FCP logo

FC Porto e Portimonense medem forças às 18h45 no Algarve e na Sport TV

A ronda número 25 da Liga Portugal, a primeira em que os árbitros terão de explicar as decisões nos altifalantes dos estádios, arranca esta sexta-feira no Municipal de Portimão, onde a formação local recebe um adversário entre dois desafios de exigência máxima.

O primeiro terminou em goleada contra o Benfica, o segundo leva o FC Porto ao extremo Sul do país e o terceiro joga-se terça-feira no Norte de Londres.

A partir das 18h45, no Algarve e na Sport TV1, portistas e algarvios defrontam-se pela 45.ª vez, a primeira em 2024 e a segunda na presente campanha depois da vitória pela margem mínima no Estádio do Dragão (1-0).

Em outubro do ano passado, acabados de regressar de Barcelona, os comandados de Sérgio Conceição retomaram o caminho das vitórias diante deste mesmo adversário graças à pontaria de Evanilson.

Os dois conjuntos atravessam momentos distintos. Se, por um lado, o FC Porto conseguiu um triunfo histórico no clássico (5-0), o Portimonense não vence há cinco jogos e precisa de somar pontos para se manter acima da linha de água.

À entrada para a 25.ª jornada, apenas Vizela (18), GD Chaves (18), Estrela da Amadora (22) e Estoril (22) partem atrás dos alvinegros (23), que sofreram menos cinco vezes do que os flavienses (54) e são a segunda pior defesa do campeonato.

Carlinhos é a principal arma ofensiva às ordens de Paulo Sérgio. Aos 29 anos, o médio ex-Vasco da Gama leva seis golos marcados e três assistências na presente edição do campeonato, mais um tento e dois passes decisivos do que Helio Varela e mais dois remates certeiros do que Ronie Carrillo. Pedrão viu um cartão vermelho direto na receção ao Vizela (0-0) e irá cumprir castigo.

Na antecâmara da viagem rumo a Faro, Sérgio Conceição perspetivou “uma tarefa complicada” frente a um adversário “que tem variado muito de sistema”, “nas bolas paradas é forte” e “está a quatro pontos do oitavo lugar”, pelo que “o foco é o Portimonense” e ninguém mais: “Se eu pensar no jogo de Londres de certeza que vamos ter um dissabor em Portimão e isso não queremos”. O técnico pretende ainda continuar a “evoluir a ganhar” e a ter “o equilíbrio como base” do trabalho desenvolvido.

No Aeroporto Gago Coutinho, aviador designado sócio honorário do FC Porto em 1922, aterrou uma comitiva de 23 jogadores azuis e brancos. Gonçalo Ribeiro, Marcano e Zaidu continuam lesionados e fora das opções do mister, tal como Mehdi Taremi. Wendell está a recuperar de uma entorse no tornozelo direito e talvez “possa estar apto para o jogo”.

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.