FCP logo

FC Porto voltou a bater o Benfica, desta feita em basquetebol (92-89), e é líder isolado da Liga

A equipa de basquetebol do FC Porto seguiu o bom exemplo da de futebol e, tal como ontem na Luz, levou de vencido o clássico frente ao Benfica por 92-89. Num embate da 7.ª jornada da 2.ª fase do campeonato que o Dragão Arena acolheu e que opôs os dois emblemas que dividiam o primeiro lugar, os azuis e brancos entraram mal, mas reverteram atempadamente o arranque em falso e acabaram por se tornar comandantes destacados da Liga. Com este resultado, passam a somar 53 pontos, mais um do que o rival deste sábado.

Tudo correu de feição ao Benfica (e mal ao FC Porto) no primeiro período. Durante dez penosos minutos, os portistas marcaram 22 pontos, sofreram 38 e viram-se confrontados com uma desvantagem difícil de reverter. Mesmo privados de uma das principais figuras - Ivan Almeida cumpre suspensão por ter agredido um árbitro -, os lisboetas acertavam a larga maioria dos lançamentos contra um conjunto da Invicta parco em triplos.

Sem Miguel Queiroz, a recuperar de uma cirurgia ao joelho direito que o manterá afastado durante um mês, os Dragões regressaram dos balneários certeiros no ataque e eficazes na defesa. Mais pontuado do que qualquer outro (27), o terceiro período abriu caminho à recuperação que ganhou forma no quarto: em dez minutos os detentores do título marcaram apenas 12 pontos, sofreram 21 e saíram vergados de um reduto em ebulição que viu Max Landis (22) assumir as rédeas e o estatuto de melhor marcador.

“As minhas primeiras palavras vão para os adeptos, porque para mim é um orgulho ter o pavilhão cheio. Depois do primeiro período que tivemos, com uma percentagem de triplos anormal para nós (19%), acho que a equipa tem muito para dar. Em termos defensivos tivemos uma postura diferente depois de sofrermos 40 pontos no primeiro período. Hás muita coisas positiva, outras para corrigir porque podem ser fatais, mas são mais as positivas que podemos retirar. O espírito dos jogadores não me surpreende, quem vive com esta equipa já a conhece. Deixa-me muito satisfeito, porque assim a alegria e a vontade de trabalhar são maiores. O foco é ganharmos os três jogos que faltam para acabarmos em primeiro”, declarou Fernando Sá após o término da contenda.

Segue-se uma deslocação a Alvalade para defrontar o Sporting (sábado, 15h00, RTP2).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 92-89
Liga Portuguesa de Basquetebol, 2.ª fase, Grupo A, 7.ª jornada
8 de abril de 2023
Dragão Arena

Árbitros: Fernando Rocha, Luís Lopes e Vicente Jardim

FC PORTO: Miguel Maria (9), Max Landis (22), Marvin Clark II (13), Brian Conklin (18) e Michael Finke (4)
Suplentes: Vlad Voytso, Keven Gomes (7), Teyvon Myers (17), Francisco Amarante (2), João Guerreiro e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá

BENFICA: Aaron Broussard (15), João Gomes (21), Toney Douglas (14), Terrell Carterii (12) e James Ellisor (5)
Suplentes: José Silva (5), José Barbosa (4), Diogo Gameiro (9), Tomás Barroso, Sérgio Silva e Mark Zirbes (4)
Treinador: Norberto Alves

Ao intervalo: 44-58
Parciais: 22-38, 22-20, 27-19 e 21-12

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.