FCP logo

Bobina de filme – 1969

Coleção Museu FC Porto
Esta bobina contém uma reportagem da visita do FC Porto ao rival SL Benfica no campeonato da I Divisão de futebol de 1968-1969, mas o elemento mais curioso é outro. Trata-se de um trabalho com assinatura de Perdigão Queiroga (1916-1980), referência do cinema produzido em Portugal no século XX e um nome que também desperta a atenção para outras imagens e memórias do passado do clube, da cidade e do país.

Uma lenda do FC Porto no grande ecrã
Do documentário ao filme, da assistência de montagem à realização, Perdigão Queiroga fez (quase) de tudo no cinema português. Em 1936, na comédia musical ‘O Trevo de Quatro Folhas’, de Chianca de Garcia, o lendário futebolista Waldemar Mota, do FC Porto, revelou-se como ator ao lado de grandes estrelas como Beatriz Costa, Procópio Ferreira e Nascimento Fernandes. A edição do filme passou pelas mãos de Perdigão Queiroga, realizador de ‘Fado, História d'uma Cantadeira’ (clássico português, de 1947 e com Amália Rodrigues) e diretor de fotografia de ‘A Costureirinha da Sé’ (de 1958 e cuja ação decorre no Porto), entre muitos outros trabalhos. 

Campeões em Leiria
Em 1969, o FC Porto venceu o Sporting CP na final do campeonato de juniores (sub-19) de futebol e conquistou o título na prova. ‘O Porto’, antigo órgão de comunicação oficial do FC Porto, fez a cobertura do jogo, realizado em Leiria, e a reportagem publicada incluiu uma referência a Perdigão Queiroga, apresentado como dirigente do clube de Lisboa. Os campeões do FC Porto desse ano faziam parte da escola portista dirigida por Artur Baeta e António Feliciano, dois dos grandes treinadores de sempre das equipas jovens do clube.  

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.