FCP logo

Destinado a pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial. Inauguração decorre este sábado

Um FC Porto cada vez mais inclusivo. Ao longo dos anos, o FC Porto tem realizado as adaptações necessárias para que os seus serviços e instalações sejam cada vez mais eficazes a dar resposta às necessidades de todos. É nesse âmbito, aliás, que além das iniciativas já conhecidas como o relato audiodescritivo dos jogos, a transmissão do hino do clube em língua gestual nos ecrãs do estádio ou a aplicação do código ColorAdd, inaugura agora um novo espaço sensorial no Estádio do Dragão, em parceria com a Betano, main sponsor do clube.

Chama-se INZONE, destina-se a pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial (Perturbação do Espectro do Autismo, Disfunção do Processamento Sensorial, Défice Intelectual, Doença de Saúde Mental) e surge como um espaço altamente diferenciador no contexto dos estádios de futebol.

A INZONE irá permitir que estas pessoas assistam a um jogo de futebol beneficiando de uma experiência segura, num ambiente controlado, e vivenciando o mínimo de experiências de sobrecarga sensorial.

A inauguração decorreu aquando da receção ao Estrela da Amadora no Dragão. Está, agora, disponível ao público mediante contacto prévio com o FC Porto, através do e-mail: [email protected].

Uma área dividida em três espaços

Construída em parceria com a Betano e a Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, a INZONE é constituída por 3 espaços transitáveis e multidirecionais, os quais têm como propósito facilitar a participação ocupacional das pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial e, sempre que possível, promover a capacitação gradual, cujo objetivo final será a integração na bancada junto da família e dos amigos.

“O FC Porto tem vindo a realizar um trabalho no âmbito da sustentabilidade e, mais propriamente, da inclusão que muito me orgulha e que tem sido descrito como sendo de referência na matéria. Este é mais um passo que damos, em parceria com a Betano e com a Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, que permite dotar o nosso Estádio do Dragão de valências que não existiam e que nos tornam mais inclusivos e preparados para receber todos os portistas”, sublinha Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto

Panos Konstantopoulos, Presidente da Kaizen Foundation, acrescentou: “É uma grande honra para mim, bem como para a Kaizen Gaming e Betano, apresentar esta iniciativa que pretende criar um ambiente mais inclusivo para indivíduos com dificuldades no processamento da informação sensorial. A nova sala sensorial no estádio do FC Porto é um passo significativo no sentido da integração social e da diversidade. Com o inestimável apoio do Presidente do FC Porto e em colaboração com a Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, conseguimos criar um espaço seguro e agradável. Na Betano, estamos empenhados em apoiar continuamente iniciativas que promovam a consciência social e a igualdade para todos. Agradecemos sinceramente ao FC Porto pela sua colaboração e pela oportunidade de contribuir para a criação de um Mundo que aceita e apoia a inclusão".

A INZONE está dividida em três áreas:

Zona 1 - Sala Sensorial: espaço com visibilidade direta para o relvado, onde é dada a possibilidade de assistir ao jogo de futebol com controlo de todos os estímulos sensoriais. Ao contrário do ambiente do estádio, dentro da sala sensorial, é possível controlar quantidade, intensidade e frequência dos diferentes estímulos sensoriais (som e luz podem ser controlados: a sala é insonorizada e com luminosidade regulável). A sala está ainda equipada com materiais e equipamentos (elementos visuais, auditivos, táteis, propriocetivos e vestibulares) que possibilitam a autorregulação do utilizador em situações de sobreestimulação e a manutenção do estado de alerta e da atenção ao longo do jogo. Estão também disponíveis materiais como bloqueadores de som, brinquedos reguladores e acesso a meios de comunicação aumentativa. No interior da sala é ainda possível recorrer à Realidade Virtual para experienciar diferentes ambientes relaxantes.

Zona 2 - Zona intermédia: espaço de transição entre a sala sensorial (zona 1) e a zona 3. Nesta zona, o utilizador passa a ter menor controlo sobre o ambiente, mas mantém o acesso a elementos propriocetivos, táteis e vestibulares que facilitam a sua regulação num ambiente menos controlado. Em situações de sobreestimulação e perante a dificuldade na gestão dos estímulos sensoriais, o utilizador poderá sempre regressar à Sala Sensorial e retomar o controlo do ambiente.

Zona 3 - Bancada: espaço contíguo à Zona 2. Esta zona possibilita o primeiro momento em que o utilizador da INZONE assiste ao jogo conjuntamente com os outros adeptos, mas é mantida a possibilidade de regressar às zonas anteriores sempre que necessário. Importa referir que cada utilizador da INZONE terá diferentes especificidades e, consequentemente, diferentes necessidades.

Assim, o utilizador pode assistir ao jogo na zona onde se sentir mais confortável e seguro, podendo também transitar entre zonas durante o jogo. Esta experiência será sempre acompanhada, avaliada e mediada por profissionais de saúde qualificados.

O acesso à INZONE é condicionado e realizado através de um circuito interno específico, de forma a garantir o máximo controlo dos estímulos externos e evitar situações de sobreestimulação (aglomeração de pessoas ou ruído intenso).

A INZONE, reconhecendo a heterogeneidade do seu público alvo, assume-se como um espaço integrativo, inclusivo e evolutivo ao longo do tempo. Tendo em conta a escassez de experiência e estudos com este tipo de projetos, no futuro em parceria com a ESS | P. Porto serão criadas linhas de investigação científica sobre esta temática.

O FC Porto e os seus parceiros neste projeto acreditam que a INZONE, desenvolvida de acordo com as guidelines da UEFA, será um excelente exemplo de como o futebol deve ser um promotor de inclusão, cumprindo assim o desígnio de não deixar que o futebol fique fora do alcance de ninguém.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.