FCP logo

FC Porto estabeleceu o recorde de 57 jogos consecutivos sem perder no campeonato ao triunfar em Guimarães (1-0)

O FC Porto bateu o Vitória de Guimarães (1-0) na 29.ª jornada da Liga e cumpriu o 57.º jogo consecutivo sem perder no campeonato, um recorde da Liga. Os Dragões mantêm-se líderes com 79 pontos, mais seis que o Sporting.

Poderia ter chegado cedo a vantagem que o FC Porto levou para o intervalo do jogo em Guimarães, mas foi preciso esperar 35 minutos até Mehdi Taremi inaugurar o placar no D. Afonso Henriques. Ao segundo minuto de uma partida cuja primeira metade foi de sentido único, mas sem muitas ocasiões de perigo, o iraniano isolou Pepê, mas o 11 azul e branco, já dentro da área, não conseguiu acertar na baliza defendida por Bruno Varela. Após largos minutos marcados por muita agressividade, dinamismo e por muitos duelos na cidade-berço, eis que chegou o momento de maior exultação na bancada portista: Otávio desmarcou Mehdi Taremi pelo ar entre os centrais, o 9 dos Dragões dominou, fugiu aos defesas, desviou do guarda-redes adversário e foi derrubado pelo mesmo. João Pinheiro apontou para a marca dos onze metros e, como é seu apanágio, Taremi não desperdiçou, tendo enganado o guarda-redes e batido de forma exímia para o canto superior da baliza. Foi, de resto, a nona grande penalidade convertida em outras tantas tentativas para o avançado ao serviço do FC Porto. Assinalava-se a vantagem mínima ao intervalo, mas esperavam-se mais 45 minutos de batalha no Minho.

Foi de forma idêntica à da etapa inaugural que iniciou o segundo tempo. Numa saída rápida dos azuis e brancos após uma recuperação baixa de Taremi, Pepê ultrapassou o oponente e rematou à malha lateral da baliza de Bruno Varela (46m). À hora de jogo, Fábio Vieira levantou a cabeça e viu Mehdi a fugir aos centrais, colocou-lhe a bola com precisão e o avançado desviou de Bruno Varela, tendo sido novamente derrubado pelo guarda-redes vimaranense. Assinalada a grande penalidade, Taremi não foi feliz na conversão, tendo permitido a defesa ao guardião oponente. Após um período de menor esclarecimento ofensivo, os Dragões reentraram no ritmo habitual e, na procura do segundo golo, esteve em destaque Pepe a cabecear isolado no segundo poste, após um cruzamento de Zaidu, para as mãos do guarda-redes. Até final, Galeno não conseguiu aumentar a vantagem portista no jogo num lance muito bem trabalhado em que o extremo brasileiro estava bem enquadrado com a baliza, mas o FC Porto trouxe três pontos especiais – foi batido o recorde de jogos consecutivos sem perder no campeonato – para a Invicta.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.