FCP logo

FC Porto perdeu por 97-84 frente ao Sporting na meia-final da competição

O FC Porto não conseguiu ultrapassar o Sporting (97-84) e falhou o acesso à final da Taça Hugo dos Santos. Max Landis foi o melhor marcador azul e branco no clássico (21 pontos), enquanto Miguel Queiroz fez um duplo-duplo (10 pontos e 10 ressaltos).

Ao final de um primeiro quarto caraterizado pela intensa rotatividade em ambas as equipas, a diferença residual entre o FC Porto e o Sporting (16-21) apenas se situava na percentagem de acerto, mas os lisboetas complicaram a tarefa ofensiva aos portistas no segundo período, obrigaram a lançamentos mais difíceis e a diferença aumentou até ao intervalo (35-47) a favor do adversário (50% contra 35% no total de lançamentos, 45% contra 25% nos triplos).

Os Dragões entraram mais determinados e focados em contornar a defensiva oponente para chegarem ao cesto e, sobretudo na segunda metade do terceiro quarto, em que alcançaram um parcial favorável de 5-0 (51-56), mostraram agressividade ofensiva suficiente para reduzir a diferença à entrada para os derradeiros dez minutos (56-67).

O FC Porto começou melhor o último quarto e, à boleia de Teyvon Myers e Miguel Queiroz, colocou-se a apenas a duas posses de bola de distância com mais de cinco minutos por jogar. Já depois de uma nova fase de maior fulgor do Sporting, os azuis e brancos, sem nunca atirarem a toalha ao chão, voltaram a aproximar-se (74-79) no placar, mas não conseguiram passar para o comando do encontro (84-97).

"Foi uma exibição sofrida. Acho que o facto de termos estado sempre atrás do resultado deu-nos ansiedade e falta de discernimento em alguns momentos de decisão. O facto de umas equipas estarem nas competições europeias e outras não faz alguma diferença, acabámos por nos encolher um pouco, mas estou muito orgulhoso porque os meus jogadores lutaram até ao fim, mesmo com as dificuldades que temos vindo a passar. Vamos continuar porque não dependemos de jogador nenhum. Queríamos muito dedicar esta vitória ao Kloof, não foi possível, e agora é voltar a trabalhar com o foco no Vitória e nas competições europeias", afirmou Fernando Sá após o final do encontro.

No próximo sábado (21 de janeiro, 15h00, RTP 2), os da Invicta retomam a caminhada na Liga em Guimarães, frente ao Vitória.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 84-97
Taça Hugo dos Santos, Final 4, meia-final
14 de janeiro de 2023
Pavilhão Multiusos de Gondomar

Árbitros: Luis Lopes, José Gouveia e Hugo Silva

FC PORTO: Teyvon Myers (17), Max Landis (21), Francisco Amarante (7), Brian Conklin (7) e Michael Finke (8)
Suplentes: Miguel Maria Cardoso (4), Danjel Purifoy, Vlad Voytso (10), Keven Gomes, João Guerreiro, Pedro Santos e Miguel Queiroz (10)
Treinador: Fernando Sá

SPORTING: Travante Williams (13), Diogo Araújo, Joshua Patton (3), Gerald Armwood (18) e Marcus Lovett Jr. (25)
Suplentes: Ricardo Monteiro, Gil Jardim, Marko Loncovic (2), Diogo Ventura (18), António Monteiro (12), João Fernandes (6) e André Cruz
Treinador: Pedro Nuno

Ao intervalo: 35-47
Parciais: 16-21; 19-26; 21-20; 28-30
 

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.