FCP logo

Jorge Nuno Pinto da Costa marcou presença na cerimónia que marcou o fim da carreira do atleta paralímpico de boccia

Terminou, esta quarta-feira uma carreira recheada de êxitos no desporto adaptado do FC Porto e de Portugal. Numa cerimónia que teve lugar no Museu do clube que desde cedo o acolheu, Pedro da Clara despediu-se do boccia e deu por encerrada uma longa ligação à modalidade ao emblema portista. 

Lado a lado com Jorge Nuno Pinto da Costa, que o definiu como um “atleta exemplar” e fez questão de recordar a atribuição do Dragão de Ouro em 2014, o atleta do desporto adaptado azul e branco revelou estar a viver “um misto de emoções”. Por um lado, um sentimento de “tristeza” ao dar por concluído um percurso iniciado em 2005. Por outro, uma enorme “felicidade” fruto de ter representado “da melhor forma e com a maior honra possível” as cores portistas. 

Já depois de Pedro da Clara ter entregue a Pinto da Costa o conjunto de bolas com que garantiu um quarto lugar - e o respetivo diploma - nos Jogos de Tóquio, o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal salientou a “importância do FC Porto no desporto para pessoas com deficiência”, já que são “poucos clubes ditos grandes” aqueles que se mostram “dispostos a apostar no desporto adaptado”. Também nisso “o FC Porto tem um papel diferenciador”, concluiu José Manuel Lourenço.

Jorge Nuno Pinto da Costa 
“Como atleta exemplar, o Pedro começou a sua carreira em 2005. Foi Dragão de Ouro em 2014, conquistou nove títulos nacionais, cinco de pares e quadro individuais. Esteve nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e de Tóquio e fez uma carreira extraordinária. Temos muito orgulho em o ter tido como atleta e muito orgulho em continuar a tê-lo como um dos nossos. Será sempre um dos nossos, não só por ser um atleta vencedor, mas também por ser um exemplo de persistência e de vontade de vencer, ultrapassando todo o tipo de problemas para se tornar um campeão. É com satisfação que estou aqui e dirijo estas palavras ao Pedro, porque ele merece a minha presença e a presença de toda a gente que represente o FC Porto. Desejo-lhe as maiores felicidades para uma vida que se deseja muito longa.”

Pedro da Clara
“Terminar a carreira origina um misto de emoções. Tristeza, por um lado, mas felicidade por outro. Finalizar a carreira desta forma, entregando ao Museu algumas das coisas que eu usava e que me fizeram felizes neste clube. Foi um clube que me deu muitas alegrias e que representei sempre da melhor forma e com a maior honra possível. Estar aqui, com o presidente, é algo que engrandece ainda mais tudo o que eu fiz. Agradeço pessoalmente a sua presença num momento muito marcante.”

José Manuel Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal
“Isto é o afirmar da importância do desporto para pessoas com deficiência. Não há ninguém melhor do que o Pedro da Clara para traduzir isso em algo que se viu ao longo de uma longa carreira. É com muito gosto e muito prazer que nos associamos a este momento. Importa também referir a importância do FC Porto na dimensão do desporto para pessoas com deficiência, porque temos poucos clubes ditos grandes dispostos a apostar no desporto adaptado e o FC Porto tem um papel diferenciador.”

Na FC Porto TV pode ver ou rever os melhores momentos da cerimónia e conhecer outros testemunhos de quem acompanhou de perto o percurso de Pedro da Clara.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.