FCP logo

Com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, exposição temporária abre ao público no dia 28 de março e propõe, num percurso por duas décadas de trabalhos, um encontro singular com o início da carreira de Júlio Resende

A iniciar o sexto ano de atividade, o Espaço João Espregueira Mendes, no Museu Futebol Clube do Porto, inaugura a exposição temporária ‘Resende 40/50 – Desenhos do Lugar do Desenho’. Num percurso por duas décadas de trabalhos de Júlio Resende, o evento constitui uma oportunidade única para contemplar obras do início da carreira deste artista referencial no nosso contexto.

De Paris ao Alentejo, do Porto à Póvoa de Varzim, as paisagens e as figuras aqui retratadas evidenciam a singularidade de um traço sempre revelador de preocupações humanistas que ultrapassam as simples determinações formais. Ou como o próprio Resende colocou em palavras:

Desenhar é ser e estar. 
Desenhar é confrontar-se consigo próprio e com o mundo. 
Pensar é desenhar, de algum modo. 
Desenhar é pensar no “absoluto”.


Com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, programador do EJEM, ‘Resende 40/50 – Desenhos do Lugar do Desenho’ resulta de uma seleção de trabalhos no acervo do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende e é visitável a partir de 28 de março de 2024, sempre com entrada livre.

Esta exposição também desperta novas abordagens a um autor crucial na ‘Pegada Artística do Dragão’, onde Resende sobressai, amplamente, através do Mural dos Fundadores, um conjunto de 12 painéis em azulejo concebidos para o Estádio do Dragão e que reúne desenhos do artista e os mais de 50 mil nomes dos Sócios do FC Porto presentes na inauguração do estádio, em 2003.

Depois de ‘Curiosidade Vertical’ – 500 anos de arte decorativa portuguesa (2019), ‘Cintilações: obras maiores do séc. XX português na coleção Ilídio Pinho’ (2019/2020), ‘O Relato, de Fernando José Pereira’ – primeira encomenda/exposição para esta sala (2021/2022), ‘Este mundo não nos pertence – obras da coleção Isabel Mota e Fernando Pereira’ (2022) e Humano, ainda demasiado humano – obras da coleção Norlinda e José Lima (2023), ‘Resende 40/50 – Desenhos do Lugar do Desenho’ é o sexto grande momento expositivo do EJEM, projeto do Museu FC Porto em parceria com a Família Espregueira Mendes e em atividade desde março de 2019.

Mais informações sobre agenda e condições de visita do EJEM e do Museu FC Porto em www.museufcporto.pt.
 

Relacionado com

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.