FCP logo

FC Porto é o organizador e parte com legítimas aspirações

A nata do bilhar mundial vai voltar a reunir-se no Estádio do Dragão. Na próxima quarta-feira, 29 de junho, arranca mais uma edição da Taça da Europa de Clubes de Bilhar às Três Tabelas. O FC Porto é um dos emblemas que lutará pela vitória e parte com legítimas aspirações a repetir o feito único que alcançou em 2017.

De 29 de junho a 1 de julho disputa-se a fase de qualificação e a partir do dia 2, sábado, arranca a fase final, já com o FC Porto que tem acesso direto. As partidas serão disputadas na Academia de Bilhar do FC Porto e no Foyer Nascente do Estádio do Dragão.

Alípio Jorge, vice-presidente do FC Porto e responsável da modalidade, assume a “fasquia elevadíssima” que o clube terá pela frente, tanto na vertente organizacional como desportiva. “Há um patamar de exigência muito elevado. O brilhante historial fala por si. Bebemos da mesma fonte vitoriosa, do caminho que nos é ensinado pelo nosso Presidente e que nós procuramos respeitar e seguir sempre com vontade de fazer mais e melhor”, afirmou.

“A nível desportivo, o bilhar do FC Porto é top mundial. A nível organizacional, também”, prossegue. “Representamos da melhor maneira possível, mas com muito orgulho, a bandeira do FC Porto e seguimos o nosso caminho, mesmo ultrapassando obstáculos como foi o caso da pandemia, algo inimaginável nas nossa vidas, que nos desafiou a todos e desafiou também o bilhar do FC Porto, que, no entanto, esteve à altura das circunstâncias”, sublinhou.

A nível desportivo, Alípio Jorge coloca o FC Porto entre os quatro maiores candidatos a conquistar a prova, sublinhando que os “últimos resultados” vieram animar ainda mais. De recordar que, muito recentemente, Daniel Sánchez sagrou-se campeão europeu na competição individual, vencendo na final o colega de equipa Dick Jaspers que é, nem mais nem menos, do que o número 1 do ranking mundial. Um indicador que abre excelentes perspetivas para a competição.

“Há quatro superequipas, entre as quais o FC Porto, e depois há 11 ou 12 favoritos ao título europeu. Num contexto de 23 concorrentes é uma coisa inédita e desafiante. O FC Porto responderá lutando até vencer”, promete Alípio Jorge.

As partidas decisivas, a 2 e 3 de julho, terão transmissão no Porto Canal e, seja pela televisão, seja presencialmente, quem ceder um pouco do seu tempo a acompanhar a prova certamente não o dará por mal empregue.

“Podem esperar bilhar do mais alto nível praticado pelos melhores jogadores do mundo, como é apanágio do FC Porto apresentar. Não vai fugir à regra este painel de jogadores brilhantes que aqui vão desfilar durante cinco dias de competição exaustiva”, finalizou Alípio Jorge.

O dia 28 de junho será de treinos, com a qualificação a arrancar no dia seguinte logo às 9 horas da manhã e estendendo-se até às 21h30. O plano repete-se na quinta e sexta-feira.

A cerimónia protocolar de abertura está marcada para sábado às 9 horas na Academia de Bilhar. A partir das 10 horas começa, então, a fase final, com os jogos da fase de grupos que preenchem todo o dia de sábado até ao encerramento às 21h30.

Domingo de manhã disputam-se as meias-finais (9h30-13h30) e a grande final está marcada para as 16h30.

Grupos de Qualificação:

Grupo A (Foyer Nascente)

1-Clube Bilhar Eborense
2-Club Billar Paiporta
3-Varde BK
4-BC Elite Wien
5-BC Munchen

Grupo B (Academia de Bilhar)
1-Centro Norton de Matos
2-Kon. Kortrijkse BC
3-Billard Club Zurich
4-FBN Tekstil Bilardo Spor Kulubu

Grupo C (Academia de Bilhar)
1-SIS Schoonmaak
2-Eisenstadter BC
3-Goztepe Spor Kulubu Dernegi
4-BK Grondal

Grupo D (Foyer Nascente)
1-Billiard Club Kladno
2-OP de Meir
3-BC Weywiesen
4-Académie de Billard Saint Quentin
5-Scuola Biliardo la Biglia

Grupo E (Academia de Bilhar)
1-BC Vitkov-Sokol Zizkov
2-Billard Club Andernosien
3-ASD Billiard's Cafè
4-Club Billar Mostoles

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.