FCP logo

FC Porto venceu a Taça da Europa de Clubes de Bilhar às Três Tabelas após penáltis

O Futebol Clube do Porto é o novo Campeão da Europa de Bilhar às Três Tabelas. A jogar em casa, em plena Academia do Estádio do Dragão, o quarteto portista composto por Dick Jaspers, Daniel Sánchez, Rui Manuel Costa e João Ferreira bateu os turcos do FBN Tekstil BSK no desempate por grandes penalidades e repetiu o feito que havia alcançado em 2017, quando ergueu a Taça de Europa de Clubes pela primeira vez no mesmo local.

Recém-coroado Campeão Europeu na vertente individual, Daniel Sánchez começou por impor a sua lei e colocou os azuis e brancos em vantagem desde cedo (40-33), só que os poderosos forasteiros responderam através de Gokhan Salman - que derrotou João Ferreira com relativo conforto (40-24). Numa final imprópria para cardíacos, Dick Jaspers via-se proibido de falhar, fez sete carambolas consecutivas e teve bola de jogo, mas errou por milímetros e Tayfun Tasdemir castigou o número um mundial pela margem mínima (40-39). A partir daqui apareceu Rui Manuel Costa, que recuperou de um atraso significativo no marcador e fez o dois igual (40-38).

As novas regras da competição ditam que, em caso de igualdade, o vencedor se decide através do desempate por penáltis e assim foi. João Ferreira e Gokhan Salman fizeram uma entrada cada, antes de Rui Manuel Costa voltar a brilhar e fazer sete seguidas. Daniel Sanchéz tremeu na terceira mesa, perdeu o duelo com Murat Naci Coklu e deixou tudo nas mãos do companheiro de equipa holandês. Dick Jaspers correspondeu às expetativas, apresentou-se em melhor forma do que nas “meias” e no tempo regulamentar da final, assinou cinco carambolas logo a abrir e colocou Tayfun Tasdemir sob enorme pressão. À terceira entrada, o turco falhou o alvo e os portistas suspiraram de alívio antes de festejarem o segundo título de Campeão Europeu de um palmarés já de si recheado.

Eis os parciais do tempo regulamentar (2-2) e dos penáltis (14-6):
Dick Jaspers 39-40 Tayfun Tasdemir (5-2)
Daniel Sánchez 40-33 Murat Naci Coklu (1-2)
Rui Manuel Costa 40-38 Lütfi Cenet (7-1)
João Ferreira 24-40 Gokhan Salman (1-1)

Confira aqui todos os resultados do torneio.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.