Azul celeste🩵 e azul Porto💙 Alan Varela renova até 2030✍️
História, programação diversificada e um aniversário imperdível no Tour FC Porto (Museu + Estádio)
Os 21 anos do Estádio do Dragão também passam – e de que maneira! – pelo Museu Futebol Clube do Porto, mas a programação de novembro não começa, e muito menos acaba, na grande efeméride do mês. Logo nos primeiros três dias, ou seja, de 1 a 3, a experiência premiada Tour FC Porto (Museu + Estádio), que percorre toda a história do clube, visita memória da cidade, do país e do mundo e revela todo o esplendor do Dragão, ganha destaque com a promoção Blue Holiday, dirigida aos Sócios do FC Porto. Além disso, o Objeto do Mês (dias 1 a 30) assinala e celebra a chegada do futsal ao ecletismo do clube: a camisola de Gil Santos, capitão da equipa Sub-13 e autor do primeiro golo portista na modalidade, é a preciosidade associada a descobrir.
Na Sala Multiusos, a mostra temporária Américo (dias 1 a 30) é uma cereja no topo do bolo para revisitar ou conhecer uma lenda das balizas azuis e brancas. A abordagem ao passado é inédita para o público e faz-se através de uma coleção de objetos e documentos doados pelo antigo jogador ao Museu FC Porto. Uma Visita Orientada (dia 23) a esta exposição permitirá outro contacto, também diferenciado, com o legado inspirador de Américo e a história dos guarda-redes da equipa principal de futebol do clube.
A projeção Supertaça da UEFA 1987 – Os Jogos do Título (dia 24) leva ao grande ecrã do auditório do Museu a reprodução integral do jogo da primeira mão da conquista deste título internacional. Em Portugal, só o FC Porto coleciona este troféu e novembro traz 37 anos de memória do encontro em Amesterdão, onde o AFC Ajax treinado pelo lendário Johan Cruyff não teve pernas para a célebre corrida de Rui Barros que terminou em golo decisivo para os dragões. Ainda no auditório, a carreira e as marcas históricas de outro ícone do ataque e dos golos portistas são exploradas na primeira pessoa na projeção Universo Porto – Entrevista: Hulk (dia 30).
Histórias com Magia para Dragõezinhos – Os Segredos do Dragão Mágico (dia 30) fecha a programação infantil do mês, já com lotação esgotada anunciada para a sessão de Música com Dragõezinhos – Lua e Estrela (dia 3), na Terra do Dragão (espaço do Serviço Educativo). A oficina Ovos de Dragão (dia 17) realiza-se no fim de semana dos 21 anos do palco de todas as emoções portistas e integra-se, portanto, nos eventos direcionados ao aniversário do Estádio do Dragão.
Ora, como o Museu mantém viva a tradição de assinalar em grande esta efeméride, não é por acaso que, no dia 16 de novembro e com a habitual participação do historiador Joel Cleto, tem lugar o passeio cultural Rota do Dragão – Voar como o Dragão sobre o Estádio. Além disso, os Sócios do FC Porto beneficiam de descontos no Tour FC Porto com a campanha 21.º Aniversário do Estádio do Dragão (dias 16 e 17) e também estão agendadas Visitas Especiais 21.º Aniversário do Estádio do Dragão (dia 16) dirigidas a todos os visitantes, associados ou não associados do clube.
No Espaço João Espregueira Mendes, a exposição Resende 40/50 – Desenhos do Lugar do Desenho, prolongada até ao próximo dia 31 de dezembro, é indispensável para conhecer obras primordiais de Júlio Resende, autor crucial na arte portuguesa que assina o Mural dos Fundadores do Estádio do Dragão.
Mais informações sobre a programação, as campanhas e as condições do Tour FC Porto em www.museufcporto.pt.
Notícias Relacionadas
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.