FCP logo

AJM/FC Porto venceu o Sporting (3-0) e carimbou o 2-0 na série da final do play-off da Liga

Depois de uma exibição arrebatadora em Lisboa, a AJM/FC Porto confirmou a superioridade no Dragão Arena ao bater o Sporting por 3-0 no segundo jogo da final da Liga. O clássico do próximo sábado (19h00, Porto Canal/FC Porto TV), que terá também lugar no Dragão Arena, poderá valer à AJM/FC Porto, em caso de vitória, o título de campeã nacional.

O primeiro ponto da partida até foi para a formação visitante, mas o bom momento vivido pelas azuis e brancas na época permitiu-lhes rapidamente responderem e distanciarem-se no marcador. Ao parcial de 9-4 imposto de seguida pelas bicampeãs nacionais seguiram-se dois pontos consecutivos do Sporting, uma pequena sequência positiva antes da avalanche portista: a AJM/FC Porto chegou a ter uma vantagem de dez pontos (23-13), reduzida para nove até ao fecho do set inaugural (25-16).

O segundo jogo foi, em grande parte, uma repetição do que havia sido o primeiro. As da Invicta distanciaram-se desde cedo no marcador (6-3), foram aumentando paulatinamente a vantagem (15-10) e uma sequência de cinco pontos contra um colocou-as a uma margem mínima de conquistarem o set (de 19-14 para 24-15). Um momento de menor intensidade permitiu ao Sporting aproximar-se (24-20), mas o destino estava traçado a azul e branco (25-20).

O arranque da terceira partida do clássico foi o momento de maior equilíbrio do encontro, já que os sucessivos empates ou vantagens por margem mínima se prolongaram até às portistas conseguirem o 11-9, que levou Rui Costa a pedir um desconto de tempo. Com o apoio incessante de um Dragão Arena em ebulição, as azuis e brancas conquistaram os primeiros seis pontos após a paragem (17-9) e lançaram-se para o triunfo final, que ficou chegado com o parcial de 25-18.

“Nós aprendemos muito com as derrotas que tivemos com o Sporting, principalmente a derrota na taça custou-nos por termos perdido um troféu e pela forma como perdemos. O facto de o adversário ser consecutivamente o mesmo permite-nos continuar a trabalhar para reduzirmos os erros que cometemos. No início da época, referi que servíamos muitas vezes mal, agora servimos muito melhor, fomos muito competentes a nível defensivo e soubemos gerir os momentos no ataque. Acabou por se traduzir neste resultado expressivo que nos dá uma vantagem neste play-off, mas temos de nos lembrar que o terceiro jogo é o mais difícil. Todos querem ganhar o jogo que pode dar o campeonato. O Sporting precisa dos mesmos jogos, nós temos mais margem, mas não podemos tirar o pé. Este barulho dos adeptos empurra-nos para a frente, os adeptos deslocaram-se a Lisboa na semana passada, fizeram-se ouvir e isso é muito bom. Temos sido muito acarinhados e queremos dar aos adeptos este tricampeonato, seria muito bom conseguimos fechar em casa para celebrarmos com eles”, afirmou Rui Moreira no final do encontro.

FICHA DE JOGO

AJM/FC PORTO-SPORTING, 3-0
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, Play-off, final, Jogo 2
23 de abril de 2023
Dragão Arena

Árbitros: Vítor Gonçalves e Susana Rodrigues

AJM/FC PORTO: Joana Resende e Sofia Buande (líberos); Clarisse Peixoto, Aline Delsin, Jurja Vlasic, Ana Gamboa, Klára Vyklicka, Janaina Vieira, Victória Alves, Thuany Bardin, Tia Jimerson, Beatriz Moreira e Kyra Holt
Treinador: Rui Moreira

SPORTING: Carolina Garcez e Daniela Loureiro (líberos); Maria Rodriguez, Bárbara Gomes, Vanessa Paquete, Armanda Cavalcanti, Daniana Pereira, Thaís Bruzza, Rafaella Bonifácio, Maria Maio, Greta Martinelli, Ana Figueiras, Jady Gerotto e Aline Timm
Treinador: Rui Costa

Parciais: 25-16; 25-20; 25-18

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.