FCP logo

Antigos colegas recordaram Jorge Costa, “um dos maiores símbolos do FC Porto e do futebol português”

Falecido esta terça-feira, Jorge Costa foi recordado por quem com ele partilhou experiências no futebol como “um dos maiores guerreiros” e “dos maiores símbolos do FC Porto e do futebol português”. “Líder dentro de campo, exemplo de coragem, entrega e amor à camisola”, o "Bicho" marcou “pela voz firme”, pelo “olhar determinado” e sobretudo por ter sido “um capitão lendário que inspirou todos”, o que levou os antigos colegas, treinadores e adversários a agradecer e a afirmar: “Tu és o FC Porto. Serás sempre lembrado como um vencedor e como um dos melhores capitães que o futebol já teve”.

Vítor Baía
“Hoje o futebol perdeu um dos seus maiores guerreiros. Eu perdi um capitão. Um amigo. Jorge Costa não era apenas o líder dentro de campo, era a alma do balneário, o exemplo de coragem, entrega e amor à camisola. Tivemos o privilégio de partilhar tantos momentos juntos, tantas conquistas, tantas lutas. E vencemos. Vencemos campeonatos, taças e sobretudo vencemos pela forma como vivemos o futebol: com paixão e lealdade. Foste o meu capitão durante anos, mas acima de tudo foste sempre um amigo verdadeiro, presente nos bons e nos maus momentos. A tua voz firme, o teu olhar determinado, o teu abraço depois de cada vitória… ficam gravados para sempre. Custa-me escrever estas palavras porque o mundo do futebol nunca estará completo sem ti. Porque não devias ter partido tão cedo. Mas a tua memória viverá em cada título conquistado, em cada história contada, em cada coração que tocaste com a tua força e generosidade. Descansa em paz!”

José Mourinho
“Sei o que dirias agora se pudesses: "Mister, para de chorar, amanhã tens um jogo e os teus rapazes precisam de ti pronto e forte". Eu prometo-te BICHO, vou fazê-lo.Descansa em paz, porque o teu legado permanece connosco.”

Pepe
“Sentidos pêsames a toda a família. A tua entrega e legado viverão para sempre na história de vitórias sem igual do FC Porto. Que descanses em paz, Jorge Costa!”

Ricardo Quaresma
“Hoje partiu uma das pessoas que mais admirava e que muito me ajudou no mundo do futebol. Em momentos importantes, cuidou de mim, levantou-me a moral e ensinou-me muito sobre este mundo. Obrigado, Capitão! Obrigado, Bicho! Os meus sentimentos a toda a família portista.”

Cláudio Ramos
“Ficará para sempre a tua alegria e o teu profissionalismo, um verdadeiro homem do futebol e do Futebol Clube do Porto. Até sempre Jorge.”

Stephen Eustáquio
“Que descanse em paz. Dos melhores. Mesmo antes do treino de hoje encontrei-te no corredor e começámos a sorrir um para o outro, falámos e demos um abraço sentido como sempre. Vou sentir a tua falta.”

Danny Namaso
“Descanse em paz, Jorge Costa. Uma lenda do Clube e um grande homem.”

Paulo Futre
“Custa a acreditar. Que notícia devastadora. Dia tristíssimo para o futebol português. As minhas mais sinceras condolências à família de Jorge Costa. Até sempre, amigo. Descansa em paz.”

Deco
“Hoje, o futebol português e o FC Porto perdem um dos seus maiores símbolos. O Jorge Costa foi a personificação da alma e da garra portista. Um capitão lendário, que nos inspirou a todos. Foi uma honra partilhar tantos títulos e alegrias contigo. O teu nome ficará para sempre na história. Os meus sentimentos a toda a família. Até sempre, 'Bicho'.”

Bruno Alves
“Os meus sinceros sentimentos a toda a família! Um dos maiores capitães da história do FC Porto.”

