🤾♂️AA Avanca 32-47 FC Porto (Andebol)
Acordo visa aproximar os Dragões da escola e do mercado escandinavo
O FC Porto e o Onnereds HK, emblema de andebol da I Divisão da Suécia, celebraram um acordo de cooperação, que visa ajudar os dragões a aproximarem-se da escola escandinava de andebol, uma das mais conceituadas do mundo, se não mesmo a mais forte.
O acordo celebrado define várias áreas de cooperação, que vão desde a criação de campos de treino e captações de atletas; scouting, ficando ambos os clubes com a missão de ajudar na observação e seleção de atletas dos dois países; empréstimos e trocas de jogadores da equipa principal e camadas jovens; realização de estágios no Porto e em Gotemburgo, com preparações em conjunto; participação conjunta em torneios nas duas cidades, entre outras áreas.
Magnus Andersson acredita que ambos os clubes podem ganhar com esta parceria: “Eles são um clube grande de andebol. Não ganham muitos títulos, mas trabalham muito com jovens, têm várias equipas. Acho que será muito bom para ambos esta troca de conhecimentos, tanto para os jogadores como para o treinador e para os clubes. E além disso, para mim tem a parte engraçada de ser um clube sueco”, assumiu.
Adelino Caldeira, vice-presidente do FC Porto, explica ainda que este acordo é “mais um passo que demonstra a ambição que existe neste clube para estar ao nível do que de melhor se faz no mundo”.
“Vem, de resto, na sequência de todo o trabalho que temos vindo a fazer e que tem dado os frutos que se conhecem. Uma estratégia que começou com a contratação do Magnus Andersson, um treinador de elite e lenda viva da modalidade, prosseguiu com a contratação de atletas da Escandinávia, como é o caso do Sebastian Frandsen, da Dinamarca, e agora também do Jack Thurin, da Suécia, e do Nikolaj Laeso, também da Dinamarca, que já foram anunciados para a próxima época, e que dá agora mais este passo na aproximação do FC Porto a um mercado que nos interessa bastante, ou não estivéssemos a falar de países que são os atuais campeões do mundo e da Europa”, prosseguiu o vice-presidente portista, referindo-se às recentes conquistas de Dinamarca e Suécia.
Do lado do Onnereds HK, Johan Sylwan, director desportivo, partilha da satisfação pelo acordo alcançado. “Vemos muitas vantagens neste protocolo, em várias áreas: treino, organização e também junto dos nossos jovens, que poderão ter mais noção de como trabalha um clube de topo na Europa. Todo o clube pode beneficiar. Temos alguns jovens que querem ser jogadores de elite, mas o FC Porto está no nível máximo. Poderemos aprender com os seus treinadores, criar campos de treino e por aí fora. Será uma grande oportunidade para nós”, acredita.
Magnus Andersson acrescenta que este acordo vai, ainda, aproximar duas culturas diferentes, mas que podem “aprender uma com a outra”: “Vamos ter mais noção de como fazem na Suécia. Não só para mim, mas mesmo para o futuro do FC Porto, é importante ter uma boa cooperação com eles, trabalhar com eles, aprender um pouco com eles e acredito que também possam aprender muito connosco.”
Johan Sylwan salienta ainda a “honra” que é trabalhar com o FC Porto, “um clube tão grande e com tantos adeptos”. “Espero que também possamos dar algo mais ao FC Porto com este acordo”, finalizou.
O protocolo celebrado é válido por dois anos e poderá ser renovado automaticamente por igual período, exceto por indicação de uma das partes.
Notícias Relacionadas
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.