FCP logo

O Melhor Jogador Jovem da Liga 2022/23 vai vestir a camisola 17 do FC Porto

O Melhor Jovem do último campeonato é o novo número 17 azul e branco. Iván Jaime, de 22 anos, chega ao FC Porto oriundo do Famalicão e assina um contrato válido por cinco temporadas, até 2028.

O craque espanhol nasceu em Málaga nos primórdios do novo milénio e, logo em 2005, começou a jogar futebol num modesto emblema local. Depois de quatro anos no Roma Luz CF, mudou-se para o CD Conejito e foi aí que despertou o interesse do maior clube daquela cidade andaluz.

Ingressou no Málaga em 2011, fez-se jogador nos escalões de formação boquerones e ascendeu aos seniores do clube da terra ainda adolescente, já depois de ter debutado ao serviço da seleção espanhola de sub-19. O ano seguinte foi passado entre a formação principal e secundária, mas bastou para despertar a cobiça no país vizinho.

Saiu de casa para rumar ao Norte de Portugal em vésperas do 20.º aniversário. Logo na época de estreia, a de 2019/20, participou em 22 jornadas pelo Famalicão e começou a dar nas vistas a partir das posições mais recuadas do setor intermédio com quatro remates certeiros e três passes para golo.

Continuou a evoluir às ordens de João Pedro Sousa, subiu no terreno e só não subiu de produção porque as lesões o travaram na reta final de 2021/22. Revigorado, voltou com tudo antes da paragem para o Mundial.

Debelados os problemas físicos que o afetaram, marcou nove golos e assistiu outros quatro nas 24 rondas disputadas ao longo da última campanha, foi figura decisiva na chegada dos famalicenses à meia-final da Taça de Portugal e visou as redes portistas duas vezes só no mês de maio.

A excelente performance desportiva valeu-lhe a eleição para Melhor Jovem da Liga 2022/23 pelos treinadores e capitães do principal escalão. Agora, ainda com 22 anos, junta-se ao plantel portista e alarga as opções ofensivas de Sérgio Conceição.

Jorge Nuno Pinto da Costa
“O Iván Jaime fez um campeonato excecional na época passada e nós sabemo-lo bem, pois jogou contra nós e muito bem. Era realmente um desejo nosso que foi concretizado e obviamente uma vontade do treinador, que vê no Iván Jaime um jogador com muitas potencialidades. Toda a gente percebeu que o desejo do jogador era vir para o FC Porto e essa foi uma das razões pelas quais conseguimos concretizar esta transferência. Quando chega um jogador, as expetativas são sempre as melhores, mas agora depende do trabalho que ele efetuar, ainda que o nosso treinador consiga tirar o máximo rendimento de qualquer jogador. Foi uma transferência feliz e também possível pela compreensão do Famalicão e do seu presidente. Estou muito satisfeito.”

Iván Jaime
“Estou muito contente, muito feliz e muito agradecido a todas as pessoas do clube. Tenho muita vontade de começar a trabalhar, de conhecer os meus companheiros e de pisar o relvado do Estádio do Dragão. Vou dar tudo e trabalhar muito para ajudar a equipa. Desde que soube do interesse do FC Porto, um clube conhecido em todo o mundo, decidi que queria vir para cá a todo o custo. Aconteceu e estou muito feliz por isso. Venho para o FC Porto para dar o meu melhor e para continuar a aprender com os meus companheiros e com a equipa técnica. Vai ser muito bom trabalhar com Sérgio Conceição e tenho muita vontade de aprender mais coisas. Vou dar o meu melhor e trabalhar muito para estar sempre a 100% dentro do campo. Prometo muito trabalho e muito futebol. Gosto de desfrutar dentro do campo e que os adeptos desfrutem também. Estou ansioso por sentir o apoio dos adeptos, que são diferentes, e jogar num estádio como o do Dragão é espetacular.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.