FCP logo

Projeto foi votado em Sessão Plenária na Assembleia da República

A Assembleia da República aprovou por unanimidade o voto de pesar pelo falecimento de Jorge Costa. Todos os deputados reunidos em Sessão Plenária deram um parecer favorável ao Projeto de Voto n.º 138/XVII/1 apresentado esta sexta-feira pela comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

O voto de pesar pelo falecimento de Jorge Costa

“Faleceu, no dia 5 de agosto de 2025, aos 53 anos, Jorge Costa, um dos mais marcantes defesas-centrais do futebol português, antigo capitão e dirigente do Futebol Clube do Porto e internacional de renome ao serviço da Seleção Nacional.

Formado nas camadas jovens do FC Porto, clube que o moldou e ao qual permaneceu ligado toda a vida, Jorge Costa tornou-se símbolo de garra, lealdade e liderança. Como capitão dos Dragões, conquistou um palmarés ímpar: oito Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal, cinco Supertaças, a Taça UEFA (2003), a Liga dos Campeões da UEFA (2004) e a Taça Intercontinental. A nível internacional, vestiu por 50 vezes a camisola da Seleção AA, participou em fases finais de Europeus e Mundiais, e integrou a geração que venceu o Campeonato do Mundo de Sub-20 em 1991, formando parte da célebre «Geração de Ouro».

Conhecido como «o Bicho» pela sua intensidade em campo, destacou-se pela marcação implacável, pelo espírito de sacrifício e pela defesa intransigente dos valores do clube. Após terminar a carreira de jogador, prosseguiu como treinador em Portugal e no estrangeiro, assumindo mais recentemente funções de direção no FC Porto, sempre com a mesma dedicação e sentido de missão.

A sua personalidade combativa, a postura ética, o respeito pelos adversários e a paixão inabalável pelo jogo fazem dele um exemplo para várias gerações. Jorge Costa foi mais do que um atleta de excelência: foi um líder carismático, um símbolo de fidelidade ao seu clube e à Seleção, e um embaixador do desporto português.

Perante esta perda irreparável, a Assembleia da República, reunida em sessão plenária, presta homenagem à memória de Jorge Costa, reconhece o seu inestimável contributo para o futebol nacional e internacional e endereça à sua família, amigos, ao Futebol Clube do Porto e a toda a comunidade desportiva as mais sentidas condolências.

Palácio de São Bento, setembro de 2025”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.