Extremo de 27 anos trabalhou com Francesco Farioli na Turquia
Yann Karamoh assinou um contrato válido por uma temporada, até 2026, e vai reforçar a frente de ataque do FC Porto. Aos 27 anos, o internacional jovem francês prepara-se para vestir a camisola azul e branca com o número 75.
Nascido em Abidjã, a maior cidade da Costa do Marfim, o mais recente Dragão mudou-se para Paris com apenas oito anos e teve o primeiro contacto com o futebol europeu no Racing Club Colombes. Em 2011, o Caen descobriu-o e levou-o para a Normandia, onde cedo assinou um contrato profissional - já depois de ter sido chamado aos sub-16 de França - e debutou pela equipa B com 16 anos.
À medida que ia subindo de escalão na seleção - em menos de dois anos foi chamado aos sub-17, aos sub-18 e aos sub-19 -, ganhou também espaço nas escolhas de Patrice Garande, que o lançou contra o Lorient a 13 de agosto de 2016. Cinco golos e três assistências em 36 jogos na Ligue 1 motivaram o interesse de vários clubes estrangeiros, mas o Inter ganhou a corrida e levou-o para Milão.
Estreou-se como titular (e a marcar) contra o Bolonha e, 18 jogos depois, acabou cedido ao Bordéus já com o estatuto de internacional sub-20 e sub-21 gaulês. Yann Karamoh ainda fez escala em Parma - onde chegou emprestado mas se manteria durante uma época e meia - até seguir para a Turquia e para o Karagümrük, onde conheceu Francesco Farioli.
Na primeira experiência como treinador principal, o técnico do FC Porto utilizou o extremo em 35 jogos e viu-o marcar quatro golos e fazer uma assistência. O destino separou-os ao cabo de apenas uma época, quando o francês rumou a Itália e, após novo empréstimo ao Montpellier, trabalhou com Lino Godinho - atual adjunto dos Dragões - no Torino.
Encerrado o capítulo com o emblema transalpino, Yann Karamoh vai prosseguir a carreira na Invicta e alargar as opções do plantel que lidera o campeonato português e está prestes a iniciar as campanhas na Liga Europa, na Taça de Portugal e na Taça da Liga.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.