Marco Ferreira
“Meu querido Bichinho, amo-te tanto. Nosso único capitão, e agora ?! O teu "Ambrósio" está com o coração partido. Descansa em paz.”

Fernando Santos
“É um choque e uma perda tremenda. Fui surpreendido com esta notícia. Os meus sentimentos à família e ao FC Porto. Na realidade, é um amigo. Foi três anos capitão na minha equipa no FC Porto e ficámos com uma relação sempre forte.”

Martín Anselmi
“Que descanses em paz, capitão. Vou sentir a tua falta, meu amigo.”

Cândido Costa
“Meu capitão... minha força da natureza. Tão forte, tão corajoso e ao mesmo tempo uma doçura de pessoa. Tu és o FC Porto. Descansa em paz, Bicho. Vou ter muitas saudades tuas.”

Ricardo Pereira
“Descansa em paz, capitão. Orgulho de ter partilhado o campo contigo.”

José Peseiro
“Jorge Costa partiu, mas a sua marca ficará para sempre gravada no coração do futebol português. Capitão por natureza, viveu o jogo com uma intensidade única e conquistou o respeito de todos. Aos seus, deixo uma palavra de conforto e admiração eterna.”

Diego Ribas
“Serás sempre lembrado como um vencedor, meu amigo! Um dos melhores capitães que o futebol já teve. Descansa em paz.”

Cristiano Ronaldo
“Até sempre, Jorge Costa.”

Ukra
“Hoje partiu o meu pai do futebol! Apostou em mim, indicou-me o caminho e deu-me a oportunidade de me 'mostrar' ao mundo do futebol. Um exemplo de liderança, dedicação, entrega, espírito de conquista e paixão! Comigo ficarão memórias lindas de todos os momentos que passamos juntos. Até Sempre, Mister Jorge Costa.”

Paulo Sousa
“Há colegas de equipa que deixam marca para a vida. O Jorge foi um deles. Era o tipo de jogador que todos queríamos ter do nosso lado: líder, duro, exigente, leal. Partiu cedo demais. Fica o enorme respeito, a memória e a tristeza. Força à família. Descansa em paz, Jorge.”

Rui Vitória
“É com profunda consternação que recebo a notícia da morte de Jorge Costa. Marcou uma geração pelas suas conquistas e pelo seu espírito de liderança. Que descanse em paz.”

Augusto Inácio
“Morreu o Jorge Costa. O “Bicho”. Um verdadeiro lutador, daqueles que preferia quebrar do que torcer. Homem de personalidade forte, deu praticamente toda a sua carreira ao FC Porto e deixou tudo em campo com a camisola ao peito. Mesmo nas piores fases - com lesões graves e dificuldades - nunca virou a cara à luta. Foi sempre um símbolo de garra, liderança e paixão pelo clube. Custa a acreditar... parece mentira, mas é verdade. O Bicho partiu. Paz à sua alma. Força à família, aos amigos e a todo o universo Portista.”

Pedro Martins
“Não tenho palavras para descrever esta notícia surpreendente e devastadora. Perdemos uma referência nacional, um ídolo para muitos portugueses e, acima de tudo, um amigo de grande carácter. Obrigado por tudo o que nos deste dentro e fora dos relvados, Jorge.”

Rui Ferreira
“Uma pessoa que sempre admirei e guardo com carinho a última conversa que tivemos no Olival. Descansa em paz campeão. Sim, foste mesmo um campeão.”

Iker Casillas
“Até sempre, Jorge Costa.”

Armando Evangelista
“É com enorme tristeza que vejo partir de forma surpreendente um símbolo do futebol português como era Jorge Costa. No campo foi uma verdadeira força da natureza, fora dele um homem de grande carácter. Uma palavra de conforto a família, amigos, ao FC Porto e a todos os clubes por onde passou.”

Maniche
“Bicho para todos, bichinho para alguns. Obrigado por tudo, capitão.”

