FCP logo

O 30.º campeonato ganho pelo FC Porto é o tema principal da edição n.º 426

O golo de Zaidu aos 94 minutos do jogo com o Benfica no Estádio do Luz fechou as contas do 30.º título de campeão nacional do FC Porto e foi o pretexto para múltiplas formas de celebração que se prolongaram por uma semana e até aos Aliados. É de campeões que fala a edição de maio da Dragões, que já está disponível.

Os portistas meteram “A quinta em Lisboa”. Aconteceu nesta edição da Liga o que os azuis e brancos já haviam feito na primeira, em 1935, e nas de 1940, 1995 e 2011: o FC Porto sagrou-se campeão na capital. O palco da celebração foi novamente a Luz, mas também já tinham sido o Campo Grande, as Amoreiras e Alvalade.

Quando o assunto é títulos, Jorge Nuno Pinto da Costa é o primeiro a ser associado. Havendo vários dirigentes titulados no universo portista, a curiosidade é que, entre eles, só um ganhou por mais de duas vezes e, também entre eles, há um que ganhou muito mais do que todos os outros juntos. É o “Campeão dos campeões”.

Um treinador à imagem do presidente é algo que os adeptos do FC Porto sempre desejaram e Sérgio Conceição continua a somar títulos e a bater recordes, para regozijo de todos. Com o terceiro campeonato ganho no banco portista, juntou-se a um leque restrito, composto também por Artur Jorge e Jesualdo Ferreira, denominado “Os Senhores dos Anéis”.

O mote da festa portista foi “40 anos a celebrar”, numa homenagem às quatro décadas de Jorge Nuno Pinto da Costa à frente do clube. No número 426 da publicação oficial do clube, é recordada a comemoração dessa data, em que o dirigente máximo dos Dragões reuniu figuras ilustres no Museu FC Porto, onde lançou um novo “ano zero”.

Nas modalidades, além do grande destaque para o voleibol, que foi a primeira modalidade de pavilhão a conquistar títulos nesta nova etapa traçada por Pinto da Costa, pode ler as entrevistas a Fábio Magalhães – um homem que lida bem com a pressão e que revela os primeiros passos do sete contra seis portista –, a Rashard Odomes – um dos melhores basquetebolistas estrangeiros a atuar em Portugal, que acredita na qualidade da equipa e na conquista do título de campeão – e a Reinaldo García – capitão do hóquei em patins que renovou por mais um ano pelas “cores de sempre” e as vai vestir enquanto patina aos 40 anos.

A fechar, há mais uma “Rota do Dragão”, da autoria de Joel Cleto, que leva os portistas a três espaços icónicos da cidade do Porto, e a apresentação de “Este mundo não nos pertence”, uma exposição de arte contemporânea de autores nacionais e estrangeiros patente no Espaço João Espregueira Mendes até 30 de setembro.

A edição número 426 da revista Dragões chegará, brevemente, às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na sua versão digital. É fácil e gratuito.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.