Edição de 8 de agosto de 2024
Por motivos técnicos não foi possível enviar a newsletter Dragões Diário através dos meios tradicionais à hora habitual. Aqui fica a edição deste dia 8 de agosto de 2024.
De casa
A Direção do FC Porto irá participar junto do Conselho Fiscal e Disciplinar contra todos os associados acusados na “Operação Pretoriano” com vista à instauração dos devidos processos disciplinares nos termos dos Estatutos. A Direção do clube pretende que sejam apuradas as responsabilidades dos sócios em questão e aplicadas as sanções que se revelem apropriadas tendo em conta a gravidade dos incidentes e comportamentos em causa.
Os preparativos para as estreias na Primeira e Segunda Liga prosseguem a todo o gás no Olival, onde Vítor Bruno e João Brandão orientaram duas sessões cada, uma de manhã e outra à tarde. A equipa A defronta o Gil Vicente às 20h30 de sábado no Estádio do Dragão, com arbitragem de Cláudio Pereira, e a B recebe o Alverca no domingo às 18h00.
Numa prova marcada pela incerteza devido à qualidade da água do rio Sena, Angélica André terminou a maratona da natação no 12.º lugar a dois minutos e 24 segundos da nova campeã olímpica, a neerlandesa Sharon van Rouwendaal. A medalhada de bronze nos últimos Mundiais superou o registo conseguido nos Jogos de Tóquio (17.º) e fixou a melhor participação portuguesa na natação feminina em águas abertas.
O futebol feminino tem mais sete caras novas: Bárbara Marques, Bruna Rosa e Inês Oliveira assinaram contratos profissionais, enquanto Lara Gabriel, Rita Martins, Ana Beatriz Martins e Mariana Queirós rubricaram vínculos de formação. “Babi” chega à Invicta com um currículo recheado ao serviço dos principais emblemas do Minho, ao passo que “Bruninha” e Inês representavam o Rio Ave.
A guarda-redes vai “dar tudo para levar o FC Porto ao topo do futebol feminino o mais rápido possível”, a lateral esquerda define-se como “uma jogadora com muita raça, que nunca desiste” e a médio ofensiva vive “um sonho desde pequenina” ao representar “o clube do coração”. As mais jovens demonstram “muita vontade de vencer” e de “subir à primeira divisão”, prometendo “trabalhar ao máximo” para “trazer as maiores alegrias”.
Anunciadas as renovações de Eliana Durão, Victória Alves, Ana Rui Monteiro, Janaína Vieira, Lauren Page, Bruna Guedes e Gabi Coelho - Joana Resende já tinha contrato – e as entradas de Sara Rohr, Bruna Correia, Puck Hoogers, Erika Mercado e Brianna Kadiku, chegou a vez de Kyla Swanson reforçar o voleibol feminino de “um dos melhores clubes do mundo”.
Desejosa de “confirmar isso com os próprios olhos”, a gigante de 1,93 metros descreve as primeiras interações como “muito positivas e super acolhedoras”, mostra-se “ansiosa por conhecer melhor as companheiras” e por merecer o apoio dos “adeptos apaixonados” de “uma equipa que costuma ser bem-sucedida”. Miguel Coelho orientou onze atletas no arranque dos trabalhos.
Do mundo
Há uma nova fotografia a dar que falar no surf olímpico depois da levitação de Gabriel Medina. Uma atleta brasileira e outra costa-riquenha disputavam a meia-final quando os repórteres fotográficos, que seguem em barcos, apanharam o grande momento: uma baleia emergiu e mergulhou no Pacífico, proporcionando mais uma das grandes imagens da competição que decorre no Taiti, a 15 mil quilómetros e onze fusos horários da capital francesa.
Mais do que belos retratos, de Paris chegam-nos histórias bonitas. Nino Salukvadze foi lá cumprir o último desejo do pai e tornar-se a primeira mulher a competir em dez edições dos Jogos, já que não falhou nenhuma desde Seul 1988. A atiradora georgiana igualou a marca de Ian Millar, cavaleiro canadiano que era até aqui o único atleta a participar numa dezena de Olimpíadas, antes de pendurar a pistola aos 55 anos.
Aconteceu
Nesta data, em 1998, os Tetracampeões e vencedores da Taça de Portugal percorreram metade do caminho rumo à conquista da Supertaça. A primeira mão da final entre FC Porto e SC Braga foi também a estreia oficial de Fernando Santos no banco das Antas e decidiu-se com uma finalização de Zahovič após cruzamento de Drulović. A combinação entre os pés esquerdos dos ex-jugoslavos selou a vitória pela margem mínima um mês antes de Capucho e Kralj confirmarem a conquista do décimo troféu a que Cândido de Oliveira dá nome. Desde então foram mais 14.
Para ver
A partir das 21h30, o Carlos Martingo e o Daymaro Salina fazem o rescaldo dos trabalhos do andebol e antecipam os embates de preparação contra o CB Puente Genil e o CB Cangas transmitidos pelo Porto Canal no sábado (18h00) e no domingo (12h00). Antes, às 19h45, as notícias que marcam a atualidade são resumidas num quarto de hora.
Para ouvir
Os Phoenix vão atuar na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos marcada para o próximo domingo no Stade de France. Igualmente confirmada está a presença de Tom Cruise, a quem a organização encomendou uma acrobacia especial que servirá de ponte para Los Angeles 2028. É uma missão impossível não bater o pé ao som deste “1901”.
Até amanhã,
Manuel T. Pérez
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.