FCP logo

FC Porto perdeu com o PV Colégio Efanor (3-1) no jogo 4 da final do campeonato de voleibol

A equipa de voleibol feminino do FC Porto sofreu um novo desaire em casa do PV Colégio Efanor e adiou para a próxima quarta-feira, no Dragão Arena, a decisão da Liga Solverde. Depois de duas vitórias caseiras, uma por 3-1 e outra na negra, as tricampeãs voltaram a perder na Senhora da Hora, por 3-1, no quarto dérbi da final do play-off.

A jogarem em casa, as comandadas de Mário Fernandes entraram focadas e decididas a não deixar fugir o primeiro set, aproveitaram alguma passividade forasteira, lutaram por todas as bolas como se fossem a última e colheram os frutos desse empenho passada meia-hora, quando um serviço para fora de Lauren Page consumou o 1-0 (25-22).

O PV Colégio Efanor deu continuidade ao bom momento no arranque da segunda e cavou uma vantagem de quatro pontos desde cedo (9-5). As tricampeãs esboçaram resposta daí em diante e conseguiram empatar já dentro da fase decisiva (19-19), mas consentiram um parcial de 4-0 e desperdiçaram novo serviço em bola de set (25-22).

A inevitável reação azul e branca surgiu de imediato (3-7) e prolongou-se pela terceira partida, a mais desequilibrada até então. Com um avanço de dois dígitos (13-23), as detentoras do título perderam sete dos oito pontos seguintes e chegou a temer-se o pior, mas a desvantagem ficou reduzida passados 29 minutos (20-25).

A ganharem 2-1 e 4-1, as visitadas cederam seis dos sete pontos que se seguiram (6-10), só recuperaram o atraso quando empataram o marcador a 16 e a emoção ficou guardada para a reta final do quarto set. Logo ao primeiro match point, um potente remate de Eugénia Nosach não deu hipóteses à defesa portista e selou a vitória das matosinhenses.

“Não é o resultado esperado, porque naturalmente queríamos ganhar. Cometemos muitos erros no primeiro set, as adversárias estiveram melhores do que nós tecnicamente e foi uma luta muito grande para tentarmos ganhar alguma coisa. Conseguimos fazê-lo no terceiro, no quarto estivemos perto mas nas rotações não fomos estáveis e o PV passou para a frente até no capítulo emocional. Nos jogos que ganhámos fomos mais fortes mentalmente e é algo em que temos de melhorar, porque o PV teve alguma vantagem nisso. Temos de ser mais estáveis tecnicamente, emocionalmente e aguentar melhor o que o PV tem feito. Tivemos os adeptos ao nosso lado todo o ano, porque eles estão sempre connosco e são uma parte da equipa que queremos preservar. Sabemos que vão lutar connosco no Dragão porque foi isso que fizeram durante todo o ano”, declarou Miguel Coelho no rescaldo da contenda.

O quinto e decisivo embate joga-se na próxima quarta-feira, dia 1 de maio, no Dragão Arena (21h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

PV COLÉGIO EFANOR-FC PORTO, 3-1
Liga Solverde, play-off, final, jogo 4
28 de abril de 2024
Pavilhão do Colégio Efanor, na Senhora da Hora

Árbitros: Vítor Gonçalves e Nuno Teixeira

PV COLÉGIO EFANOR: Matilde Rodrigues e Evelyn Delogú (líberos); Anna Kobrock, Viviane Isidoro, Eugénia Nosach, Inês Pereira, Ana Vale, Beatriz Cerveira, Bruna Gianlorenço, Ana Garrido, Sarah Evaristo, Mariana Maia, Ana Couto e Lara Carvalho
Treinador: Mário Fernandes

FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Aline Delsin, Kim Robitaille, Lauren Matthews, Lauren Page, Janaína Vieira, Victória Alves, Taylor Sandbothe, Gabi Coelho, Maria Reis Lopes, Beatriz Moreira, Ana Rui Monteiro e Kyra Holt
Treinador: Miguel Coelho

Parciais: 25-22, 25-22, 20-25 e 25-23

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.