FCP logo

FC Porto venceu o Sporting em Lisboa (78-74) e vai discutir o título nacional com o Benfica

O FC Porto está na final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol, disputadas à melhor de cinco, depois de bater nesta sexta-feira o Sporting (78-74), em Lisboa, no jogo 3 das meias-finais. Com o 3-0 na série, os Dragões vão agora disputar com o Benfica a conquista do título nacional.

Ciente de que a final estava a uma vitória de distância, o FC Porto entrou com o foco no máximo e assumiu a liderança do resultado desde a primeira posse de bola, mas o Sporting nunca se rendeu e não permitiu aos Dragões terem mais do que 10 pontos de vantagem. Ao intervalo, a diferença favorável ao coletivo azul e branco era de quatro pontos (40-36), mas ainda havia toda uma segunda parte para jogar.

Aproveitando um terceiro período irreconhecível dos azuis e brancos, o Sporting não só passou para a frente como cavou uma vantagem de 10 pontos à entrada para os derradeiros 10 minutos do tempo regulamentar (63-53). De reviravolta em reviravolta, o FC Porto não se deixou ficar e somou a sétima vitória em outros tantos jogos com o Sporting em 2024/25, colocando assim um ponto final na época dos lisboetas.

Devyn Marble (22 pontos) saltou do banco para ser o melhor marcador do FC Porto, mas Toney Douglas (16 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências), Wes Washpun (13 pontos e 5 assistências) e Phil Fayne (8 pontos e 13 ressaltos) também estiveram em grande plano no coletivo comandado por Fernando Sá.

O jogo 1 da final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol realiza-se no dia 8 de junho (domingo), em hora a definir, no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Benfica e FC Porto chegam à final ainda sem qualquer derrota nos Playoffs, pois ambos venceram as eliminatórias anteriores por 2-0 e 3-0.

FICHA DE JOGO

SPORTING-FC PORTO, 74-78
Liga Portuguesa de Basquetebol, Playoffs, meias-finais, jogo 3
30 de maio de 2025
Pavilhão João Rocha, em Lisboa

Árbitros: Sérgio Silva, Sónia Teixeira e Daniel Oliveira

SPORTING: Diogo Ventura (8), Cat Barber (17), Jeremiah Bailey (22), Uwais Razaque (6) e Nick Ward (11)
Suplentes: Keonte Kennedy (3), Timothy Guers (2), Ludgy Debaut (5), Dinis Cherepenko, Arnette Hallman, Sérgio Silva e Denilson Tavares
Treinador: Luís Magalhães

FC PORTO: Toney Douglas (16), Wes Washpun (13), Max Landis (9), Xeyrius Williams (6) e Phil Fayne (8)
Suplentes: Miguel Maria (2), Devyn Marble (22), Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado (2), Miguel Queiroz e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 36-40
Parciais: 15-19; 21-21; 27-13; 11-25

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.