeça os meus 16 anos. Mais que um reconhecimento, é uma inspiração, é motivador para, neste local que vive do passado, colocarmos mais títulos, é isso que está no meu pensamento enquanto jogador e treinador. Obrigado a todas as pessoas que estiveram no meu percurso e contribuíram para o sucesso que tivemos. Cheguei aqui após 4 anos sem títulos e conseguimos esta hegemonia. Conseguimos ser muito competitivos e queremos continuar porque isto não é nenhuma chegada, mas a partida para mais vitórias e mais títulos. Tenho a ambição de dar continuidade à história deste clube principalmente na era do Presidente. É o Presidente mais titulado e o melhor dirigente de sempre, e não digo isto como troca de galhardetes. Aquilo que ele é, como foi e que continuará a ser, a forma como lidera o clube é impressionante, já passei por muitos clubes e não há igual na forma como lidera um clube como este, no amor ao FC Porto e na forma como gere tudo isto. Quero continuar a ganhar e a escrever a história deste clube.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.