Sérgio Oliveira
“Partiu um verdadeiro líder, capitão e figura incontornável da história do FC Porto e do futebol mundial. As minhas sentidas condolências à família e a toda a nação Portista. Que descanse em paz, mister Jorge Costa.”

Danilo Pereira
“Partiu um dos grandes do nosso futebol. Os meus sentimentos a toda a família e amigos.”

Vítor Hugo
“Um amigo que partiu, mas que vai continuar entre nós. Para os que ficam, respeitem o legado que nos deixou.”

Ricardo Sá Pinto
“O 'Bicho' foi meu colega e amigo desde os tempos da minha juventude, passando pela Seleção A... até aos dias de hoje. Uma lenda que marcou o nosso futebol e que nunca poderá ser esquecida pelo que deu ao nosso país! Descansa em paz, meu querido amigo.”

Nuno Gomes
“Partiu hoje um grande amigo, um grande companheiro, o adversário mais difícil que enfrentei, um líder nato e com um apurado sentido de humor que usava para me desconcentrar durante os jogos. O Jorge era aquele jogador que preferimos ter sempre na nossa equipa. Foi um orgulho ter sido teu colega! Vais deixar muitas saudades amigo! Os meus sentimentos à família. Até sempre, ‘Bicho’!”

Costinha
“É um dia duro. Parece que ainda o vejo à minha frente a conversar, a rir, a falar com uma alegria imensa sobre este novo FC Porto e deixa-me muito triste. Vivi muitas histórias com o Jorge. Fui um dos jogadores que mais jogos fez ao lado dele e ele tem uma importância muito grande para mim, como capitão e amigo. Quando deixámos de jogar juntos, continuámos a falar todas as semanas por telefone e a acompanhar o percurso um do outro. Tínhamos uma amizade que ia para lá dos relvados. O Jorge era um grande jogador, um grande líder e um grande capitão. Foi o melhor capitão que tive. Guardo o homem, o “Bicho”, que para nós era um “bichinho” por ser muito afável fora do contexto futebolístico. É um dia triste, atingiu-me de forma inesperada. Ainda há pouco estive com ele e agora ter de lidar com esta situação é muito difícil.”

Derlei
“É uma tarde mais do que triste. Muitas vezes deixamos passar o ser humano e ficamos a pensar nas lendas. É uma lenda que fica na história. Para nós que tivemos a oportunidade de conviver e aprender com ele, vamos ficar com esses ensinamentos para sempre. Eu cheguei ao FC Porto numa altura em que havia um grupo de pessoas - em que se incluía o Jorge - que viviam muito o Clube porque eram adeptos desde pequenos. Eles sabiam da responsabilidade que tinham como líderes porque sabiam como era estar na bancada.”

Jorge Amaral
“Foi um choque enorme, uma hecatombe que caiu sobre todos os portistas e desportistas, porque o Jorge Costa ia para além do FC Porto e era reconhecido como um homem e um atleta de eleição. Este legado ficará ligado de forma umbilical ao que chamamos o ADN do FC Porto: a vontade de vencer, de deixar tudo dentro do campo, de lutar por cada centímetro do terreno, personalidade forte, liderança, amizade e companheirismo. Era um homem íntegro, devemos ficar com a memória do Jorge Costa como um grande capitão. Este número 2 é tão importante no nosso Clube que ficará marcado para sempre.”

Pedro Mendes
“É um dia triste para todos. O Jorge, além de um grande amigo… cheguei ao FC Porto novo, já depois de o temer como adversário, e vi a dimensão dele dentro e fora do campo. O lado humano dele fora do campo, a brincadeira e o colega e amigo que era complementava a intensidade, agressividade, compromisso e entrega que tinha nas quatro linhas. É uma perda enorme e lamento imenso.”

