FCP logo

FC Porto tornou a bater o Sporting (74-71) no jogo 2 das meias-finais da Liga de basquetebol

A equipa de basquetebol do FC Porto está à distância mínima de repetir a presença na final da Liga. No segundo jogo das “meias” frente ao Sporting, os azuis e brancos repetiram o resultado do passado domingo no Dragão Arena, receberam e venceram os lisboetas por 74-71 e fizeram o 2-0 na série. Em caso de vitória num dos próximos jogos em Alvalade, os Dragões marcam imediatamente encontro com o Benfica ou Oliveirense na decisão do título nacional.

A turma de Moncho López até começou por apresentar uma defesa agressiva, capaz de retirar muito do tempo de ataque adversário e de contestar boa parte dos lançamentos às armas ofensivas visitantes. Só que a situação do outro lado do campo era muito diferente: o ataque demorou a carburar e, até à explosão de Francisco Amarante (19 pontos e 6 ressaltos), a produtividade portista era bastante reduzida. Com a equipa a perder por sete, o base/extremo internacional português assumiu as rédeas e, saído do banco, assinou uns impressionantes 15 pontos na etapa inaugural que levaram o FC Porto a vencer para as cabines (34-32).   

No regresso dos balneários a situação descontrolou-se. João Fernandes e António Monteiro foram expulsos - este último saiu para os balneários a fazer gestos obscenos na direção dos adeptos da casa -, e Rashard Odomes fez-lhes companhia depois ter estado envolvido na altercação. Entretanto, no jogo jogado, o FC Porto continuava a revelar-se superior a um Sporting muito pujante no jogo falado. Na ausência de Odomes, a grande figura do jogo um, Charlon Kloof, Brad Tinsley e Jonathan Arledge chegaram-se à frente e comandaram a fuga azul e branca no marcador para frustração dos forasteiros - que viriam a perder Travante Williams por acumulação de faltas quando somava 28 dos 64 pontos dos alfacinhas. Um triplo de Shakir Smith perto da buzina ainda deu esperanças aos sportinguistas, mas Kloof não tremeu da linha de lance livre e fechou o resultado em 74-71.

“Estamos muito contentes. Este era o primeiro grande objetivo, entrarmos neste segundo playoff com duas vitórias em nossa casa, onde sabemos que vamos ganhar venha quem vier. Conseguimos enfrentar a defesa do Sporting, que é muito dura, conseguimos encontrar soluções para as trocas e também para as defesas excessivas que complicaram não só o nosso jogo como também as decisões de arbitragem. Estamos muito contentes com a nossa equipa. Se não tivéssemos falhado tantos lances livres, provavelmente a vitória teria sido mais calma e tranquila. Quero agradecer imenso ao Porto Canal pelo respeito que demonstrou por mim. Respeito esse que não recebi da RTP, que se recusou a receber as minhas declarações. Provavelmente não será por eu ser mulher, mas eles lá saberão. Estamos preparados para combater esta agressividade, mas é preciso que o basquetebol português decida se é isto que quer em campo. Nós vamos lá, já demonstrámos que somos capazes, mas é um excesso de agressividade e deixa de ser basquetebol. Não era isto que queríamos, sabemos jogar outro basquetebol, um bom basquetebol e acho que é mais bonito para todos esse basquetebol que queremos jogar. Mas, se tivermos que jogar a este nível, jogamos. O apoio dos adeptos foi fenomenal, fantástico, precisamos deste pavilhão assim, cheio, com muita emoção e sempre a acompanhar a equipa, mesmo nos momentos menos bons. Esta energia é fundamental, é importantíssimo que estejam sempre aqui connosco e se puderem ir fora também. Muito obrigado aos adeptos, foram o sexto jogador”, declarou a treinadora-adjunta Isabel Lemos após o apito final.

A série muda-se agora para a capital onde, já esta quinta-feira (19h30, Sporting TV), terá lugar o terceiro jogo.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 74-71
Liga Portuguesa de Basquetebol, Playoffs, meias-finais, jogo 2
24 de maio de 2022
Dragão Arena

Árbitros: Sérgio Silva, Nuno Monteiro e Bruno Maciel

FC PORTO: Charlon Kloof (13), Vlad Voytso (2), Rashard Odomes (2), Jonathan Arledge (13) e Mike Morrison (5)
Suplentes: João Torrie, Brad Tinsley (11), Francisco Amarante (19), Miguel Queiroz (6), Tiago Almeida, João Soares (3) e Miguel Correia
Treinador: Moncho López 

SPORTING: Travante Williams (28), Seydougou Santis (3), Diogo Ventura (4), João Fernandes (3) e Joshua Patton (5)
Suplentes: Miguel Cardoso (3), Shakir Smith (14), Justin Tuoyo (6), António Monteiro, Daniel Relvão, Diogo Araújo (5) e Daniel Machado
Treinador: Luís Magalhães

Ao intervalo: 34-32
Parciais: 14-18; 20-14; 25-19; 14-20

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.