FCP logo

FC Porto venceu a formação local por 3-1 na 10.ª jornada do campeonato

O fim de tarde de sábado não começou com agrado para o FC Porto, mas terminou da melhor forma. Em Tomar, a equipa da casa colocou-se em vantagem a um minuto do intervalo, mas Carlo Di Benedetto, Ezequiel Mena e Gonçalo Alves garantiram os três pontos para os azuis e brancos (3-1). O triunfo valeu a ascensão provisória ao segundo lugar (24 pontos).

No sempre difícil reduto do Tomar, Carlo Di Benedetto até foi o primeiro a colocar a bola nas redes adversárias (14m), mas a equipa de arbitragem já tinha anulado a jogada por falta de Gonçalo Alves. A primeira parte, fértil em oportunidades, mas parca em golos – uma delas foi um livre direto de Hélder Nunes, aos 18 minutos, que foi defendido por António Marante –, terminou da pior forma para o FC Porto, já que a um minuto do intervalo Gonçalo Neto colocou a equipa da casa na dianteira do marcador (24m).

O contraste foi imediato no regresso dos balneários: Ezequiel Mena driblou de uma ponta à outra do rinque, tentou assistir Carlo Di Benedetto, mas na tentativa de intercetar essa mesmas assistência, António Marante colocou o esférico no stick do francês, que só teve de encostar para o empate (1-1, 28m).

Aos 36 minutos, Ezequiel Mena viu cartão azul e Xavi Malián segurou o empate e aos 40 Mena garantiu a reviravolta. Depois de uma iniciativa individual de Gonçalo Alves à direita, que terminou com um passe certeiro para o argentino, o 7 só teve de encostar para garantir a reviravolta no marcador (2-1). Uma dezena de minutos de resiliência e de muita inteligência emocional culminaram num livre direto para Gonçalo Alves, que selou o destino da partida à bomba (3-1, 49m).

Os campeões europeus vão agora estrear-se na Liga dos Campeões. No Dragão Arena, na próxima quinta-feira, o FC Porto recebe os italianos do Trissino (19h00, Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

TOMAR-FC PORTO, 1-3
Campeonato Nacional, 10.ª jornada
25 de novembro de 2023
Pavilhão Municipal Cidade de Tomar

Árbitros: Rui Torres e Fernando Vasconcelos

TOMAR: António Marante (g.r.); Filipe Almeida, André Centeno, Pedro Martins (cap.) e Alexandre Marques  
Suplentes: José Silva (g.r.); Guilherme Silva, Diogo Cortez, Gonçalo Neto e Franco Ferruccio 
Treinador: Nuno Lopes

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Edu Lamas, Gonçalo Alves (cap.), Rafa e Hélder Nunes
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Carlo Di Benedetto e Roc Pujadas
Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Gonçalo Neto (24m), Carlo Di Benedetto (28m), Ezequiel Mena (40m) e Gonçalo Alves (49m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.