Sérgio Conceição
“Fizemo-nos homens mais depressa, prescindimos dos devaneios de juventude para cumprir o sonho de sermos profissionais de futebol. Caminhamos juntos no FC Porto, no Standard Liège, na seleção, conquistamos títulos, partilhamos a fúria pela vitória, nos jogos, nos treinos. Rimos muito, choramos às vezes, e assim se construiu uma amizade para a vida. E sim, também foste o maior amigo que tive no futebol e quem contigo privou sabe que do teu coração brotava tanta bondade como vontade de ganhar. Descansa em paz Jorge, és e serás sempre o Bicho, o capitão que nunca se rendeu.”

Paulo Ferreira
“Hoje o mundo do futebol perdeu o Jorge Costa, eu perdi o Bicho o meu capitão. Ficam comigo as memórias de um grande jogador um lider um amigo. É difícil escrever é difícil falar. Serás para sempre lembrado na história do FC Porto e eu continuarei a contar as nossas histórias para que ninguém se esqueça do outro lado do Jorge Costa. Os meus sinceros sentimentos á família, amigos e Portistas. Descansa em paz.”

Nélson Matos
“O Jorge apareceu como todos os jovens nessa altura, que iam ao campo mais próximo de onde viviam e os treinadores analisavam-nos. Ele foi um dos convocados. Ele já era grande em altura e, além disso, tinha qualidades técnicas e humanas. O Jorge tinha habilidade e, logo no primeiro ano de juvenil, o FC Porto veio busca-lo. Era muito bom jogador e já se notava o caráter, impunha respeito aos colegas.”

Chaínho
“Temos que homenagear o que foi um capitão e pessoa. Foi um dia triste. O Bicho simboliza tudo. Capitão, liderança, raça e humildade. Como jogador toda a gente sabe como foi como jogador, mas é preciso destacar o sentido de humor e a inteligência que tinha. Era muito inteligente em todos os aspetos. Não precisava de mostrar que era o capitão, todos tínhamos respeito por ele e ele respeitava toda a gente. Era meu vizinho, muitas das vezes ia com ele para o treino, deu-me muitas duras, rimo-nos muito, vamos ter muitas saudades dele. Para mim, ele é a definição do que é um profissional de futebol.”

Luís Figo
“Meu querido Bicho...era assim como eu carinhosamente te chamava...companheiro durante tantos anos, de tantas vivências, tantas histórias, tantos momentos cheios de alegria e também momentos de algumas tristezas que nos ensinaram a ser melhores cada dia. A notícia da tua partida deixou-me sem palavras. O futebol perdeu um líder, um campeão, um exemplo e a minha vida perde um grande amigo. Até sempre capitão. O teu legado nunca será esquecido. Descansa em paz “Bicho”. Os meus mais sinceros pêsames à família, amigos e ao FC Porto e muita força neste momento difícil.”

Luisão
“Profissionalismo, liderança e amor à camisola que se veste são virtudes raras no futebol. Jorge Costa tinha todas elas de sobra, e não por acaso construiu uma carreira de grande sucesso dentro e fora dos relvados. Em campo, enfrentamo-nos algumas vezes, sempre com lealdade e desportivismo. Quando cheguei ao Benfica, ele já estava nas últimas temporadas no FC Porto, que conseguiu levar à glória europeia e fazer uma bonita história. Mesmo nos arquirrivais, encontramos exemplos para nos espelharmos e nos tornarmos melhores profissionais e melhores pessoas, e o Jorge sempre foi uma dessas inspirações, pela paixão com que viveu o futebol. Hoje, todos nós da família do futebol perdemos e sentimos muito. Máximo respeito, Bicho. Descanse em paz!”

Ricardo Costa
“O Bicho é o meu ídolo, a minha referência, foi sempre um exemplo como capitão. Tenho muitas e boas recordações. Lembro a minha primeira vez nas Antas, tremi quando o vi, o 'boa sorte puto' antes de entrar em campo para o primeiro jogo, mas também os ensinamentos diários, a honestidade, a liderança, muitas vezes silenciosa. Ele conseguia passar os valores do FC Porto, a resiliência, a humildade, a garra, a vontade de vencer. Aprendi muito com ele, e isso tem servido de inspiração para a minha carreira no futebol e para a minha vida.”

