FCP logo

Com vista a diminuir os resíduos em dia de jogo

O jogo entre o FC Porto e o Vizela servirá de pano de fundo para uma nova experiência no caminho que o clube tem vindo a trilhar no âmbito do desenvolvimento sustentável.

Assim, nos bares da bancada nascente (central, lateral e tribuna de sócios), as bebidas serão servidas, unicamente, em copos reutilizáveis, que pressupõem uma caução simbólica de um euro, que pode depois ser recuperado com a devolução do copo. Caso contrário, o adepto pode sempre por optar por guardar o copo como recordação de mais uma noite no Dragão.

Juntamente com o copo, será entregue a cada adepto uma senha que deve também ser devolvida em conjunto, caso seja essa a opção. A demonstrar a sustentabilidade de todo o processo, as senhas foram criadas a partir do reaproveitamento de lonas já utilizadas pelo FC Porto.

O FC Porto é o primeiro clube em Portugal a trazer para o futebol esta prática dos copos reutilizáveis, sendo este teste fundamental para aferir como irá evoluir este projeto. Nesse sentido, serão os sócios e adeptos do FC Porto, através do seu comportamento perante a ideia apresentada, a ditar os próximos passos.

Este teste piloto é visto por Teresa Santos, responsável pela área de sustentabilidade do FC Porto, como “um passo mais” no caminho que o clube está a percorrer nesta área.

“É mais uma iniciativa com um propósito claro de reduzir os resíduos produzidos em dia de jogo no Estádio do Dragão, sendo uma alternativa sustentável aos copos descartáveis. Este conceito pretende também promover comportamentos ambientalmente mais responsáveis, possibilitando aos adeptos a devolução do copo no final do jogo ou a possibilidade de levá-lo e reutilizá-lo. Este é mais um caminho que pretendemos liderar no respeito pelo ambiente”, afirmou.

Este é um projeto do FC Porto em parceria com a Coca-cola, Super Bock e Itau.

O jogo com o Vizela decorre este sábado às 19 horas. De salientar que, ainda nesta área, estarão a ser ministrados questionários sobre sustentabilidade no interior e exterior do estádio, de modo a conhecer, identificar e avaliar hábitos dos adeptos portistas no Dragão no que ao Desenvolvimento Sustentável diz respeito.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.