FCP logo

Vencedores da Taça de Portugal não deixaram a ambição de parte na hora de festejar

O FC Porto conquistou este domingo, no Jamor, a 20.ª Taça de Portugal do palmarés. No final do encontro que venceram frente ao Sporting (2-1), os jogadores congratularam os colegas pelo triunfo e os adeptos pelo apoio antes de lembrarem que “o FC Porto vive de títulos” e que, num clube “habituado a vencer”, é preciso “continuar a cultivar” essa forma de estar.

Evanilson
“Mesmo não sendo uma temporada tão boa da nossa equipa, fechar com um título é muito importante. Acho que fizemos uma grande competição e merecemos este título. O nunca morreu, felizmente. É ainda melhor marcar no clássico, fico feliz por ajudar a equipa a ganhar um título. Sabíamos das dificuldades que ia ser, que o Sporting é uma grande equipa. Os adeptos encheram o estádio e apoiaram-nos e ajudou bastante. Fiquei feliz por a equipa ter conseguido dar a volta. Mesmo estando com o ombro todo rebentado. Temos de tirar muita coisa dessa época, da Taça de Portugal, onde fizemos uma competição muito boa, como na Champions. Agora é relaxar, procurar o que tiver de melhorar para na próxima época fazer uma grande temporada. Dedico ao nosso presidente... na verdade para os dois, é muito importante para os dois.”

João Mário
“Dia muito feliz para todos nós. Foi uma época difícil e acabar a ganhar este título ao campeão nacional tem um gosto maior. Estamos felizes por acabar a época em grande. Agora é descansar para depois preparar a próxima. Muito importante. A partir do momento em que sabíamos que não tínhamos hipóteses de ser campeões, que era o primeiro objetivo, sabíamos que tínhamos a Taça e íamos fazer tudo para a conquistar.”

Martim Fernandes
“O primeiro título pela equipa A significa muito. Vai ficar marcado para a vida toda e espero ganhar muitos mais. Foi incrível, os adeptos todos a vibrar, nós também. É uma sensação única. Gosto do apoio dos adeptos, quero sentir que querem que jogue mais vezes a titular e quero seguir esse caminho para subir na carreira. O objetivo principal é tentar evoluir mais um bocado.”

Romário Baró
“É sempre bom conquistar títulos pelo clube. Estou muito feliz. Não há que esconder, quando o FC Porto não ganha o campeonato é sempre uma temporada não tão boa. A equipa foi feita para ganhar. Este título é o último da época e tem um significado especial. Conta tanto como os outros. O importante foi feito, ganhámos e agora é festejar. Espero, como portista, que seja o início já da próxima época.”

Zaidu
“Foi uma época difícil para mim, aconteceu. Agora tenho de olhar para a frente. Muito orgulho com este título. Acabámos bem. Importante para pensarmos na próxima época. Chame o Nélson Puga, pergunta-lhe a ele. Não sei nada da recuperação, só sei que estou melhor.”

Diogo Costa
“É um sentimento agridoce, porque provámos hoje que somos a melhor equipa, contra o campeão nacional. A época não foi como queríamos, mas houve muita coisa que não ajudou. Pelo trabalho, merecemos esta Taça para melhorar a época. Este clube vive de títulos e este dá-nos uma alegria que necessitávamos. Estes são os melhores adeptos do mundo e fazemos tudo por nós, pelo clube e pelos adeptos sempre.”

Fábio Cardoso
“Foi uma final bem disputada. Ficámos com mais um jogador, mas se isso às vezes até é mais difícil porque o Sporting fechou-se mais e procurou as transições e as bolas paradas. Fomos bastante competentes e a vitória peca só por escassa, porque com mais calma podíamos ter feito mais golos e conseguir uma vitória mais tranquila. Sabe sempre bem, é mais um título e agora é descansar bem e preparar, daqui a mês e meio, a próxima temporada. Neste clube é sempre importante vencer. Temos perfeita noção que a época não correu como nós queríamos, como merecíamos, mas temos de olhar para nós, para o que podemos fazer mais, a nível individual e coletivo, e trabalhar para voltar a conquistar o campeonato o mais rápido possível. Queremos vencer, estamos habituados a vencer e queremos continuar a cultivar essa cultura.”

