FCP logo

FC Porto derrotou o Arsenal numa noite para recordar

Foi preciso esperar muito, mas valeu a pena. No último dos quatro minutos de compensação da segunda parte, um excelente golo de Galeno – o mais tardio da história do clube na Champions, descontando prolongamentos, e o 300.º azul e branco na história da competição – valeu ao FC Porto uma vitória por 1-0 sobre o Arsenal na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os Dragões são o único representante português na prova de futebol mais prestigiada do planeta e terminaram a jornada europeia com vários registos dignos de nota.

Na Europa só dá Porto
Quando a Liga dos Campeões começou, em setembro, havia três clubes portugueses entre os 32 participantes. No momento em que arrancam as fases a eliminar, só o FC Porto sobrevive. A equipa de Sérgio Conceição já soma cinco vitórias na prova, enquanto Benfica e Braga, em conjunto, só conseguiram duas.

Arsenal infeliz na Invicta
O jogo desta quarta-feira foi o quarto encontro oficial realizado pelo Arsenal no Estádio do Dragão. O melhor resultado que os ingleses conseguiram foi um empate a zero em 2006. Desde então, perderam por 2-0 em 2008, 2-1 em 2010 e 1-0 em 2024. O único golo dos ingleses – que neste encontro, pela primeira vez desde 2011 na Champions, não fizeram um único remate à baliza – foi marcado por Sol Campbell.

Outra vitória sobre os ricos
Sérgio Conceição vive a sétima temporada como treinador do FC Porto e conduziu a equipa aos oitavos de final da Champions pela quinta vez. Ao longo destes percursos, o técnico já derrotou várias vezes adversários com orçamentos superiores. Antes do Arsenal houve vítimas como o Atlético de Madrid, o Bayer Leverkusen, o Chelsea, a Juventus, o Leipzig, o Milan, o Mónaco e a Roma.  

Galeno explode na Champions
Autor do golo e jogador mais valioso em campo, Galeno somou o quinto remate certeiro na Liga dos Campeões e encabeça a lista dos melhores marcadores da prova, a par de Haaland (Manchester City), Højlund (Manchester United), Griezmann e Morata (os dois do Atlético de Madrid). O extremo luso-brasileiro é ainda autor de três assistências e por isso iguala Foden (Manchester City) como jogador com mais participações em golos na competição.

Pepe continua a fazer história
Cinco dias antes de completar 41 anos de idade, Pepe esteve em jogo do princípio ao fim, ajudou o FC Porto a manter a baliza inviolada e ultrapassou Ryan Giggs como jogador de campo mais velho a disputar uma fase a eliminar da Champions. Presente no Dragão, o antigo central inglês Rio Ferdinand não escondeu a admiração pelo capitão azul e branco: “Como é que ainda fazes isto?”.

Uma estreia inesquecível
Otavio foi anunciado como reforço do FC Porto a 31 de janeiro, estreou-se na equipa a 17 de fevereiro frente ao Estrela da Amadora e jogou pela primeira vez nas competições europeias quatro dia depois, contra o Arsenal. O central brasileiro de 21 anos disputou os 90 minutos e fez o passe que antecedeu o golo de Galeno. Viveu uma noite para recordar.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.