Tulipa
“É uma pessoa que conheço muito bem desde os 16 anos. Conhecemo-nos nos juvenis do FC Porto. Quando recebemos a notícia, foi dramático porque é uma pessoa que conviveu connosco num estreito laço de amizade. Era uma excelente pessoa, bem-humorada, honesta e sincera. Quem o conhece sente muito falta dele.”

Ljubinko Drulović
“É um dia muito triste. Ficámos todos em choque quando recebemos esta notícia. Perdemos um grande amigo, um grande jogador e que agora era diretor no seu Clube do coração. Ele significa muito para o Clube, para o Porto, para os portistas e para o futebol português. Perdemos uma grande figura do futebol português, ganhou tudo no FC Porto. Partiu muito novo, ainda podia dar muito ao FC Porto como dirigente.”

Diogo Costa
“Partiu hoje uma das maiores referências da história do nosso FC Porto. O Jorge Costa foi, e continuará a ser, um exemplo de liderança, garra, compromisso e sacrifício. Como Portista, como jogador e agora como capitão, agradeço tudo o que nos deixou. Serás sempre um exemplo e inspiração. Um de nós. Para sempre. À família e amigos, deixo as minhas sentidas condolências. À Nação Portista, a certeza de que o nome do Capitão ficará eternamente gravado na nossa história. Descansa em paz!”

Romeu
“Era uma pessoa que tinha um coração muito grande. Rigoroso e duro connosco em campo, mas fora do campo tinha um coração muito grande. Ele, mesmo sendo ultracompetitivo, conseguia estar a falar comigo no jogo quando nos defrontávamos. Era uma pessoa simples e um elemento que sempre integrou as pessoas que chegavam ao Clube, agregava todos. É uma perda dolorosa porque ele é uma referência no que diz respeito aos valores que se devem transmitir aos mais novos.”

Carlos Queiroz
“Tenho o coração em pedaços com esta notícia infeliz e triste para todos nós, e em particular para a nossa equipa de Campeões. Não encontro palavras que possam lembrar e fazer justiça à Vida, ao Companheiro e Amigo, ao Jogador de Futebol, ao Líder e ao Vencedor que foi o nosso Campeão do Mundo, Jorge Costa. Choramos a tua falta, hoje e sempre; e ficaremos sempre em dívida para contigo. O nosso querido Bicho foi um dos expoentes maiores de uma cultura futebolística inovadora, ímpar, de exigência, de compromisso, de trabalho, de rendimento, que hoje ainda se celebra e que será sempre referência do legado técnico e de uma geração insigne. Agradeço o privilégio de ter partilhado a minha vida contigo, e por me emprestares muito disso tudo, meu Amigo e Companheiro Jorge. Continuarei sempre a contar o teu exemplo. Que descanses em paz e que a tua família e amigos encontrem no amor por ti o conforto possível. Até sempre!”

António Oliveira
“É uma hora difícil para todos os que amavam o Jorge Costa, dentro e fora do campo. Foi com muita tristeza que recebi esta notícia. Tive o privilégio de o treinar e, mais do que isso, partilhar momentos marcantes com um homem de caráter firme, de entrega total e uma paixão inabalável pelo FC Porto. Foi um verdadeiro líder, um símbolo de compromisso, coragem e identidade portista. Como capitão foi o espelho do que deve ser um jogador à FC Porto: combativo, leal, sempre disposto a dar tudo pela camisola. Como pessoa, foi sempre íntegro, genuíno e amigo. A sua ausência deixa um vazio que nunca será preenchido. O seu legado permanecerá vivo na história do clube e na memória de todos os que com ele conviveram. Deixo um abraço solidário à família, aos amigos, a todos os portistas que choram a perda de um dos maiores símbolos. Fica o respeito e a saudade.”