Galeno
“Sem dúvida. Pelo que a gente passou desde o início, pecámos em muitos jogos e isso acabou por nos prejudicar durante a época. Merecíamos acabar com um título, pelo trabalho que fizemos durante a época, pela união que construímos, apesar das muitas coisas que aconteceram. É muito importante, porque o FC Porto vive de títulos e isto dá muito força para nós.”

Otavio Ataíde
“Muito feliz. É muito gratificante. Desde que cheguei o grupo tem-me apoiado bem. Pelo trabalho que fizemos merecíamos um título. Tive a felicidade de ver esse estádio cheio com os adeptos a puxarem pelas equipas. Foi um grande jogo. Que seja o primeiro de muitos. Vai ficar marcado na minha carreira para sempre. Tive de mudar o meu jeito de jogar e tive de mudar rápido. Aprendi muito com o Pepe, com o míster sempre a ajudar. Só tenho a agradecer e isso para mim foi muito gratificante. É importante ter a minha família aqui. Morava longe da família desde os 14 anos e quando vim para aqui e tive oportunidades de os trazer não pensei duas vezes.”

Pepê
“Estou muito feliz por acabar a época com esse título. Foi uma época difícil, tivemos altos e baixos, mas o mais importante é acabar com este título. Não sabemos de nada, o que queremos é que fique. É um grande treinador, eu falo por mim. Desde a minha chegada evoluí muito com ele. Sou muito grato a ele por tudo o que fez por nós. Todo o plantel espera que ele continue. É com o pessoal da direção e o com o míster. Temos de esperar.”

Francisco Conceição
“Significou muito porque lutámos todos os dias por este clube para conquistar títulos. Aqui está a recompensa por tudo o que fizemos durante o ano, mesmo não correndo como queríamos. Demos a volta e acabámos em grande. Fomos justos vencedores. Foi difícil para nós porque nós, que sentimos o clube, sabemos que passou momentos difíceis. Cabe-nos não baixar a guarda e tentar todos os dias trabalhar por este clube. Acabámos a época com esta conquista da Taça, que é muito saborosa. Não sei como vai ser o futuro, nem ele me disse. Disse-me para me concentrar no trabalho e fazer o que sei. Tenho muito orgulho nele. Enquanto jogador do FC Porto quero que os melhores fiquem. Sei que é um grande treinador e gostava que continuássemos a ganhar e com ele estamos mais perto. Mas só ele sabe o futuro dele.”

Mehdi Taremi
“É uma honra estar aqui, ser parte deste grupo por quatro anos. Foi incrível, foi fantástico. Tive muito boas memórias com o FC Porto. Hoje foi incrível, marquei, ganhámos. O mais importante é sempre ganhar. Jogámos para os adeptos, jogámos pelo clube e conseguimos o título. É uma honra. Este ano tive a Taça da Ásia e a minha cabeça estava lá. Era o meu país e não pude jogar tão bem pelo FC Porto. Tentei sempre o meu melhor. Peço desculpa aos adeptos. Fiz o que pude. Foi um período difícil para o FC Porto e para mim, porque queria ajudar. Falou-se muito das coisas à volta do futebol. Fiz o melhor que pude. Peço desculpa por esta época, sei que os adeptos queriam que fizesse mais pela equipa. Peço desculpa por isso. Boa sorte para todos. Sou um super Dragão daqui para a frente, como sempre fui.”

Pepe
“Estou feliz aqui no FC Porto, é ver o dia a dia. Posso dar quase 100% que vou estar apto. Foi difícil estar de fora, pois já joguei muitas finais neste palco que respeitamos muito. Respeitamos muito esta competição. Foi diferente, com o coração a mil, mas acabou com a vitória. Foi uma época difícil e temos uma equipa jovem, apesar dos meus 41 anos, mas com muito talento. A equipa amadureceu muito e fechámos bem o ano. Tenho a certeza de que no próximo ano eles vão dar uma resposta muito boa e lutar pelo título de outra maneira.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.