FCP logo

O FC Porto orgulha-se de anunciar a sua adesão e participação como parceiro piloto no projeto ACCESS.

 Este compromisso não só complementa as iniciativas e projetos recentemente lançados localmente- como, ao mesmo tempo, demonstra e comprova ainda mais as orientações estratégicas do FC Porto no sentido de melhorar a gestão ambiental nas operações e na gestão, tornando-se uma referência quando se trata da sustentabilidade ambiental no desporto a nível nacional.

Enquanto organização desportiva do projeto, o FC Porto participará numa análise a nível europeu das práticas e princípios ambientais atuais nos recintos desportivos - incluindo mobilidade, consumo de alimentos e bebidas, gestão de eventos, bem como a manutenção de infraestruturas, entre outros. Ao trabalhar com organizações comprovadas e experientes como a ACR+ de Bruxelas e a Escola de Estudos Avançados de Sant'Anna em Pisa, este projeto irá abordar estes desafios-chave e transformá-los em fatores favoráveis que impulsionarão a aplicação de soluções de economia circular no desporto. O projeto pretende promover soluções inovadoras e replicáveis de economia circular entre as organizações desportivas, bem como a sua cooperação e sinergias com as autoridades locais e regionais, que contribuiriam para a realização de cidades circulares. Como mais-valia de ser um parceiro no projeto, o FC Porto terá a oportunidade de participar em formações específicas para esta temática e realizar visitas a diferentes recintos desportivos uma vez que o projeto inclui, também, como parceiros a Gaelic Athletic Association e as Associações de Futebol Galês e Dinamarquês.

“Sempre tendo em mente as traves mestras que sustentam o FC Porto (rigor, competência, paixão e ambição), pretendemos demonstrar liderança e compromisso pela sustentabilidade utilizando os eventos desportivos e culturais como palco para dar eco a este tipo de iniciativas. Consideramos que a eficácia das mensagens relativas à sustentabilidade que são veiculadas pelo universo desportivo e cultural, onde a emoção está presente, poderá conduzir às mudanças necessárias em comportamentos ambientais. Aumentar a competência e a consciencialização dos Clubes e Federações e das suas Cidades, com ações disruptivas, inovadoras e ambiciosas no âmbito da sustentabilidade dos eventos desportivos e culturais, é um dos nossos principais objetivos.”

No final do projeto, que termina em maio de 2025, e após trazer para debate as necessidades para a organização de eventos desportivos e toda a operação subjacente,  o FC Porto espera adquirir competências para se tornar um líder da sustentabilidade ambiental em Portugal e apoiar todas as partes interessadas a melhorar no campo da gestão ambiental.

Relacionado com

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.