Venda de Lugares Anuais e bilhetes para sócios e adeptos vai ser alvo de uma profunda transformação já em 2025/26
Avizinham-se mudanças na bilhética do FC Porto e não só: a partir de agora, todos os ingressos para todos os jogos de todas as modalidades e escalões passam a estar disponíveis em bilhetes.fcporto.pt, uma plataforma única, propriedade do Clube, que oferece inúmeras funcionalidades até aqui inexistentes. Em paralelo, entrarão em vigor novas regras que visam proteger a condição de sócio.
Eis um guia prático, em constante atualização, sobre as novidades que os portistas devem ter em conta.
O que vai mudar?
Está em marcha um processo de transformação com impacto em múltiplos domínios: dados dos sócios e adeptos, presença digital, compra, venda e distribuição de bilhetes e acessos aos jogos. O objetivo é reforçar a Comunidade FC Porto, aproximar ainda mais os sócios e adeptos do Clube, conhecê-los e oferecer-lhes uma experiência melhor.
Quais são os pontos principais da mudança?
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Um novo ambiente digital, evolutivo, para agregar todas as funcionalidades para compra de bilhetes e produtos associados, que será progressivamente integrado numa experiência unificada;
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Uma experiência de compra, pagamento e gestão de conta e produtos associados muito melhorada;
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Lugares Anuais acessíveis a mais sócios, com a possibilidade de serem pagos às prestações, sem custos adicionais, aliviando assim as finanças familiares e chamando mais portistas ao estádio;
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Registo de sócios e adeptos reestruturado, com perfil e perceber quais as suas preferências para comunicar de forma personalizada e adaptar a oferta de produtos e serviços;
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Maior proteção e defesa da condição de associado e dos benefícios inerentes, através da nominalidade dos bilhetes e dos novos métodos de autenticação através da Conta FC Porto;
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Autenticação de sócios para a compra de bilhetes e Lugares Anuais em ambiente digital deixa de ser feita através da combinação “Número de sócio + Cartão de Cidadão” e passa a estar concentrada na Conta FC Porto;
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Também os não sócios do FC Porto passam a ter de dispor de uma Conta FC Porto para todo o tipo de operações.
Qual a razão da mudança?
Para seguir os melhores exemplos internacionais no mundo do desporto e não só e continuar a dar passos em frente, chegou a hora de o FC Porto suprir as lacunas que distanciam o Clube dos seus sócios e adeptos há tanto tempo. Esta é melhor forma de os trazer ao estádio e ao pavilhão, de promover o associativismo, de premiar a assiduidade e de recompensar a fidelidade de quem esteve sempre ao lado do Clube.
As mudanças em curso são consideradas absolutamente fundamentais para tornar o FC Porto um Clube ainda maior e mais moderno.
Qual o calendário da mudança?
Algumas novidades já tinham sido postas em prática na última temporada - nomeadamente o novo cartão de sócio em tecnologia NFC, o processo de otimização dos fluxos e acessos ao Estádio do Dragão, o Portal do Sócio e a implementação dos programas Voltar a Casa, que visa a recuperação de sócios que perderam a ligação ao Clube, e Primeira Identidade, que permite registar recém-nascidos pela via digital.
No arranque de 2025/26 entra em funcionamento a nova plataforma de bilhética, através da qual passa a ser possível adquirir o Lugar Anual às prestações, consultar o histórico de transações e o registo de assiduidade, descarregar faturas, libertar a cadeira no caso de o detentor do Lugar Anual não poder ir ao jogo, etc.
Também no início da nova temporada começa a ser implementada a nova Conta FC Porto, um processo que viabilizará a reestruturação de dados no Clube e que, previsivelmente, deverá prolongar-se pelos próximos meses.
É ainda lançado o novo Cartão de Acessos (facultativo para sócios e obrigatório para não sócios), que tornará ainda mais fácil a entrada nos recintos do FC Porto em dias de jogo.
Estas são apenas algumas das medidas que englobam um processo contínuo e faseado ao qual será dada continuidade nos próximos anos.
Quando serão conhecidos os próximos passos e o que é preciso fazer no imediato?
Os passos seguintes do processo de modernização do Clube serão comunicados de forma detalhada e direta - através do Portal FC Porto, da App FC Porto, das redes sociais, por e-mail ou SMS - a todos os sócios e adeptos ao longo das próximas semanas.
Todas as operações que pressupõem intervenção dos utilizadores serão comunicadas diretamente.
Os mais velhos ou infoexcluídos correm o risco de ficar para trás?
O FC Porto está ciente de que um processo de mudança como o que está em curso acarreta desafios acrescidos num contexto socioeconómico diverso e num universo tão plural como o seu. Por isso mesmo, o Clube está seriamente comprometido em não deixar ninguém para trás, motivo pelo qual preparou uma transição faseada e proporcional que será acompanhada de perto pelos seus serviços.
“Sou sócio do FC Porto. O que muda para mim?”
Para os sócios do FC Porto a mudança será ainda mais gradual. Os métodos de acesso ao estádio e ao pavilhão em vigor desde o início da época 2024/25 permanecem inalterados, mesmo após a introdução de um novo Cartão de Acessos digital, mais cómodo, mas que por enquanto será facultativo para sócios. Além disso, as regras de transmissibilidade do Lugar Anual também se mantêm intactas em 2025/26. Perante qualquer dificuldade no acesso à nova plataforma de bilhetes, os sócios terão sempre na Loja do Associado um ponto de contacto permanente e capaz de realizar qualquer operação.
“Não sou sócio do FC Porto. O que muda para mim?”
Para os adeptos do FC Porto que não são sócios, as mudanças a ter em conta são mais profundas. Os bilhetes em papel ou em formato .PDF, que já tinham sido suprimidos para os sócios do Clube, deixam agora de existir para os não sócios. Todos os acessos passam a estar concentrados num só cartão – o Cartão de Acessos –, digital, nominativo, pessoal e intransmissível. Para a aquisição de bilhetes de público a autenticação digital através da Conta FC Porto passa a ser obrigatória.
Onde posso esclarecer outras dúvidas?
Ao longo das próximas semanas, o FC Porto tornará públicos todos os detalhes das mudanças, com informações gerais, guias práticos, perguntas e respostas, mas também comunicações personalizadas, sempre que se justificar, através de e-mail, SMS ou contacto telefónico.
Através dos canais de atendimento do Suporte, na Loja do Associado, em qualquer FC Porto Store (Arrábida Shopping, Baixa, Colombo, Mar Shopping, Norte Shopping, Parque Nascente e Vila do Conde) e junto das equipas de apoio destacadas na Praça do Dragão em dia de jogo.
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