Silvino
“Grande amigo do seu amigo. Como profissional, um exemplo, lutava pela sua camisola até ao fim. Hoje soube da tua partida e o coração pesa. As minhas sinceras condolências à família e a todos os amigos que, como eu, tiveram o privilégio de te conhecer. Que descanses em paz, grande Jorge.”

André Castro
“E quando conheces um ídolo e ele é muito mais do que aquilo que alguma vez imaginaste? Os meus maiores sentimentos a todos os familiares e a todas as pessoas que como eu amam o Jorge Costa! Moldaste a minha maneira de pensar e o meu futuro! Fizeste com que eu quisesse ser melhor, na vida no futebol, em tudo! Obrigado por tudo e mais alguma coisa! És o símbolo máximo do que é ser Porto. “É AZUL E SERÁ SEMPRE AZUL. É UM AZUL MEU. EU SOU UM PORTISTA DE CORAÇÃO, MAS SOU UM PORTISTA INDEPENDENTE”: O CORAÇÃO DO JORGE COSTA! Nós que privamos contigo somos uns felizardos e temos a responsabilidade de continuar com a tua força! Espero conseguir levar sempre um pouco de ti! Foste o meu Pai no Futebol e também na vida. Estiveste lá no meu início, lá atrás em Olhão, como naquele dia que decidimos que o dia seguinte seria o meu último jogo. Obrigado pela braçadeira. Foi um prazer ter jogado com o teu número 2. Sentir que tinhas orgulho naquilo que eu fazia foi das maiores alegrias da minha Vida. Vou ter muitas saudades tuas. Do teu “filhinho” Castro.”

Zé Pedro
“’Oh campeão, o teu passado é um livro de honra de vitórias sem igual’ - espelhas a história do nosso hino de forma ímpar. O dia começou com a alegria que é representar o Futebol Clube do Porto. Com a ânsia que se exige de ser melhor a cada dia com um “simples” propósito e em prol das nossas cores… e, sem hora nem aviso, a tragédia abala uma nação. Hoje parte fisicamente uma referência do futebol nacional e do Portismo. A liderança, a presença, a capacidade humana e as conquistas nunca serão esquecidas! Querido Jorge Costa, sentiremos todos a tua falta. As minhas sinceras condolências à família, aos amigos e à nação portista. Até já ETERNO CAPITÃO! Descansa em paz. ‘O meu coração é azul e será sempre azul’”.

Vítor Bruno
"Foi neste dia que tudo começou, ambos numa função que nos era desconhecida, mas com a mesma vontade de fazer bem, de ir à luta, de ganhar. Hoje, o FC Porto e o Futebol estão muito mais pobres. Descansa em paz, Jorge."

Vítor Pereira
“Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento inesperado de Jorge Costa, uma perda prematura que choca todo o desporto português. O Jorge foi uma figura marcante. Como jogador, como líder e, mais recentemente, como dirigente. Representou como poucos a mística e o espírito do FC Porto: competitivo, determinado e sempre ao serviço da equipa. Estava de regresso ao seu clube de sempre, o FC Porto, onde iniciou e terminou a sua trajetória com uma tremenda paixão e sentido de responsabilidade. Deixa uma marca indelével, que perdurará para sempre. À sua família, amigos e a toda a família portista, envio as minhas sentidas condolências.”

João Brandão
“Capitão! Cresci a admirar-te como jogador e hoje posso chamar-te de amigo. Personificavas na plenitude os valores do nosso Futebol Clube do Porto, a quem te dedicavas sem limites e de forma apaixonada. O BICHO com alma azul e branca, competitivo e vencedor como poucos, ensinou-nos que ninguém está acima do clube e que o Portismo é um sentimento único. Com uma inteligência emocional ímpar e sentido de liderança, cuidavas de todos com carinho e respeito. O teu legado estará para sempre na minha memória e no meu coração, que hoje chora de saudade. Aos seus familiares e de uma forma muito particular aos filhos e neto, os meus sentimentos nesta hora de dor e tristeza profunda. Descansa em paz Campeão. Eterno Capitão.”

Relacionado com

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.