FCP logo

FC Porto B empatou no reduto do Leixões em partida da 30.ª jornada da Liga Portugal 2

A equipa B do FC Porto regressa de Matosinhos sem golos mas com mais um ponto. Frente ao Leixões, sétimo classificado à partida para a ronda 30 - e privados do sempre influente Danny Namaso, convocado para a equipa principal -, os jovens Dragões entraram algo amorfos, foram melhorando com o passar do tempo e só o intervalo esfriou o ímpeto azul e branco. Ainda assim, e no terreno de um rival histórico que só perdeu uma das últimas dez jornadas, os portistas seguraram o único nulo da temporada naquele campo e mantêm-se a meio da tabela classificativa com 38 pontos, os mesmos seis atrás do adversário deste sábado.

A cumprir os primeiros minutos da temporada, Francisco Meixedo começou desde cedo a justificar a aposta de António Folha - que continuou a cumprir um mês de castigo nas bancadas do Estádio do Mar - ao protagonizar duas excelentes intervenções nos vinte minutos inaugurais. Na única ocasião em que o estreante guardião não negou o golo ao Leixões, o poste esquerdo deu-lhe uma ajuda e manteve tudo a zeros. Daí em diante a toada da partida alterou-se: em cima da meia hora, o travessão contrário impediu Varela de faturar com estrondo e, aos 36 minutos, um corte com o braço de um defesa matosinhense dentro da própria área não foi sancionado com o devido pontapé de grande penalidade. 

O descanso chegou com as equipas taco a taco no número de remates (seis), na posse de bola (50 por cento para cada lado), no número de faltas (8-9 a favor dos da casa) e com tudo para decidir na etapa complementar. Mas, tal como no primeiro tempo, os ferros teimavam em negar as iniciativas ofensivas de ambos os conjuntos - conforme demonstrado após remate de Wendel à passagem da hora de jogo. Menos bem jogado e com os portistas a perderem algum fulgor, o jogo encaminhou-se para o final sem grande perigo - mas com várias decisões incompreensíveis da equipa de arbitragem - junto das balizas e reservou espaço para duas duplas substituições: João Mendes e Mor Ndiaye renderam Rodrigo Pinheiro e Sidnei Tavares dez minutos antes de Vasco Sousa e Levi Faustino entrarem para os lugares de Peglow e de Tomás Esteves.

“Antes de mais, e em nome desta equipa B, quero desde já endereçar os parabéns ao nosso presidente pela data que amanhã atinge, dos 40 anos da sua eleição. Tem sido um lindo trajeto reconhecido por todos. Quanto ao jogo penso que foi uma má entrada da nossa parte, depois fomos evoluindo e apresentando maior foco no ataque. A segunda parte foi mais do mesmo, sem conceder tantas chances, tivemos as nossas oportunidades, e penso que isso tornou o jogo dividido”, declarou o treinador-adjunto Fábio Moura após o término da contenda.

No próximo domingo, dia 24 de abril, o FC Porto B recebe a visita do Vilafranquense no Olival (15h30, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

LEIXÕES-FC PORTO B, 0-0
Liga Portugal 2, 30.ª jornada
16 de abril de 2022
Estádio do Mar, em Matosinhos

Árbitro: João Pinho
Assistentes: Sérgio Costa e Francisco Pereira
Quarto árbitro: Nuno Eiras

LEIXÕES: Beunardeau; Pastor, Wendel, Kiki, Fabinho, Zag, Gustavo França, Seck, João Meira (cap.), Morim e Ricardo Teixeira
Substituições: Pastor por Coronas (33m), Zag por Thalis (73m), Kiki por Oliveira (74m) e Ricardo Teixeira por Charles (90m)
Não utilizados: Tiago Silva, Erivaldo, Ben Hassan, Casalan e Martins
Treinador: José Mota

FC PORTO B: Francisco Meixedo; Tomás Esteves, Zé Pedro, João Marcelo, Romain Correia, Rodrigo Pinheiro, Rodrigo Fernandes, Sidnei Tavares, Peglow, Gonçalo Borges e Varela (cap.)
Substituições: Rodrigo Pinheiro por João Mendes (71m), Sidnei Tavares por Mor Ndiaye (71m), Peglow por Vasco Sousa (82m), Tomás Esteves por Levi Faustino (82m) e Varela por Ejaita (88m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Léo Borges e Diogo Ressurreição
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 0-0
Disciplina: cartão amarelo a Gustavo França (9m), Sidnei Tavares (54m), Fabinho (81m), João Mendes (83m) e Morim (88m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.