FCP logo

Dupla marcou seis dos dez golos portistas no triunfo frente aos Carvalhos (10-0), da 9.ª jornada do campeonato

Contra um último classificado sem qualquer ponto somado, a pressão e responsabilidade estava inteiramente do lado portistas, mas isso em nada afetou uma prestação imaculada dos atletas de Ricardo Ares, que exerceram desde cedo uma pressão asfixiante sobre o adversário e venceram por 10-0 na 9.ª jornada do campeonato. Edu Lamas e Gonçalo Alves marcaram três golos cada um e tornaram-se protagonistas da maior goleada do FC Porto nesta edição da competição, que contou também com golos de Carlo Di Benedetto, de Hélder Nunes (2) e de Ezequiel Mena. Os portistas, que agora somam 21 pontos, subiram à liderança da liga, ainda que com mais um jogo do que o Sporting.

A goleada começou a ser construída aos oito minutos – após várias tentativas – por Edu Lamas. À direita, com potência e colocação, o espanhol atirou ao ângulo sem dar hipóteses a André Almeida. Gonçalo Alves não tardou em dobrar a vantagem e logo aos 10 minutos fez o 17.º golo no campeonato, mais um para reforçar o estatuto de melhor marcador da prova.

A pressão era imensa, quase como se o jogo se pautasse por um ataque continuado dos azuis e brancos, e Gonçalo Alves voltou a ser o elemento mais letal junto da baliza contrária (17m). Tentou bisar do lado direito, não conseguiu e, por isso, foi até ao lado esquerdo fazer o seu segundo golo no jogo. Edu Lamas não queria deixar o 77 fugir na lista de melhores marcadores do encontro pelo que, servido por Hélder Nunes, imprimiu toda a sua qualidade para encostar e também chegar ao par de remates certeiros (21m). Assim terminou a primeira parte, com um confortável 4-0 no placar.

A seriedade e a competência foram as palavras de ordem no regresso ao rinque para a etapa complementar. Logo ao segundo minuto de jogo, Edu Lamas tabelou com Gonçalo Alves e foi o primeiro a alcançar o hat-trick na conta pessoal (27m, 5-0). Bastaram mais 120 segundos para o Dragão Arena voltar a celebrar e desta feita de forma especial. Carlo Di Benedetto voltou a marcar para o campeonato após o regresso de lesão (29m) com a ajuda de um defesa, que desviou o seu remate e enganou o guardião oponente (6-0).

A competição saudável entre Edu Lamas e Gonçalo Alves havia de ser prolongada aos 32 minutos, quando, após falhar uma grande penalidade, o 77 rematou forte e cruzado à direita para chegar também ao terceiro golo da conta pessoal na partida (7-0, 32m). Hélder Nunes, habitué na arte de marcar golos, teve a sua oportunidade através de um penálti que o próprio sofreu. Mal o árbitro apitou, o 78 rematou e a bola só parou no fundo das redes (8-0, 37m).

Aos 42 minutos, o dono das bolas paradas do encontro voltou a brilhar. No livre direto resultante de um cartão azul mostrado a Tiago Belchior, Hélder Nunes fez o seu segundo golos da tarde frente a André Almeida e o nono do FC Porto. Foi também nesse contexto que, aos 47 minutos, Ezequiel Mena estabeleceu o 10-0 final no marcador.

“Tínhamos três objetivos: ter uma atitude muito boa, conseguir pontos na luta pela fase regular e o goal average. A diferença de golos pode ser vital. O jogo foi o que prevíamos, uma defesa muito fechada e nós a tentar que não chegassem à nossa baliza. Não foi um jogo perfeito da nossa parte, mas conseguimos que não nos marcassem. O importante é trabalhar bem e manter esta atitude, é assim que temos de ir a Tomar para defrontar uma das equipas fortes do campeonato. Hoje notou-se um pouco que foi uma semana carregada de trabalho física e vamos agora descansar para irmos na máxima força a Tomar”, salientou Ricardo Ares após o final do duelo.

Segue-se uma sempre difícil deslocação a Tomar no próximo sábado (18h00, Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-CARVALHOS, 10-0
Campeonato Nacional, 9.ª jornada
18 de novembro de 2023
Dragão Arena

Árbitros: Paulo Almeida e Miguel Matos

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Edu Lamas, Hélder Nunes, Rafa e Gonçalo Alves (cap.)
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Diogo Barata e Carlo Di Benedetto
Treinador: Ricardo Ares

CARVALHOS: André Almeida (g.r.) (cap.), Rúben Sousa, Pedro Cunha, Xavier Pinho e Ricardo Fale
Suplentes: Gustavo Carvalho (g.r.), Tiago Belchior, José Santos, Albano Caruso e João Coelho 
Treinador: Ricardo Geitoeira

Ao intervalo: 4-0
Marcadores: Edu Lamas (8m, 21m e 27m), Gonçalo Alves (10m, 17m e 32m), Carlo Di Benedetto (29m), Hélder Nunes (37m e 42m) e Ezequiel Mena (48m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.