FCP logo

Dragões foram a Lisboa bater o Benfica por 68-63 na 17.ª jornada da Liga de basquetebol

De volta à competição mais de duas semanas depois, a equipa de basquetebol do FC Porto apresentou-se a bom nível na capital. Frente ao Benfica, no Pavilhão da Luz, os azuis e brancos venceram por 68-63 e somaram o oitavo triunfo consecutivo no campeonato. Após um bom início os portistas até perderam algum fôlego, mas foram capazes de o recuperar a tempo e de conseguir um resultado condizente com a prestação ao longo dos 40 minutos. Posto isto, o FC Porto ascende ao segundo lugar da Liga com os mesmos pontos e mais um jogo do que os encarnados.

Em estreia como capitão, Vlad Voytso começou no banco de suplentes e foi daí que viu Jonathan Arledge inaugurar o marcador com um triplo. Ao longo de um período inaugural pautado pelo equilíbrio, o FC Porto mostrava-se forte e apostado no tiro exterior, ao passo que o Benfica se exibia mais forte debaixo do cesto como demonstrava a superioridade visitada no capítulo dos ressaltos (15-8) e o acerto nos dois pontos. Até ao intervalo a tendência manteve-se, com os da casa a saírem na frente por apenas um ataque (36-34), em superioridade na luta das tabelas - muito graças aos 12 ressaltos de Makram Romdhane - nas assistências (9-5), mas bastante atrás na eficácia de lançamento de fora (16 contra 41 por cento dos três pontos).

No regresso das cabines os lisboetas começaram por cavar uma distância maior - reduzindo o espaço do Max Landis e apertando a malha ao atirador norte-americano -, porém João Soares (14 pontos) apareceu de mão quente e foi decisivo no recolocar da contenda a uma posse de bola de distância. Uma “bomba” de Landis a 2:45 do fim recolocou o FC Porto na frente pela primeira vez desde os 6 minutos e, pouco depois, Betinho perdeu a cabeça mas foi Arledge quem acabou expulso. Focados no jogo jogado e não nas picardias - pese embora o desperdício de três dos quatro lances livres de que dispuseram em ataques consecutivos -, os azuis e brancos selaram a vitória graças ao excelente trabalho de poste de Miguel Queiroz que aumentou a vantagem para sete e selou a conquista de mais dois pontos já dentro dos derradeiros 24 segundos.

Segue-se uma deslocação até ao Algarve, mais precisamente ao Pavilhão Desportivo de Albufeira, para novo embate de exigência máxima em casa do Imortal (sábado, 12 de março, 17h00, FPB TV). 

FICHA DE JOGO

BENFICA-FC PORTO, 63-68
Liga Portuguesa de Basquetebol, 17.ª jornada
5 de março de 2022
Pavilhão da Luz, em Lisboa

Árbitros: Sérgio Silva, Paulo Marques e Rui Ribeiro

BENFICA: Frank Gaines (9), Aaron Broussard (2), João Gomes (10), Wendell Lewis (3) e Ivan Almeida (12)
Suplentes: Travis Munnings (6), José Silva (11), José Barbosa, Makram Romdhane (10), Diogo Gameiro e Arnette Hallman
Treinador: Norberto Alves

FC PORTO: Charlon Kloof (13), Max Landis (5), Rashard Odomes (11), Jonathan Arledge (3) e Miguel Queiroz (11)
Suplentes: João Torrie, Vlad Voytso (4), Francisco Amarante (2), João Soares (14), Mike Morrison (5) e Miguel Correia
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 36-34
Parciais: 19-19, 17-15, 21-18 e 6-16

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.