FCP logo

Treinador da equipa de basquetebol do FC Porto prolongou o vínculo que o liga ao clube

Fernando Sá renovou o contrato que o liga ao FC Porto por duas temporadas, até 2026. Contratado no verão de 2022 para assumir o comando técnico da equipa de basquetebol, o antigo jogador dos Dragões regressou ao clube do coração, no qual envergou a braçadeira de capitão e se sagrou campeão nacional por três vezes, além de vencer a Taça de Portugal em três ocasiões e arrecadar ainda uma Supertaça. 

Nascido no Porto a 16 de outubro de 1969, o técnico portista deu os primeiros passos no basquetebol no Vasco da Gama, de onde se mudou para o clube mais marcante da carreira aos 15 anos. A quatro anos de formação, em que ganhou um Campeonato Nacional de Juniores, Fernando Sá juntou 11 anos como sénior, tendo ainda representado a principal seleção portuguesa por seis vezes durante a carreira.

A transição do campo para o banco era inevitável e, durante 13 anos, entre 2006 e 2019, foi treinador do Vitória de Guimarães, tendo conduzido os vimaranenses a duas Taças de Portugal (2007/08 e 2012/13), um título da Proliga (2006/07), um Troféu António Pratas (2009), três presenças nas meias-finais da Liga (2015/16, 2016/17, 2017/18) e a duas nas finais (2013/14 e 2014/15). Como treinador do FC Porto, levou os Dragões à conquista de uma Taça de Portugal, na época em curso, e a duas presenças consecutivas nos quartos de final da FIBA Europe Cup.

Jorge Nuno Pinto da Costa
“Esta renovação é perfeitamente natural, pois ele tem feito um excelente trabalho. Recentemente, até venceu um troféu (a Taça de Portugal), mas não foi isso que foi decisivo, embora conquistar títulos seja um dos objetivos. Fez um excelente trabalho até aqui e a sua continuidade era perfeitamente natural. Para mim, é um prazer especial, pois para além da sua competência, sei que temos um treinador que vive e sente o FC Porto como qualquer adepto que gosta do FC Porto. No fundo, conseguimos fazer um dois em um: temos um treinador competente e apaixonado pelo clube. Os adeptos entendem a competência dele e a sua paixão pelo clube e isso ajuda a que esteja muita gente nos jogos da equipa de basquetebol. É uma renovação natural e justa, que me dá muita alegria. É um reconhecimento da competência dele e da paixão que tem pelo FC Porto.”

Fernando Sá
“Estou muito satisfeito. Se já estava satisfeito quando fiz o primeiro contrato, quando vim para cá há dois anos, agora ainda mais, pois uma renovação é sempre o reconhecimento de alguma coisa em qualquer profissão. Em meu nome e de toda a estrutura da equipa de basquetebol, incluindo os atletas, é algo que me deixa muito satisfeito, pois só todos juntos conseguimos que isto seja possível. Ter o presidente presente nesta renovação com um clube que tem uma exigência tão grande é algo que me deixa muito feliz. A parte da ligação ao clube e aos adeptos é a mais fácil para mim, pois sai-me naturalmente. As coisas são o que são e eu sinto que sinto. A conquista da Taça de Portugal é o fim de muita coisa e o início de muita coisa, pois agora o mais importante é o futuro e focarmo-nos naquilo que temos para conquistar. Comecei a sentir-me realizado quando comecei a ver o pavilhão a encher e as pessoas a identificarem-se com o que temos feito. Era um desejo meu que o basquetebol pudesse contribuir com troféus para o Museu e isso já aconteceu, mas espero que no futuro seja ainda mais. O que posso prometer aos adeptos é que a equipa vai continuar a demonstrar dentro de campo aquilo que tem demonstrado até aqui. No sábado temos um jogo muito importante com o Sporting que pode definir os dois primeiros lugares, mas não define título nenhum. Por estarmos em primeiro, é muito importante que consigamos vencer. Sabemos que as outras equipas têm os mesmos objetivos que nós, por isso temos de demonstrar dentro de campo o caráter e a personalidade que temos demonstrado até aqui.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.