Autenticação passa a ser obrigatória para todas as operações realizadas por sócios e adeptos
Os sócios e adeptos passarão a poder realizar um vasto conjunto de operações que até agora não existiam ou só estavam disponíveis nas FC Porto Stores e na Loja do Associado. Libertar a cadeira do Lugar Anual para revenda, solicitar e conceder poderes de compra a terceiros, descarregar o novo Cartão de Acessos, consultar a conta corrente, o histórico de transações e o registo de assiduidade - estas e outras opções passarão a estar ao dispor dos portistas, mas só após o login na Conta FC Porto.
Eis um guia prático, em constante atualização, sobre as novidades relacionadas com a Conta FC Porto.
O que é a Conta FC Porto?
A Conta FC Porto é o método de autenticação único e universal (Single Sign-On) de todos os sócios e adeptos do FC Porto em todas as plataformas digitais do Clube.
Em que consiste a Conta FC Porto?
A Conta FC Porto consiste num login, composto por endereço de e-mail e senha, e num conjunto de dados pessoais que visam autenticar a identidade do utilizador e definir o seu perfil.
Quais os dados obrigatórios para criar uma Conta FC Porto?
Para criar Conta FC Porto é necessário fornecer um endereço de e-mail pessoal e definir uma senha. Outros dados complementares de identidade e perfil poderão ser solicitados para completar a criação da conta.
Para que serve a Conta FC Porto?
A Conta FC Porto serve para garantir que todas as operações realizadas por um utilizador na internet foram efetivamente efetuadas por um determinado sócio ou adepto.
O que muda para os sócios?
Para os sócios, a mudança é gradual.
Até agora, a realização de operações nas plataformas do Clube - como compra de bilhetes ou Lugares Anuais - não carecia de autenticação prévia através da Conta FC Porto, bastando a identificação do sócio através da combinação “Número de sócio + Cartão de Cidadão”.
A partir de agora, todas as operações em ambiente digital carecem de um login através da Conta FC Porto. Na nova plataforma de bilhética, todos os sócios poderão realizar todas as operações relativas ao Lugar Anual (compra, renovação, troca, upgrade, downgrade), libertar a cadeira, consultar o histórico de transações e o registo de assiduidade ou descarregar faturas depois de se autenticarem.
O que muda para os adeptos que não são sócios?
Para os adeptos que não são sócios as mudanças, no imediato, são maioritariamente na bilhética.
Até agora, os bilhetes de público podiam ser adquiridos sem qualquer identificação dos titulares. A partir de 2025/26, todos os bilhetes em recintos FC Porto passam a ser nominativos e a sua aquisição carece de autenticação prévia por não-sócios do FC Porto.
Tal como já acontecia com os bilhetes de sócio, os bilhetes de público também deixam de ser impressos em papel ou enviados para o e-mail em formato .PDF e passam a estar disponíveis no novo Cartão de Acessos, digital, nominativo, pessoal e intransmissível, que poderá ser descarregado na nova plataforma, só após login através da Conta FC Porto.
Comprei bilhetes de público numa FC Porto Store. Também preciso de ter Conta FC Porto?
Sim. Depois de adquirir bilhetes de público numa FC Porto Store, os bilhetes ficarão disponíveis exclusivamente no Cartão de Acessos que poderá ser descarregado na sua Área Pessoal, acessível após login através da Conta FC Porto.
Atenção: quem comprar um bilhete de público numa FC Porto Store deve identificar o e-mail associado à respetiva Conta FC Porto, para onde será enviada uma notificação de disponibilidade do bilhete. Caso ainda não tenha Conta FC Porto no momento da compra, não há problema: o bilhete ficará guardado até à criação da nova conta. Assim que o faça, poderá descarregar o Cartão de Acessos na Área Pessoal.
Já utilizava e-mail e senha para entrar no Portal ou na App FC Porto. Preciso de fazer alguma coisa?
Não. A sua Conta FC Porto já está criada e mantém-se inalterada. Se necessário, deverá proceder à retificação e revalidação de dados diretamente após o primeiro login.
Sou sócio. Como crio uma Conta FC Porto?
A qualquer momento, em conta.fcporto.pt. No preenchimento dos dados, deve identificar-se como sócio do FC Porto e, se necessário, revalidar os dados pessoais.
Não sou sócio do FC Porto. Como crio uma Conta FC Porto?
A qualquer momento, em conta.fcporto.pt.
Não sou sócio. Também preciso de ter uma Conta FC Porto?
Sim. A partir de agora, todos os sócios e adeptos que pretendam realizar operações nos canais digitais do Clube, incluindo comprar bilhetes de público, devem ter uma Conta FC Porto.
Posso ter várias Contas FC Porto?
Não. Cada Conta FC Porto é individual, pessoal e intransmissível.
Posso gerir Contas FC Porto de outras pessoas?
A cedência ou partilha dos dados de registo e acesso é da inteira responsabilidade de cada utilizador. O Clube não se responsabiliza por eventuais danos causados pela utilização indevida da Conta FC Porto.
Os menores também têm de ter uma Conta FC Porto?
Para realizarem operações em plataformas do FC Porto ou para delegarem em terceiros o poder de essas operações serem realizadas em seu nome, todos os menores deverão ter uma Conta FC Porto.
