FC Porto vai renovar as infraestruturas, tecnologias e serviços já a partir de 2025/26
Inaugurado a 16 de novembro de 2003, o Estádio do Dragão continua a ser uma referência arquitetónica entre os recintos desportivos de todo o mundo, mas nunca tinha sido alvo de obras de remodelação. A infraestrutura sofreu o desgaste natural e a tecnologia avançou de forma significativa, mas a casa de todos os portistas manteve-se intacta durante praticamente 22 anos.
Isso está prestes a mudar. Porque um dos estádios mais bonitos do mundo do futebol deve ter espaços e equipamentos ao nível que se exige, os sócios e adeptos azuis e brancos vão poder usufruir de mais e melhores experiências já a partir da próxima temporada.
Na sequência da parceria comercial estabelecida com a Ithaka - que envolve as receitas e custos de exploração associados à bilhética, ao corporate hospitality, aos naming rights e outros contratos de sponsorship associados ao estádio, ao Museu, às visitas e à organização de eventos não desportivos, bem como de outras oportunidades de geração de receitas, presentes ou futuras, relacionadas com o Dragão - o FC Porto definiu três eixos de intervenção: infraestruturas, tecnologia e serviços.
O investimento vai além da renovação das infraestruturas e pretende melhorar toda a experiência dos portistas, que em 2025/26 terão ao dispor uma plataforma de venda de bilhetes à altura dos pergaminhos do Clube, um renovado modelo de food & beverage (F&B) e uma experiência melhorada dentro do estádio graças à remodelação dos camarotes, das áreas comuns e de hospitalidade
Realizadas durante as pré-temporadas de 2025/26 e 2026/27, para que o impacto na época desportiva seja mínimo, as obras permitem dotar o recinto dos requisitos necessários para acolher eventos da dimensão do Campeonato do Mundo de 2030, bem como de concertos das estrelas musicais que arrastam multidões de fãs.
Na primeira fase dos trabalhos, que já decorre há algumas semanas, os camarotes estão a ser modernizados juntamente com as áreas comuns das bancadas - nomeadamente os bares e as casas de banho. Na segunda, prevista para o próximo Verão, o nascimento de novas zonas exclusivas de hospitalidade, com maior conforto e um serviço premium, irá transformar por completo a oferta de hospitalidade e os serviços VIP, cuja oferta tende a esgotar antes do início das competições.
No que diz respeito às infraestruturas de apoio, a alteração do modelo de F&B forçou a construção de uma cozinha central onde já poderão ser produzidos os alimentos servidos no Estádio do Dragão, ao contrário do que acontecia até agora, e que reduzirá significativamente o tempo de reposição dos produtos. Ainda nesse âmbito, prevê-se a criação de bares autónomos com AiFi - tecnologia que permite fazer compras sem filas para pedir ou pagar.
Para cumprir os requisitos mínimos da UEFA e dotar o Dragão de uma iluminação capaz de acolher todo o tipo de eventos, será implementado um novo sistema de luzes em duas fases. Além disso, o Clube iniciou um processo de consulta no mercado para proceder à substituição da cobertura, um investimento elevado que o tempo obrigará a realizar. Apesar das constantes intervenções de manutenção, é chegada a hora de avançar para uma renovação total da cobertura.
No capítulo da tecnologia, e de acordo com o Plano de Transformação Digital, o FC Porto vai lançar uma plataforma própria com impacto positivo junto dos associados e adeptos. Já em 2025/26, estes poderão realizar todas as operações de bilhética no estádio e pavilhão sem terem que se deslocar às lojas físicas.
A aquisição, renovação e troca de Lugares Anuais poderá ser feita de forma totalmente digital e, a partir do próximo mês, já será possível comprar um cativo no Estádio do Dragão e/ou no Dragão Arena em quatro prestações e em meia-dúzia de cliques. Na nova plataforma, os sócios poderão libertar os Lugares Anuais jogo-a-jogo e receber uma percentagem do valor por que estes tenham sido revendidos pelo Clube, num modelo de preços que irá favorecer cada vez mais os portistas assíduos.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.