FCP logo

FC Porto venceu os lituanos do Nevezis por 100-84 na 1.ª jornada do grupo B de qualificação para a FIBA Europe Cup

A estreia europeia foi quase perfeita para os comandados de Fernando Sá. Frente aos lituanos do Nevezis, o FC Porto exibiu-se com extrema competência junto a ambas as tabelas, mostrou-se claramente superior e venceu por 100-84. Max Landis, com 31 pontos convertidos, foi o melhor marcador da equipa na partida, mas lesionou-se a 17 segundos do final - após exames, confirmou-se a rotura do tendão de aquiles direito, no entanto será reavaliado no Porto. Segue-se uma autêntica final frente ao Manisa (quinta-feira, 17h00, Porto Canal/FC Porto TV) que, se tiver um desfecho idêntico ao da tarde desta terça-feira, irá levar os portistas para o grupo E da fase de grupos da FIBA Europe Cup.

O triplo convertido por Cleveland Melvin no primeiro lançamento foi o mote para um primeiro período marcado pela alta eficácia dos azuis e brancos (25-23). Se a equipa teve mais de 50% de eficácia a atirar ao cesto, Max Landis, o homem em maior destaque nos dez minutos inaugurais, muito contribuiu para isso com 10 pontos – seis dos quais com dois triplos – em cinco lançamentos (80% de eficácia). Para o segundo quarto, apenas transitou a superioridade portista, já que o acerto de ambos os lados foi claramente inferior (13-12). A vantagem situava-se nos três pontos no regresso para os balneários (38-35).

O arranque da etapa complementar foi fundamental para o desfecho final do duelo. O FC Porto entrou de rompante e angariou nove pontos de vantagem (44-35), tendo apenas permitido o primeiro lançamento bem-sucedido do Nevezis ao segundo minuto do terceiro quarto. Focados em deixar clara a superioridade que já se idealizava na teoria através da grande predisposição para defender e da qualidade perto do cesto dos lituanos, os da Invicta chegaram a ter 14 pontos de vantagem e entraram para a derradeira dezena de minutos com 11 (70-59).

Embalada por meia-hora de grande qualidade, a formação azul e branca deixou a pressão de lado e fugiu no marcador. Com três minutos volvidos, já eram 19 os pontos de vantagem e o destino do encontro estava selado. A calma do FC Porto contrastou com alguma falta de lucidez do oponente e o parcial final fixou-se em 100-84. A pior notícia da tarde chegou a 17 segundos do término do duelo, quando Max Landis se lesionou, teve de sair em braços para o balneário e fez soar os alarmes a 48 horas do que será um jogo decisivo para as aspirações dos portistas na Europa.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-NEVEZIS, 100-84

FIBA Europe Cup, Torneio de Qualificação, Grupo B
3 de outubro de 2023
Muradyie Sports Hall, em Manisa (Turquia)

Árbitros: Georgios Poursanidis (Grécia), Radomir Vojinovic (Montenegro) e Petar Pesic (Sérvia)

FC PORTO: Anthony Barber (10), Max Landis (31), Tanner Omlid (10), Cleveland Melvin (21) e Phil Fayne (14)
Suplentes: Miguel Maria, Keven Gomes, Nuno Sá (3), João Guerreiro, Miguel Queiroz (7), Luís Silva e Charlon Kloof (4)
Treinador: Fernando Sá

NEVEZIS: Lovre Basic (7), Sean McNeil (8), Viny Okouo (7), Ignas Vaitkus (19), Zan Waterman (7)
Suplentes: Brevin Galloway (23), Robertas Keliacus (2), Carlos Jurgens (1), Matas Macijauskas (4), Justinas Marcinkevicius (6) e Dominykas Grenda
Treinador: Gediminas Petrauskas 

Ao intervalo: 38-35
Parciais: 25-23; 13-12; 32-24; 30-25

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.