Se for o responsável legal por um menor, poderá conectar as duas contas na secção "Autorizações" da área de Definições da nova plataforma. Estabelecido o vínculo, todas as operações relacionadas com a compra de bilhetes e Lugares Anuais poderão ser realizadas em nome do menor pelo qual é responsável legal.
Quais as soluções previstas para quem não tem e-mail?
Os sócios que não dispõem de um endereço de correio eletrónico poderão realizar todas as operações na Loja do Associado ou nas FC Porto Stores. A única exceção é a libertação da cadeira referente ao Lugar Anual para revenda quando não puderem aceder a um determinado jogo.
Nota: Há diferentes soluções, disponíveis gratuitamente na internet, que permitem a gestão integrada de múltiplas contas de e-mail do mesmo núcleo familiar. Estas soluções, como o Google Family Link ou Microsoft Family Safety, foram especialmente desenvolvidas a pensar no controlo parental e visam proteger e supervisionar a atividade online de menores, ajudando-os a navegar com segurança enquanto permitem monitorizar, limitar e orientar o uso da tecnologia de forma saudável e equilibrada. Também é possível configurar nativamente a delegação de acessos a uma determinada conta de e-mail, através do Microsoft Outlook, do Google Workspace ou outras soluções alternativas.
Sou sócio. Preciso de ter uma Conta FC Porto para fazer compras nas FC Porto Stores ou na Loja do Associado?
Não é necessário criar uma Conta FC Porto para pagar quotas, comprar bilhetes, Lugares Anuais ou produtos nas FC Porto Stores ou na Loja do Associado.
Não tenho e-mail. Como crio e faço a gestão da minha Conta FC Porto?
Ter um endereço de e-mail pessoal é condição obrigatória para criar e gerir uma Conta FC Porto.
Preciso de aceder à minha Conta FC Porto para descarregar bilhetes sempre que há jogos?
Não. Os associados poderão continuar a aceder ao recinto utilizando o cartão de sócio (físico ou digital).
Além disso, os sócios e adeptos do FC Porto poderão descarregar o Cartão de Acessos para a Wallet do smartphone. Esta operação só tem de ser realizada uma única vez, já que o Cartão de Acessos será atualizado automaticamente depois de instalado.
Como é que o FC Porto gere os dados pessoais?
A Política de Dados do FC Porto pode ser consultada em fcporto.pt/pt/privacidade.
O FC Porto partilha os dados de acesso da Conta FC Porto com terceiros?
Não.
Esqueci-me da senha da minha Conta FC Porto. E agora?
Selecione a opção "Recuperar senha" em login.fcporto.pt.
Não me recordo do e-mail com que criei a minha Conta FC Porto. E agora?
Se utiliza vários endereços de correio eletrónico, experimente recuperar a senha de cada um até receber um e-mail de recuperação. Se não conseguir, contacte o Suporte.
Tenho duas Contas FC Porto associadas a dois endereços de e-mail. O que devo fazer?
Deve eliminar uma das contas e utilizar apenas a principal.
Sou sócio, mas a minha Conta FC Porto não me identifica como tal. O que devo fazer?
A partir de agora, os associados do FC Porto devem deter obrigatoriamente uma conta de sócio, sob pena de não conseguirem aceder aos benefícios exclusivos.
Para resolver problemas de consistência de dados - como a existência de sócios do FC Porto que, no passado, utilizavam conta de adepto -, os serviços do Clube estão a implementar um procedimento interno de limpeza e retificação de contas.
Caso o problema persista, basta selecionar a opção “A minha conta não me reconhece como sócio” em login.fcporto.pt.
Se as dificuldades persistirem deve contactar o Suporte.
Quero apagar definitivamente a minha Conta FC Porto. O que devo fazer?
As informações sobre a Política de Privacidade e Proteção de Dados, designadamente o exercício do direito ao esquecimento, podem ser consultadas em fcporto.pt/pt/privacidade.
Não estou a conseguir aceder à minha Conta FC Porto. E agora?
Confirme que o endereço de e-mail e a senha são os corretos. Poderá ser necessário atualizar ou confirmar os dados pessoais. Caso a dúvida persista, contacte o Suporte.
Sou sócio de uma Casa FC Porto. Também preciso de ter Conta FC Porto?
Sim. Todos os membros das Casas FC Porto devem estar registados individualmente através de uma Conta FC Porto, independentemente (ou não) de também serem sócios do FC Porto.
A condição de sócio da Casa FC Porto é comunicada e atualizada diretamente pelos responsáveis da Casa aos serviços do Clube.
Sou sócio de um Grupo Organizado de Adeptos (GOA). Também preciso de ter Conta FC Porto?
Sim. Todos os membros de um Grupo Organizado de Adeptos devem estar registados individualmente através de uma Conta FC Porto, independentemente (ou não) de também serem sócios do FC Porto.
A condição de sócio de um Grupo Organizado de Adeptos é comunicada e atualizada diretamente pelos responsáveis do GOA aos serviços do Clube, nos termos da legislação em vigor.
Deixou de ser possível fazer login através das redes sociais. E agora?
Basta iniciar sessão através do e-mail associado à rede social em questão. Caso não tenha a certeza do endereço, solicite a recuperação de senha.
Continua com dúvidas?
Contacte o Suporte. Os sócios poderão encontrar equipas de apoio prontas para os ajudar nos jogos em casa.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.