Joana Resende, Lila Durão, Victória Alves, Shainah Joseph, Ana Rui Monteiro e Bruna Correia continuam no FC Porto
O núcleo duro do voleibol do FC Porto mantém-se intacto com as renovações de Joana Resende, Lila Durão, Victória Alves, Shainah Joseph, Ana Rui Monteiro e Bruna Correia. Anunciada a continuidade de continuidade de Miguel Coelho e a saída de oito jogadoras, o plantel para 2025/26 começa a ganhar forma e já são seis as atletas com lugar garantido.
A capitã Joana Resende prepara-se para iniciar a sétima época de azul e branco, depois de ter deixado o AVC Famalicão no arranque da parceria com a AJM. Desde que defende o emblema do coração, a líbero de 34 anos já conquistou quatro títulos nacionais, uma Taça de Portugal, quatro Supertaças e uma Taça Ibérica em quase duas centenas de jogos.
Victória Alves também assinou o primeiro contrato em 2019/20, antes de sair para França e de regressar a Portugal para representar o Leixões. A zona 4 brasileira voltou ao FC Porto em 2022/23 e desde então tem assumido um papel de destaque no único representante português na Liga dos Campeões - tanto que foi a melhor pontuadora portista na última temporada (506).
Com as mesmas 43 presenças de Joana Resende, Lila Durão foi a jogadora mais utilizada na época passada, a primeira a tempo inteiro no Dragão Arena. Contratada ao Benfica no Verão de 2023, a distribuidora internacional portuguesa sofreu uma grave lesão nos primórdios da primeira campanha e esteve dez meses afastada da competição. Totalmente recuperada, contribuiu para a conquista da Taça Ibérica e para a inédita qualificação europeia.
Shainah Joseph só chegou a Portugal em finais de novembro, bem a tempo de encher as medidas aos adeptos portistas e de marcar 301 pontos em apenas 25 jogos, terminando o campeonato com a melhor média (9,5 por jogo). A oposta canadiana jogou nos Estados Unidos, na Bulgária, no Japão e em França antes de reforçar o grupo às ordens de Miguel Coelho.
Ana Rui Monteiro é uma das grandes promessas do voleibol luso. Formada no Esmoriz e recrutada no Colégio Efanor, a zona 4 de apenas 20 anos realizou o mesmo número de jogos nas duas primeiras temporadas de azul e branco (41), mas praticamente duplicou o número de pontos de 2023/24 (59) para 2024/25 (116). Foi uma das principais figuras da vitória portuguesa na Silver League, no Verão passado, e é sócia do Clube desde a infância.
Bruna Correia, a associada número 31.201, trocou a Cidade Berço pela Invicta há um ano e também é internacional sénior portuguesa. A central de 21 anos fez praticamente toda a carreira no Colégio Efanor, mas foi em Guimarães que se destacou - tanto que deu o salto do Vitória SC para o FC Porto. Disputou 17 encontros na época de estreia no Dragão Arena: sete na Liga, seis na Champions, dois na Taça CEV, um na Taça e outro na Supertaça.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.