FCP logo

FC Porto B perdeu com o SC Covilhã por 0-1 na ronda inaugural da Segunda Liga

Um mau início de partida foi sinónimo de mau arranque de campeonato para a equipa B do FC Porto. Na primeira das 34 jornadas da edição 2022/23 da Liga Portugal 2, os “bês” portistas sofreram um desaire caseiro ante o SC Covilhã pela margem mínima (0-1) muito graças à entrada em falso no encontro. Um golo solitário de Gilberto, logo ao quarto minuto e numa das poucas situações de perigo visitante, decidiu os destinos da contenda e foi o suficiente para que a formação orientada por António Folha saísse do Olival sem pontos pese embora a enorme superioridade na posse de bola (71-29%), no número de remates (20-5) e de cantos (17-1). 

Francisco Meixedo, David Carmo, Bernardo Folha e Vasco Sousa desceram à formação secundária para integrarem o primeiro onze oficial e foi na sequência de uma admoestação ao último elemento deste quarteto - logo ao segundo minuto - que nasceu o golo visitante: livre em zona privilegiada cobrado pelo capitão serrano, carambola na barreira e 0-1 no marcador. A resposta surgiu passados dez minutos, quando Vasco descobriu Rui Monteiro e o avançado promovido dos juniores enganou o guardião adversário, desviando de cabeça e obrigando o último homem a cortar em cima da linha de baliza. Ligado à ficha, o pequeno grande centrocampista tornou a criar perigo pouco depois quando ascendente já pendia por inteiro para o conjunto da casa. António Folha aplaudia a intensidade da equipa e o camisola 67 continuava endiabrado, como se viu à passagem do minuto 33 num lance dentro da área dos leões da Serra que deixou sérias dúvidas quanto à legalidade. 

A entrada portista no segundo tempo foi de rompante - conforme demonstrado logo nos instantes iniciais da etapa complementar por Samba Koné, que finalizou de meia-distância e a rasar o poste uma jogada de entendimento com Wendel Silva. Aos 57, o avançado ex-Leixões dispôs da melhor chance até então: canto sobre a esquerda batido por Varela, Wendel ganhou nas alturas e só o travessão se mostrou capaz de lhe negar o empate. Já depois de Sidnei Tavares e Martim Fernandes renderem Rui Monteiro e João Mendes, a oportunidade seguinte teve a improvável assinatura de David Carmo numa altura em que o resultado se revelava cada vez mais desfasado do que sucedia dentro das quatro linhas.

Dentro do derradeiro quarto de hora, Varela foi carregado pelas costas em zona proibida, contudo o juiz João Afonso tornou a fazer vista grossa a um lance passível de penálti. Imediatamente a seguir, o dono da braçadeira azul e branca saiu lado a lado com Rodrigo Pinheiro para ambos darem lugar a Umaro Candé e a Jesús Díaz. Com os corredores completamente renovados, à frente e atrás, o FC Porto B continuou a pressionar fortemente o SC Covilhã, porém a sorte não queria nada com os jovens Dragões que, mesmo tentando vezes sem conta, nunca conseguiram encontrar o fundo das redes de Bruno Bolas.

“Depois do lance do golo do Covilhã a equipa deu uma grande resposta e isso é o que nós queremos, que a equipa mantenha o foco aconteça o que acontecer. Não há muito a dizer, foi um jogo de sentido único com muita qualidade e oportunidades de golo. A equipa controlou sempre e fez um excelente primeiro jogo de campeonato. Estou extremamente contente com os jogadores, que não nem com um empate mereciam sair daqui. Mas é o futebol, convém realçar a juventude, temos alguns juniores que se estrearam e fico muito contente pelo crescimento deles. É isso que faço todos os anos, apresentar um contexto positivo para que eles possam crescer e atingir os objetivos que nós temos, que é a manutenção. Será mais um ano complicado, como todos sabemos, porque jogar na Segunda Liga é muito difícil. Estes jovens têm de crescer muito, estar tranquilos e serenos, trabalhar muito e bem como fazem nos treinos e mostrar um caráter muito grande como fizeram hoje. Face à desvantagem de um golo surgido do nada continuaram a jogar bom futebol, a dominar e foi um jogo de sentido único. Só é pena o resultado, mas aqui ninguém fica satisfeito. Cheguei ao balneário e disse que estava muito contente com eles. Não com o resultado, mas com o que eles fizeram aqui hoje”, declarou António Folha após o derradeiro apito.

Segue-se uma deslocação até ao Benfica Campus, no Seixal, para defrontar a BSAD (domingo, 15h30, Sport TV).

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-SC COVILHÃ, 0-1

Liga Portugal 2, 1.ª jornada
7 de agosto de 2022
Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival

Árbitro: João Afonso
Assistentes: Leonel Ferreira e Rodrigo Roque
Quarto árbitro: Rui Licínio

FC PORTO B: Francisco Meixedo; Rodrigo Pinheiro, Zé Pedro, David Carmo, João Mendes, Samba Koné, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Varela (cap.), Rui Monteiro e Wendel Silva
Substituições: Rui Monteiro por Sidnei Tavares (67m), João Mendes por Martim Fernandes (67m), Varela por Umaro Candé (83m) e Rodrigo Pinheiro por Jesús Díaz (83m)
Não utilizados: Gonçalo Ribeiro; Romain Correia, David Vinhas, Levi Faustino e Giorgi Abuashvili
Treinador: António Folha

SC COVILHÃ: Bruno; Casagrande, Jaime, N’diaye, Tiago Moreira, Gilberto (cap.), Zé Tiago, Rúben Ferreira, Gildo, Nuno Rodrigues e Kukula
Substituições: Gildo por Marsico (71m), Nuno Rodrigues por Diogo Rodrigues (71m), Kukula por Cornélio (82m) e Rúben Ferreira por Sergio Quintero (87m)
Não utilizados: Bento; Sena e Jorginho
Treinador: Leonel Pontes

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Gilberto (4m)
Disciplina: cartão amarelo a Vasco Sousa (2m), Gilberto (7m), Tiago Moreira (67m) e Zé Tiago (83m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.