FCP logo

Declarações de Francesco Farioli após o FC Porto 1-0 CD Nacional

Após a pausa para os compromissos internacionais, o FC Porto regressou à competição com uma vitória caseira diante do CD Nacional (1-0), “um adversário que fez um bom jogo” e está “de parabéns pela abordagem”. Ciente de que “não é possível ganhar todos os jogos da forma que queremos”, Francesco Farioli reconhece que este “resultado foi importante” e espera “continuar na direção certa” numa fase em que “todos os jogos são cruciais e é muito importante não perder pontos”. 

Mais um teste superado
“Não podemos ganhar todos os jogos da forma que queremos. Hoje defrontámos um adversário que fez um bom jogo. Acho que protagonizámos a maioria dos lances que podiam decidir o jogo, mas reconheço que eles fizeram um excelente jogo. Quero dar-lhes os parabéns pela abordagem. Foi um resultado importante para nós, é a nossa quarta folha limpa em cinco jogos e o único golo que concedemos até agora foi em casa dos campeões. Vamos continuar.”

O emblema da Choupana 
“É uma equipa que se consegue adaptar e alterar a dinâmica durante o jogo. Começaram com um bloco mais baixo, depois tornaram-se mais agressivos no um para um quando foi necessário. Nós estávamos preparados para quatro ou cinco cenários diferentes. Não fomos tão certeiros no passe, no controlo e na tomada de decisão quanto eu queria, ainda assim tivemos várias oportunidades para fechar o jogo.”

Pausa para as seleções
“Tivemos vários jogadores a regressar da América do Sul há dois dias, com algum jet lag, mas as coisas são como são. Demos o nosso melhor, mas agora temos uma semana para preparar o próximo jogo e queremos usá-lo da melhor forma possível.”

Jakub Kiwior
“É um jogador importante e o Clube fez um esforço importante para o contratar. É um jogador que vai trazer qualidade e experiência internacional. Estamos privados de alguns jogadores e tivemos de apressar alguns processos. Ele jogou 90 minutos e demonstrou um bom controlo do jogo.”

Nehuén Pérez
“Parece uma lesão grave. É um problema no tendão de Aquiles e parece que vai demorar a ficar curado. Vamos avaliar nos próximos dias. Estamos com ele e sabemos que vai voltar ainda mais forte. Tem uma mentalidade muito boa e no final do jogo estava feliz pelo resultado. Ele vai ajudar-nos de outras formas.”

15 pontos em 15 possíveis
“Todos os jogos são cruciais e é muito importante não perder pontos. Queremos continuar na direção certa. Vamos entrar numa fase em que não vamos ter muito tempo para pensar nos resultados, porque vamos ter jogos com mais frequência, por isso temos de estar preparados. Já não temos tempo para pensar no que já passou, só podemos olhar em frente e pensar passo a passo.”

Borja Sainz
“Gostava de destacar o trabalho do Borja Sainz, pelo jogo e sacrifício que fez no campo. Foi inacreditável.”

Faltou fluidez 
“Não foi mais difícil do que eu esperava, porque eu já tinha visto vários jogos do CD Nacional e esperava este nível de detalhe. Com a pausa para as seleções acabei por sentir que não jogámos de uma forma tão fluida. O resultado foi bom, mas há muito a melhorar.”

Pablo Rosario
“Aprecio a sua capacidade de adaptação a uma nova posição de um momento para o outro. Entrou como 8 em Alvalade, hoje jogou como lateral e isto prova que é um jogador muito inteligente com uma mentalidade muito boa, que nos pode ajudar.”

As lesões
“A quantidade de jogos que estes jogadores fazem ao longo da carreira é uma epidemia que prejudica o futebol profissional. Os jogadores têm pouco tempo para descansar, depois trocam de treinador e têm de se adaptar a um novo estilo de treino a nível físico e mental. Neste período, tivemos azar no capítulo das lesões. Temos quatro jogadores fora com problemas no joelho, e agora mais um com um problema no tendão de Aquiles. Esperamos dar a volta à situação, mas o maior problema é que quando isto acontece, nós acabamos por puxar ainda mais pelos outros e temos de ter mais profundidade no plantel. Vamos conversar com o presidente para perceber se há algo que possamos fazer pela equipa neste sentido.”

Aspetos a corrigir
“Hoje não foi o nosso melhor jogo no que diz respeito à pressão alta e à recuperação de bola na frente do terreno, mas acredito que o timing não foi o ideal e isso complicou a nossa tarefa. Ainda assim, há muito mérito do CD Nacional pela qualidade que acrescentou ao jogo. Isso serviu de alerta para nós, temos de elevar o nosso nível, até porque vamos ter jogos muito difíceis pela frente e não podemos baixar o rendimento.”

A importância da proximidade
“A distância é um elemento-chave na nossa performance para garantirmos uma boa ligação na segunda metade do campo. Estamos a começar a jogar mais distanciados uns dos outros e a ligação torna-se mais difícil, por isso é que é muito importante termos boas condições físicas e também mentais, de forma a anteciparmos alguns cenários e pensarmos rapidamente na próxima ação. Os jogadores têm de estar preparados para apresentar uma solução para os colegas."

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.