FCP logo

FC Porto venceu o RK Celje (32-30) e continua a sonhar com a passagem aos “oitavos” da Champions de andebol

A equipa de andebol do FC Porto cumpriu com o prometido e voltou aos bons resultados depois de quatro desaires consecutivos. Obrigados a pontuar para manterem viva a hipótese de qualificação rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões, os portistas bateram o RK Celje, por 32-30, passaram a somar oito pontos e adiaram a atribuição do sexto lugar para a próxima quinta-feira, dia 7 de março, na Polónia. Só uma vitória em casa do Wisla Plock, na última ronda do Grupo B, serve os interesses dos Tetracampeões de Portugal.

Os eslovenos começaram melhor, marcaram primeiro e só não o fizeram mais vezes porque Nikola Mitrevski honrou a memória de Alfredo Quintana com uma mão cheia de defesas após a homenagem das bancadas ao eterno número um - três anos e dois dias após o seu falecimento. Na baliza oposta, Ignacio Plaza e António Areia deram seguimento ao bom trabalho do guardião e transformaram uma entrada de 3-6 num 14-11 à meia-hora.

O intervalo não afetou a pontaria de Areia, que regressou das cabines com a mão quente e, num ápice, dilatou a vantagem até uns inéditos cinco golos (20-15), porém, guiados por Uros Milicevic, os forasteiros responderam na mesma moeda e repuseram a igualdade à passagem do minuto 50. Nos derradeiros dez, com Plaza novamente em grande plano, os azuis e brancos responderam às sucessivas investidas do campeão esloveno e acabaram por ganhar 32-30 com oito remates certeiros do pivô espanhol e nove do ponta português.

“Este era muito mais do que um jogo, queríamos sair de um mau momento e foi uma vitória importante. Com a ajuda de um público unido é tudo mais fácil e isso hoje foi fundamental para aumentar os índices de confiança da equipa. Houve um momento a meio da segunda parte em que tivemos alguns deslizes, o adversário aproximou-se, mas a equipa voltou a encontrar-se e o 7x6 foi uma boa solução. O importante é ter os jogadores e o público a lutar juntos nos momentos decisivos, porque quando se ganha é sempre positivo e na Liga dos Campeões ainda melhor. Falta-nos um jogo extremamente difícil contra o Wisla, queremos muito passar e é um bom problema para se ter. Temos que nos unir e olhar para o incentivo do público polaco como se fosse para nós”, declarou Carlos Resende no rescaldo do encontro.

Segue-se uma viagem até Setúbal, para defrontar o Vitória, na 20.ª jornada do Andebol 1 (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-RK CELJE, 32-30
Liga dos Campeões, Grupo B, 13.ª jornada
28 de fevereiro de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Slave Nikolov e Gjorgji Nachevski (Macedónia do Norte)

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (1), David Fernández (2), Diogo Oliveira, Christoffer Brännberger, Rui Silva (3), Ignacio Plaza (8), Mamadou Diocou, Leonel Fernandes (1), Diogo Branquinho, Antonio Martínez, António Areia (9), Nikolaj Læsø (6), Ricardo Brandão e Fábio Magalhães (2)
Treinador: Carlos Resende

RK CELJE: Rok Zaponšek e Gal Gaberšek (g.r.); Luka Peric (1), Mai Marguc (3), Tadej Mazej (1), Tim Cokan (2), Nik Cirovic (1), Vukasin Antonijevic (2), Rok Maric (1), Mitja Janc (5), Uroš Milicevic (10), Žan Korže Lesjak, Tio Malovic, Igor Zabic, Žiga Mlakar (1) e Filip Rakita (3)
Treinador: Alem Toskic

Ao intervalo: 14-11

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.