FCP logo

FC Porto venceu em Gottingen (87-81) na 3.ª jornada do Grupo K da FIBA Europe Cup

A equipa de basquetebol do FC Porto precisou de fazer horas extra para se isolar na vice-liderança do Grupo K da FIBA Europe Cup. Em Gottingen, na terceira ronda da segunda fase da prova, os portistas bateram a formação local por 87-81, ultrapassaram o adversário do país Campeão do Mundo na tabela classificativa e passaram a somar cinco pontos, um a mais do que os alemães e outro a menos do que o Bilbao Basket.

A primeira cimeira europeia de 2024 começou bem (2-9), Cat Barber apresentou-se com a mira afinada desde cedo e assumiu as despesas ofensivas no primeiro período, que terminou 17-15 a favor dos da casa. O desnível acentuou-se a partir daí, o conjunto da poderosa Bundesliga impôs-se na luta das tabelas (22 ressaltos contra 11) e os Dragões acertaram apenas 15% dos tiros exteriores, números que ajudaram a explicar a diferença de nove ao intervalo (40-31).

Os azuis e brancos regressaram do descanso muito mais certeiros nos dois lados do campo, impuseram um parcial de 13-2 e reverteram o atraso num ápice. Daí em diante o encontro pautou-se por muito equilíbrio, Barber contou com a preciosa ajuda de Cleveland Melvin no ataque e ambos procuraram anular a elevadíssima eficácia de Grant Anticevich (22 pontos em 12 lançamentos).

Nos derradeiros instantes, com tudo empatado a 76, os germânicos perderam a bola na penúltima posse, Cleveland Melvin acertou no aro desde muito longa distância e o jogo acabou por ir a prolongamento. Fernando Sá pediu máximo empenho defensivo nos cinco minutos adicionais e os jogadores corresponderam, reduzindo o Gottingen a cinco pontos, marcando 11 e acabando por vencer 87-81 muito graças à pontaria de Barber (21), Melvin (16), Fayne (14), Aaron Harrison (14), Tanner Omlid (11) e companhia.

“Esta é uma vitória que dedicamos aos nossos sócios e adeptos, aos quais estamos gratos por todo o apoio que nos têm dado. Acima de tudo, vencemos pela forma criteriosa como conseguimos limitar o ataque do BG Gottingen, sobretudo no que diz respeito ao lançamento exterior”, afirmou o treinador Fernando Sá após a partida.

Domingo há clássico frente ao Sporting, no Dragão Arena, relativo aos quartos de final da Taça de Portugal (15h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

BG GOTTINGEN-FC PORTO, 81-87 (a.p.)
FIBA Europe Cup, Grupo K, 3.ª jornada
10 de janeiro de 2024
Sparkassen-Arena, em Gottingen (Alemanha)

Árbitros: Ivor Matejek (Chéquia), Zdenko Tomasovic (Eslováquia) e Jan Baloun (Chéquia)

BG GOTTINGEN: Umoja Gibson (15), Osaro Rich, Bodie Hume (4), Mathis Monninghoff (3) e Karlis Silins (11)
Suplentes: Zach Ensminger (9), Nick Boakye, Peter Hemschemeier (3), Grant Anticevich (22), Philipp Hartwich (2), Max Wullner e Fedor Zugic (12)
Treinador: Olivier Foucart

FC PORTO: Cat Barber (21), Aaron Harrison (14), Tanner Omlid (11), Cleveland Melvin (16) e Miguel Queiroz (7)
Suplentes: Charlon Kloof (2), Luís Silva, Nuno Sá (2), João Guerreiro e Phil Fayne (14)
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 40-31
Parciais: 17-15, 23-16, 17-24, 19-21 e 5-11

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.