Defesa internacional polaco troca o Arsenal pelo FC Porto
O FC Porto acaba de recrutar mais um internacional polaco na Premier League para reforçar o setor defensivo. Seguindo o bom exemplo de Jan Bednarek, o capitão da equipa nacional, Jakub Kiwior aterra em Portugal oriundo de Inglaterra, mais precisamente do Arsenal, no âmbito de uma transferência a título de empréstimo com opção de compra.
Nascido a 15 de fevereiro de 2000 no sul da Polónia, Jakub Piotr Kiwior começou a jogar futebol no GKS Tychy, mas cedo abandonou a cidade que o viu nascer para se instalar na Bélgica. O canhoto tinha apenas 16 anos quando chegou a Bruxelas para representar o Anderlecht e por lá se manteve até aos 19, quando decidiu voltar para perto de casa.
“A Eslováquia não é muito longe da Polónia e a língua é muito semelhante”, por isso não teve qualquer dificuldade em adaptar-se à cultura e ao futebol eslovacos. Estreou-se como sénior no Železiarne Podbrezová e rapidamente despertou a atenção do MŠK Žilina, um dos principais emblemas daquele país.
As boas exibições nas competições nacionais e europeias abriram-lhe a porta dos principais campeonatos do Velho Continente e Jakub Kiwior acrescentou outro carimbo ao passaporte com a mudança para Itália. Sob o comando de Thiago Motta no Spezia, o central começou por jogar como médio e só regressou à posição natural após a chegada de Luca Gotti.
O tão desejado convite britânico surgiu em janeiro de 2023, numa altura em que o polivalente atleta de 1,89 metros se assumia como uma das revelações da Serie A italiana. Chegado ao Arsenal, o polaco encontrou concorrência de peso, mas nunca se deixou intimidar e realizou 68 jogos em duas épocas e meia ao serviço dos londrinos.
24 desses encontros foram na Liga dos Campeões e quatro deles permanecem frescos na memória dos adeptos que acompanharam a última edição da prova: sempre com Jakub Kiwior de início no eixo da defesa, o Arsenal bateu o Real Madrid nas duas mãos dos quartos de final e só caiu nas “meias” frente ao PSG, o futuro Campeão Europeu.
Nos 22 jogos em que o esquerdino foi titular entre a derrota no Estádio do Dragão - nos “oitavos” da Champions 2023/24 - e abril deste ano, os “gunners” não sofreram qualquer desaire e mantiveram a folha limpa em dez.
Habitué nas convocatórias da Polónia, o novo número 4 do FC Porto já representou o país natal em 35 ocasiões - 27 delas ao lado de Jan Bednarek no Mundial do Catar, no Europeu de 2024, na Liga das Nações e em vários outros jogos de preparação e qualificação para os grandes torneios de seleções.






Notícias Relacionadas
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.