Projeto tem a duração de três anos e abrange mais de mil alunos de onze escolas da região norte
Com o combate ao bullying como foco principal, nasce o Dragon Force Awareness, um programa que tem como objetivo principal promover a transformação social através do desenvolvimento de competências fundamentais em crianças do 1.º ciclo de escolas inseridas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.
Favorecendo a integração social, bem como o bem-estar físico e emocional, o Dragon Force Awareness insere-se na iniciativa Portugal Inovação social 2030 e tem uma duração de três anos, com acompanhamento contínuo das mesmas crianças e quer chegar a mais de mil alunos de onze escolas da região norte, num total de 44 turmas acompanhadas.
Inês Miguel, coordenadora do Departamento de Psicologia da Dragon Force, explica: “Já tínhamos este projeto de base, onde trabalhávamos algumas dimensões que considerávamos importantes de sensibilizar junto das crianças do primeiro ciclo. Surgiu assim a oportunidade de trabalhar aqui o bullying, uma problemática muito atual.”
Habitualmente, a Dragon Force trabalha problemáticas semelhantes através do futebol e este é mais um exemplo. Usar sempre a bola e o movimento, criando atividades divertidas, mas que, ao mesmo tempo, promovam a reflexão.
“O trabalho que aqui fazemos de forma intensiva com a mesma turma é o mesmo trabalho que fazemos na Dragon Force. É trazer o futebol e o conhecimento que temos do futebol para conseguir suscitar interesse e preocupação nos alunos sobre como devemos agir”, acrescenta Pedro Pinto, Coordenador Técnico da Dragon Force.
Ao longo dos três anos do projeto, a equipa Dragon Force irá deslocar-se várias vezes às escolas para um acompanhamento e evolução contínua, uma vez que a relação com os alunos é um fator importante para resultados positivos. “Queremos contribuir para formar homens e mulheres e para o seu desenvolvimento. Acreditamos que temos um bom impacto neles”, reforça, Pedro Pinto.
O projeto Dragon Force Awareness conta com a colaboração da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto no âmbito do Observatório do Desporto, Educação e Comunidades do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas.
As escolas que queiram aderir só têm de entrar em contacto com a Dragon Force.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.