FCP logo

Campeões europeus de hóquei em patins foram recebidos na Câmara Municipal do Porto pelo presidente Rui Moreira

Depois da conquista do troféu e da entrega do mesmo no Museu FC Porto, eis que se concretizou o evento que tornou “completa” a vitória europeia do hóquei em patins azul e branco: a receção na Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira, “com grande satisfação e orgulho”, agradeceu “pela conquista de mais um título que muito dignifica a cidade e o seu maior clube”, “um dos principais embaixadores do nome e da alma da cidade do Porto”, e parabenizou todos os envolvidos nesta caminhada vitoriosa.

De seguida, Jorge Nuno Pinto da Costa exaltou os “campeões dignos do emblema que trazem ao peito”, Ilídio e Eurico Pinto – as duas pessoas cuja “persistência e amor à modalidade” tornaram este feito possível – e, em plena “casa da cidade do Porto, de todos os portuenses”, afirmou que é “um orgulho” ter “o nome da cidade no nome do clube”: “Quando o FC Porto vence, vencem todos os portistas de todo o mundo, mas a cidade está sempre ligada aos êxitos do clube. A cidade e o clube confundem-se porque têm o mesmo nome”.

Além dos discursos, Rui Moreira ofereceu a Jorge Nuno Pinto da Costa uma bola simbólica com a gravação da conquista, que o presidente mais titulado do mundo retribuiu com uma moldura com a fotografia de toda a equipa aquando da entrega do troféu no Museu FC Porto e com uma camisola assinada por todos os atletas da equipa vencedora. Para eternizar o momento de comunhão entre clube e cidade, as partes juntaram-se para as habituais fotografias.

Jorge Nuno Pinto da Costa
“As minhas primeiras palavras são para vocês, campeões dignos do emblema que trazem ao peito. O FC Porto esperou 33 anos, mas esteve sempre ciente de que o dia haveria de chegar. Isso deveu-se à persistência e ao amor à modalidade de duas pessoas: o Sr. Ilídio Pinto e o seu filho, Eurico Pinto. Ninguém mais do que eles merecia esta taça. Foi com grande emoção que tivemos todos o prazer de a ir levar ao Sr. Ilídio Pinto para poder fotografar-se com ela e com todos nós. Mas esta vitória importante não ficaria completa se não tivéssemos esta cerimónia. Esta é a casa da cidade do Porto, de todos os portuenses, onde todas as coletividades têm grande orgulho em estar presentes. Após um interregno de 12 anos, em que apesar de grandes vitórias estas portas estiveram fechadas, com o Dr. Rui Moreira voltaram a abrir-se e nós vimos sempre cá com grande alegria, satisfação e reconhecimento. O Porto é uma cidade cheia de turistas, de que toda a gente gosta – há um núcleozinho lá em baixo que não gosta, mas o presidente está cá, para eles chega – e é uma cidade de que temos grande orgulho. O FC Porto hoje é mundialmente conhecido, mas há algo de que nos orgulhamos muito todos e eu particularmente: temos o nome da cidade no nome do clube. Portanto, quando o FC Porto vence, vencem todos os portistas de todo o mundo, mas a cidade está sempre ligada aos êxitos do clube. A cidade e o clube confundem-se porque têm o mesmo nome. Presidente Rui Moreira, muito obrigado. É com grande satisfação que volto aqui, agradeço-lhe a lembrança e esperamos voltar cá mais vezes para podermos ser recebidos porque temos tempo e havemos de vir cá mais vezes.”

Rui Moreira
“É com grande satisfação e orgulho que recebemos os novos campeões europeus de hóquei em patins. A nove de maio, celebrou-se o Dia da Europa e foi justamente nessa data que a nova taça de campeão europeu entrou no Museu FC Porto. Como disse Jorge Nuno Pinto da Costa, era um dia perfeito para a chegada deste troféu por dois motivos: em primeiro lugar, porque o FC Porto é um dos históricos emblemas da Europa, quer pelos longos anos em atividade, quer pelo largo número de atletas em diferentes modalidades, quer sobretudo pelas conquistas europeias e pelo prestígio internacional que granjeou. Em segundo lugar, porque o clube é um dos principais embaixadores do nome e da alma da cidade do Porto, também ela em crescente afirmação no espaço europeu, tanto a nível desportivo como cultural, artístico, académico, científico, empresarial e turístico. Por isso, em nome do município do Porto, quero felicitar-vos e agradecer pela conquista de mais um título que muito dignifica a cidade e o seu maior clube. Se todas as vitórias desta dimensão merecem a nossa animação e regozijo, a verdade é que a conquista deste troféu tem um significado muito especial depois de longos 33 anos de espera. 33 anos que foram de espera, mas não desesperantes pois tínhamos a certeza de que um dia a Taça aqui regressaria. Quero dar os meus parabéns a todos os jogadores que conduziram o FC Porto à final da Liga dos Campeões e protagonizaram a heroica vitória que aqui celebramos na pessoa do capitão, Reinaldo García. Vocês são campeões com inteiro mérito e justiça. Passaram assim a fazer parte da história do clube e da cidade ao lado de lendas como Vítor Hugo, Franklim, Tó Neves e Realista, que venceram a última Taça dos Campeões em 1990. Felicito também o treinador Ricardo Ares por ter conseguido combinar e conduzir com mestria todo este talento. Saúdo com apreço o presidente Pinto da Costa por conhecer o afeto que tem por esta modalidade, em que, há quase 60 anos, começou a carreira de dirigente no clube. Trata-se, pois, de um título que sei que é especial para si no seu inigualável palmarés de presidente mais titulado do mundo. Saúdo também os que sucederam ao presidente Pinto da Costa nesta secção e tornaram o FC Porto uma potência mundial no hóquei, sem esquecer o Sr. Ilídio Pinto e o seu filho Eurico Pinto. Deixo ainda uma palavra para a restante equipa técnica, médica e administrativa do hóquei portista, sabendo que sem o grande trabalho fora do rinque não se alcançam feitos desta envergadura. É realmente um orgulho e uma honra ter um clube que traz tanto orgulho, tanta alegria e reconhecimento para a cidade com títulos internacionais, não só no hóquei, mas no futebol, no bilhar, na natação, no desporto adaptado e espero que, em breve, no goalball. Um abraço a todos vocês, os novos campeões europeus.”

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.