FCP logo

FC Porto venceu o Marítimo (33-25), no Funchal, e ergueu o tão desejado troféu pela quarta vez consecutiva

Já podiam – e deviam – ser cinco os campeonatos consecutivos, mas o facto é que o FC Porto venceu o Marítimo (33-25), no Funchal, e sagrou-se TETRACAMPEÃO NACIONAL. Na 26.ª e derradeira jornada do Andebol 1, António Areia – que ao intervalo já se ia destacando com seis golos marcados – foi o melhor marcador azul e branco na partida (8 golos).

Não se esperavam facilidades e o início do jogo comprovou essa mesma expectativa: logo no primeiro lance da partida, Victor Iturriza saiu lesionado com queixas no tornozelo e até foram os da casa a marcar primeiro. Frente a um Marítimo competente, o FC Porto arrancou algo perdulário e, aos 18 minutos, registava-se um 11-8 favorável aos insulares. Magnus Andersson parou o jogo, corrigiu os erros da equipa e, a partir daí, viram-se 12 minutos à campeão. Quatro golos sem resposta levaram os Dragões para a dianteira do duelo, onde se mantiveram até ao intervalo (18-15). Sebastian Frandsen, que deixou a sua marca bem patente durante a etapa inaugural, terminou-a com uma defesa de grande calibre.

No arranque da segunda parte, o protagonista voltou a ser António Areia. Aproveitando o espaço resultante de um esquema defensivo subido do adversário, marcou o sétimo golo da conta pessoal no encontro. Com um ritmo mais pausado, maior solidez defensiva e um apoio incansável vindo das bancadas, os portistas alargaram a vantagem no embate e, a um quarto de hora de soar a buzina pela derradeira vez, o resultado já se situava em 24-19. Com a experiência de quem está habituado a lutar contra os tubarões europeus – será esse novamente o cenário na próxima temporada –, os da Invicta geriram confortavelmente o adiantamento no placar e confirmaram o 24.º campeonato nacional do palmarés do clube (33-25).

No próximo sábado, no mesmo local, o FC Porto defronta o Sporting nas meias-finais da Final 4 da Taça de Portugal (10 de junho, 17h30).

FICHA DE JOGO

MARÍTIMO-FC PORTO, 25-33

Andebol 1, 26.ª jornada
3 de junho de 2023
Pavilhão do CS Marítimo
Árbitros: Vânia Sá e Marta Sá

MARÍTIMO: Diogo Valério (2) e Radule Radulovic (g.r.); Délcio Pina, Tomás Abreu (2), Rúben Ribeiro (6), João Pinto, Guilherme Tavares (2), Nuno Silva, Elias António (6), Nuno Reis (1), Tiago Martins, João Miranda, Pedro Peneda (3), João Gomes (1) e Eldin Vrazalica (2)
Treinador: Paulo Fidalgo

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés (1), André Sousa (1), Victor Iturriza, Pedro Cruz, Nikolaj Læsø, Rui Silva (3), Daymaro Salina, Ignacio Plaza (4), Jack Thurin (6), Mamadou Diocou (1), Leonel Fernandes (3), Diogo Branquinho (4), António Areia (8) e Fábio Magalhães (2)

Ao intervalo: 15-18

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.