FCP logo

FC Porto arranca na sexta-feira, em Nyon, a participação na final four da Youth League

É em La Côte, junto às margens do lago Lemano, que se localiza a cidade que mistura o dinamismo conferido pelas instituições europeias que acolhe (UEFA e ECA) com a qualidade de vida de uma cidade histórica. A capital do distrito de Nyon, do cantão de Vaud, foi fundada pelos romanos e chegou mesmo a ser uma das mais importantes colónias suíças. Tem um fórum, uma basílica e um anfiteatro, tudo sinais desse domínio imperial.

Nos quase sete quilómetros quadrados que compõem a cidade onde o FC Porto vai decidir o destino europeu, fala-se francês e vive-se sob o lema “nada é mais agradável”.  Os “Lè Medze-Fedzo”, alcunha da população local que se traduz em português para “os comedores de fígado”, são quase 23 mil e dividem-se em 132 nacionalidades, entre as quais a portuguesa é a segunda mais representada, com 1506 habitantes no final de 2022.

O Colovray Sports Centre vai ser o palco de toda a ação no fim de semana de 19 a 21 de abril. Localizado em Nyon, em frente à sede da UEFA, o estádio tem 800 assentos e um total de 4000 lugares disponíveis para adeptos, que poderão acompanhar as equipas numa colina que ladeia o terreno de jogo.

Inaugurado em 1991, a gestão deste centro desportivo foi assumida pela UEFA no primeiro dia de abril de 2010 e já acolheu, além das anteriores fases finais da Youth League – à exceção da do último ano, que decorreu em Genebra –, jogos decisivos a nível intercontinental como a final do Campeonato da Europa de Sub-19 de 2004 ou o Campeonato da Europa Feminino de Sub-19 em 2009. Atualmente, é a casa do Stade Nyonnais, um clube que milita na segunda divisão suíça.

 

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.