Lateral de 19 anos veste de azul e branco desde os 11
Foi nomeado para Golden Boy, considerado o melhor lateral direito sub-21 do mundo pelo Observatório do Futebol (CIES) e vai continuar a percorrer todo o corredor, seja à direita ou à esquerda, com as cores de sempre. Martim Fernandes renovou com o FC Porto até 2030 e ficou blindando por uma cláusula de 80 milhões de euros.
Natural de Valongo, o número 52 chegou ao Olival com apenas 11 anos, estreou-se como profissional a 7 de agosto de 2022 - na ronda de abertura da Segunda Liga, frente ao SC Covilhã - e somou os primeiros minutos na equipa A em outubro do ano seguinte, num embate da Taça de Portugal realizado em Chaves diante do Vilar de Perdizes.
Distinguido com o galardão de Atleta Revelação do Ano na gala dos Dragões de Ouro de 2023, o defesa de 19 anos ajudou os juniores a chegarem à final four da Youth League, amealhou experiência profissional na equipa B e participou em seis encontros com a principal em 2023/24, entre os quais a final da Taça de Portugal - o primeiro título como sénior.
A afirmação definitiva ao mais alto nível surgiria na época seguinte. Os 120 minutos cumpridos na reviravolta frente ao Sporting permitiram-lhe adicionar a Supertaça ao palmarés pessoal e arrancar uma temporada em que completou 37 jogos e fez seis assistências: duas na Vila das Aves, outras tantas frente ao Estoril, uma no dérbi da Invicta e outra contra o CD Nacional, na última jornada do campeonato.
Sob o comando de Francesco Farioli, participou em todos os encontros da pré-temporada e estreou-se na edição 2024/25 da Liga a titular, mas saiu lesionado aos 54 minutos no triunfo por 3-0 frente ao Vitória SC. Vinculado ao Clube do coração por mais cinco anos, Martim Fernandes só pensa em “dar alegrias aos portistas”.






O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.